Voltar ao Blog
Marketing

6 dicas de como montar um cartaz de oferta para o varejo

Ao desenvolver uma campanha de varejo com foco no aumento do número de vendas, é comum utilizar um cartaz de oferta para divulgação. Ainda que simples, essa peça é fundamental para a estratégia de propaganda, já que ela retém o público que transita no ponto de venda.

Dessa forma, os cartazes são extremamente efetivos na conversão de vendas do estabelecimento. No entanto, não basta, simplesmente, escrever em um papel e inserir em qualquer lugar. Cada detalhe deve ser pensado, levando em consideração a sua marca, o público e a oferta.

Preparamos algumas dicas que auxiliarão você a desenvolver uma peça de captação eficaz! Tem interesse em conhecer melhor esse assunto? Então continue a leitura deste post!

Quais as consequências de um cartaz de oferta não planejado?

Muitos gestores, líderes ou empresários enganam-se ao imaginar que é possível montar um anúncio sem planejar. Alguns acreditam que elaborar um cartaz se resume em escrever o nome, colocar o preço e deixar em evidência perto do produto.

Quando isso é feito sem planejamento, é provável que bons resultados não sejam colhidos, pois podem ocorrer erros e defeitos de fabricação, os quais diminuem as chances de vendas e prejudicam a imagem do varejista. Ou seja, todo o esforço para identificar as necessidades de consumo, adaptar seus preços e criar uma boa promoção pode falhar ou não ser tão produtivo quanto se esperava.

Como os consumidores estão cada vez mais exigentes, as estratégias de propaganda no varejo devem ser pensadas estrategicamente, a fim de transmitir a confiança, segurança e conforto necessários para o cliente realizar suas compras.

Como planejar um cartaz de oferta?

Planejar um bom cartaz promocional para varejo é um investimento que traz resultados satisfatórios, como incentivar os clientes, levá-los às compras, melhorar a comunicação e deixar a sua marca com mensagem positiva para o cliente.

Veja a seguir algumas dicas para planejar um anúncio eficaz, que aumente suas vendas e melhore sua relação com o cliente!

1. Invista em uma plataforma especializada

Cartazes manuais podem transmitir proximidade com o público, porém é um processo demorado e trabalhoso, que não garante a qualidade necessária. Portanto, prefira uma plataforma especializada, que transmite profissionalismo, clareza e objetividade ao consumidor.

Além de ser um processo de produção mais ágil, o uso de uma plataforma especializada garante outros benefícios ao anunciante, como a padronização das informações, a redução dos riscos de erros e a gestão de quantidade e qualidade.

2. Escolha as informações que serão destacadas

O subconsciente humano demora alguns segundos para fazer o julgamento do que está diante de seus olhos. Por esse motivo, toda a informação contida em um cartaz de oferta deve ser pensada e organizada, dando um destaque maior aos atributos mais importantes.

Para isso, pode-se destacar imagens, preços, condições de pagamento e até informações textuais. Os dados devem ser apresentados de forma sucinta: é necessário determinar a hierarquia das informações e dar destaque ao que é mais relevante.

3. Defina as cores adequadas

A psicologia das cores é uma aliada para passar as informações adequadas ao consumidor. Para isso, deve-se considerar a marca, o ambiente de exposição e, principalmente, o sentimento que deseja transmitir.

Em um cartaz de oferta, é possível relacionar algumas cores com sensações específicas. No varejo, principalmente em ofertas de supermercado, determinados tons são muito utilizados para instigar o apetite, a atenção e, até mesmo, a euforia.

Saiba mais sobre o efeito de cada cor para a propaganda de um negócio varejista!

3.1 Vermelho

Quando a intenção do varejo for captar o consumidor, o vermelho é a cor mais indicada, pois consegue transmitir uma única mensagem em poucos segundos. Tudo isso acontece porque nosso cérebro associa a cor vermelha à palavra "pare", que remete às advertências, sinais ou placas de trânsito, entre outros.

Dessa forma, o vermelho será sempre uma cor para dizer algo como "Pare e preste atenção, temos algo importante para falar!" e, possivelmente, influenciará a decisão de compra do consumidor.

3.2 Laranja

O laranja é convidativo e amigável! Por ser próximo ao vermelho, também gera entusiasmo e ganha destaque entre as outras cores. Então, se a oferta está voltada para convidar o cliente a conhecer mais sobre o lugar ou promoções, essa é uma boa escolha.

