Como a limpeza da loja impacta na experiência do cliente?
Gestão de Negócios

Como a limpeza da loja impacta na experiência do cliente?

Pricefy

31/7/2018

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April 30, 2021
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Você já chegou em uma loja e teve a impressão de que o ambiente não era confiável devido a falta de limpeza ou organização? Um estabelecimento sujo e desorganizado prejudica a experiência do cliente por inúmeras razões.

Alguns lojistas acreditam que apenas um bom produto é o suficiente para fazer com que os compradores retornem, no entanto, é preciso mais do que isso para fidelizar um consumidor.

Neste artigo, vamos explicar como a limpeza da loja impacta o seu público e o que você deve fazer para manter um ambiente propício para o seu estabelecimento. Vamos começar?

Qual a importância de vender uma experiência para o cliente?

Atualmente, um produto ou serviço de qualidade não é suficiente para garantir que um consumidor retorne ao seu estabelecimento para realizar novas compras. A fidelização do público-alvo vai além e exige qualidade em diversos processos, começando pela limpeza do ponto de venda.

As pessoas não se deslocam até um estabelecimento apenas para adquirir um produto em questão, os clientes buscam marcas que ofereçam uma experiência diferenciada. Isso inclui uma boa limpeza, que transmite a sensação de conforto e tranquilidade. Além disso, a experiência do cliente engloba não apenas a higiene do local, mas também o merchandising, organização dos produtos e disposição dos funcionários.

Como manter, limpar e organizar uma loja?

Quer melhorar a experiência do cliente no seu estabelecimento? Então, confira as dicas que preparamos para você garantir a organização do ponto de venda!

Elabore um cronograma de limpeza

Não precisa de nada muito mirabolante: faça um calendário simples e organize os funcionários para desempenharem as suas funções nos dias especificados. As lojas geralmente fazem uma faxina pela manhã, antes da abertura para o público, fazendo com que o ambiente esteja limpo para a chegada dos clientes.

Mantenha atenção aos detalhes

Um ambiente harmonioso precisa ser projetado para atender todas as necessidades dos consumidores, com isso a experiência do cliente será um ponto forte para a sua fidelização.

Sendo assim, disponibilize lixeiras em pontos estratégicos, priorize a limpeza dos vidros e móveis para que não acumule poeira ou marcas e ofereça um bebedouro e copos para que os clientes possam se hidratar durante as compras.

Organize os produtos

Além da limpeza do estabelecimento, é preciso valorizar o ambiente e priorizar uma disposição das mercadorias que seja atraente aos olhos dos seus consumidores. Algumas lojas fazem isso ao separar as peças por cores, tamanhos ou modelos.

Para que a experiência do cliente seja perfeita, uma organização estratégica dos produtos dentro do estabelecimento é essencial. Com essa disposição estrategicamente pensada, é possível direcionar o consumidor até encontrar o que ele procura e apresentar peças atraentes no caminho até o caixa.

Treine os funcionários

Por último, é preciso que os seus empregados estejam cientes das necessidades da loja estar limpa e atraente para receber os clientes. Dessa forma, faça questão de treiná-los para que o ambiente esteja sempre receptivo e agradável.

A melhor forma de preparar os seus funcionários é demonstrar a importância dessas ações e deixar claro que o sucesso de vendas também é responsabilidade deles. Também é preciso valorizar o trabalho dessas pessoas, incentivando seus esforços e agradecendo as colaborações.

O impacto da limpeza na experiência do cliente é nítido, desta forma, não deixe de investir no ambiente do seu ponto de venda para que o consumidor se sinta confortável durante a compra. Ao realizar essas mudanças, os resultados, somados a outras estratégias, vão começar aparecer com facilidade.

Agora que você já sabe como a limpeza influencia na experiência do cliente, que tal se aprofundar um pouco mais no assunto? Então, baixe agora o nosso e-book sobre experiência de compra do cliente!

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