Voltar ao Blog
OperaçõesEstratégia

Como fazer a organização da loja de departamentos no Dia dos Namorados?

As datas comemorativas são sempre excelentes oportunidades de vendas para lojistas. Isso porque, além desses períodos por si só já fomentarem o consumo, servem como uma grande oportunidade para o setor varejista cativar clientes, fidelizar os antigos e aumentar as vendas.

Para tanto, elaborar uma estratégia de publicidade e uma boa organização do ambiente é imprescindível. Neste artigo, vamos falar sobre as melhores dicas e práticas de organização da loja de departamentos para o Dia dos Namorados. Continue com a gente e descubra como seduzir os apaixonados com seus produtos!

Faça uma decoração sobre o tema

Para agradar os clientes antigos e fidelizar os novos, é imprescindível criar um ambiente perfeito para o Dia dos Namorados. Elabore uma decoração de acordo com o tema para atrair a atenção dos consumidores para o interior da loja.

Comece pela vitrine, pois é fundamental usar a temática dos dias dos namorados a seu favor. Uma dica boa é: abuse do vermelho e rosa, dando evidência sempre para os produtos recém-lançados.

A vitrine é um dos convites aos consumidores, e é por esse motivo que os produtos que aparecem ali devem ser diferenciados, guardando sempre um espaço especial para as promoções.

Adote técnicas de exposição de produtos

Uma boa exposição de produtos é essencial para que o cliente se sinta mais inspirado e confortável para concluir a compra. Logo, mantenha os itens a venda sempre expostos de maneira clara, limpa e organizada. A separação pode ser feita por cores, modelos ou tamanho. A seguir, veja algumas estratégias de exposição de produtos para o Dia dos Namorados.

Massificação de produtos

A massificação é a repetição de um mesmo produto na prateleira, de modo a agregar mais destaque a ele. Nessa estratégia, priorize os produtos com maior saída ou os que geram mais lucros.

A massificação pode ser aplicada também a diferentes produtos de uma mesma categoria, como cafeteiras, canecas e copos térmicos ladeados.

Triangulação

A estratégia de triangulação consiste em organizar os produtos em alturas diferentes para facilitar a exposição. A triangulação pode ser frontal, quando os itens são dispostos do maior para o menor, formando um triângulo (podendo partir tanto da esquerda quanto da direita ou com o maior no centro e os menores nas extremidades), ou pode ser por alturas, quando os produtos menores ficam à frente dos maiores, formando uma cascata.

Faça uma boa precificação dos produtos

O Dia dos Namorados é uma ótima data para atrair novos clientes e fidelizar os antigos. No entanto, é imprescindível planejar com antecedência as promoções para não comprometer o seu fluxo de caixa, definindo quais serão as metas a serem atingidas e os prazos das promoções especiais.

O primeiro passo é avaliar seus concorrentes e o preço dos produtos que você pretende anunciar para, em seguida, chegar em um valor adequado às condições da sua loja. O próximo passo é anunciar suas promoções em todos os canais que o seu público-alvo está presente, como as redes sociais.

Outra dica muito importante é não deixar de conceder vantagens para aqueles clientes que já fazem compras na sua loja.

Lembre-se de criar um destaque para as promoções exclusivas até o Dia dos Namorados, detalhando bem todas as formas de pagamentos e a possibilidade de realizar trocas, caso seja necessário.

E então, entendeu como fazer a organização da loja de departamento no Dia dos Namorados? Seguindo as nossas dicas, você conseguirá atrair mais clientes, podendo oferecer a eles descontos especiais que farão o seu negócio se destacar da concorrência.

Aproveite a oportunidade e compartilhe nosso artigo em suas redes sociais para que todos os seus colaboradores também fiquem por dentro do assunto!

Assine nossa Newsletter

Fique por dentro das novidades de tecnologia para o mercado de Varejo
Assinatura realizada com sucesso!
Oops! Deu algo errado com a sua inscrição.