3.3 Amarelo

O amarelo traz energia, chama atenção e indica otimismo. Então, se há a necessidade de chamar a pessoa para ver alguma promoção ou para conhecer algum produto novo no varejo, o cartaz com fundo nessa coloração é uma boa opção.

No entanto, é importante ter cuidado com o uso dessa cor, pois, apesar de ser facilmente combinada com tons mais escuros, é preciso evitar escrever palavras em amarelo, para que o conteúdo não passe despercebido.

3.4 Preto

O preto carrega força e atitude. Ao contrário do amarelo, ele deve ser usado para a grafia de títulos com fontes em negrito ou letras chamativas. É uma cor esteticamente agradável e, por isso, não há muitas restrições para seu emprego.

Esse tom pode ser usado em dois casos. O primeiro é como uma cor que indica elegância e preços altos, por isso, é frequentemente aplicado aos produtos mais caros. E o outro é para ser utilizado em uma promoção relâmpago, como o caso da black friday, que indica uma queda brusca nos preços. Em ambos os casos, o preto é eficaz!

3.5 Azul

O azul é uma cor mais fria, indica calma, cuidado e espiritualidade. Pode ser usado em ofertas que prezam pelo conforto e pela saúde do cliente. Ele combina muito com o amarelo ou com o laranja. Além disso, esse arranjo pode trazer um visual moderno e atual para o local das ofertas.

4. Aposte na psicologia dos preços

Assim como a psicologia das cores, a de precificação melhora a percepção inconsciente dos consumidores já nos primeiros segundos em contato com o cartaz de oferta do seu varejo.

Em suma, essa é a maneira de apresentar os preços dos produtos de forma atrativa e envolvente. Além disso, existem alguns gatilhos que podem ser desenvolvidos, como:

  • em vez de anunciar o produto por R$ 4,00, por exemplo, reduza um centavo e anuncie por R$ 3,99;
  • faça a ancoragem de preços colocando a oferta próxima de um produto semelhante que tenha um valor superior;
  • destaque o valor original do produto e, ao lado, anuncie o preço com o desconto, a fim de criar um contraste visual;
  • anuncie o parcelamento em vez de colocar o valor cheio, deixando em destaque o preço de cada parcela do produto;
  • oferte por quantidade, indicando que o consumidor pagará menos levando mais produtos;
  • informe a razão do desconto, seja uma liquidação por temporada ou alguma ocasião especial;
  • demonstre senso de urgência mostrando que a oferta tem uma data limite, por exemplo.

5. Preste atenção na ortografia

Ao fazer um cartaz, procuramos passar o máximo de informação possível com o menor número de palavras viável. Por isso, caso o erro ortográfico ocorra, muitas pessoas perceberão.

É comum vermos na internet postagens com fotos de placas ou anúncios com palavras escritas de maneira inadequada e essa é uma situação que devemos evitar para o próprio comércio.

Caso haja alguma dúvida, convide alguém para fazer a revisão dos escritos. Nesse caso, a plataforma para produção de cartazes se mostra, mais uma vez, como uma ótima aliada comercial.

6. Tenha cuidado com a poluição visual

A poluição visual é um engano que muitas pessoas ainda cometem. Às vezes, o intuito é passar o máximo de informações possível, mas o resultado acaba deixando a visualização confusa e sem dinamismo na interação com o cliente.

Nesse momento, é preciso valorizar o ditado "menos é mais" e medir as palavras, informações e imagens a serem destacadas. O importante é achar o equilíbrio entre os anúncios e detalhes. Caso seja necessário, busque ajuda de pessoas especializadas, com um bom investimento você pode criar uma identidade visual positiva de sua marca.

Todos os gatilhos da psicologia dos preços, aliados à das cores podem atrair clientes para o varejo e aumentar o número de vendas. Por isso, é importante estruturar e planejar uma estratégia adequada ao criar um cartaz de oferta.

E aí, gostou das dicas? Ao seguir essas instruções, suas estratégias de cartaz de oferta serão assertivas. Aproveite e conheça 5 tipos de cartaz para e veja qual é o melhor para o seu negócio.

Assine nossa Newsletter

Fique por dentro das novidades de tecnologia para o mercado de Varejo
Assinatura realizada com sucesso!
Oops! Deu algo errado com a sua inscrição.