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EstratégiaInovação

Os 5 livros sobre varejo que você precisa ler em 2019

O mercado varejista vem apropriando uma importância cada vez maior no campo empresarial brasileiro. O valor do varejo no cenário econômico vem sendo mais reconhecido e predominante a cada dia, as notícias sobre varejo surgem constantemente nos cadernos econômicos dos maiores noticiários brasileiros.

E como sabemos, a cada evolução desse cenário precisamos estar sempre a frente para nos transformarmos de acordo com sua necessidade, por isso, criamos uma lista com livros sobre o varejo que fará total diferença para quem procura melhorar cada vez.

Agora, vamos para nossa lista:

1 - Arroz, Feijão & Varejo - (Caio Camargo)



A obra “Arroz, Feijão & Varejo” – Os diferenciais que você precisa para alavancar seu negócio” se trata da tão esperada estreia em publicações do palestrante especialista em varejo e experiência do cliente, Caio Camargo que acumula mais de 20 anos de experiência na área, além ser editor do site Falando de Varejo, diretor de relações institucionais da Virtual Gate, co-fundador do HubProVarejo e anjo-investidor, membro da Anjos do Brasil. Neste primeiro livro, ele ensina “as armas” para vender, que conta com ideias, dicas e técnicas. Editado como um manual “Arroz, Feijão & Varejo”, leva a possibilidade de leitura contínua ou de forma aleatória, em que o leitor escolhe o capítulo de seu interesse. Tudo pensado para ser uma referência prática para o dia a dia cada vez mais corrido neste setor.

2 - Faces do Varejo - (Alberto Oyama, Alexandre Luercio, Claudia Bittencourt e outros)


Histórias e Cases de Pessoas Apaixonadas pela Expansão do Varejo, Franchising e Shopping Centers. Como em toda evolução, há pessoas que se destacam e fazem a diferença. Os autores deste livro fazem parte deste grupo. Carregam a crença, a alegria, o espírito construtivo e criativo; são provedores de soluções inovadoras. Este livro aborda, analisa e discute, de forma magnânima, os temas mais relevantes para a expansão do varejo. São profissionais que reúnem uma experiência única, plural, atual e abrangente, e que se dispõem a compartilhar com você o seu aprendizado, conquistado por muitos anos de trabalho, pesquisa e estudo. Cada capítulo retrata uma vivência, um estilo, uma história de vida e uma personalidade dos principais executivos que ajudaram a formatar a indústria varejista brasileira com os seus sucessos, desafios e até mesmo fracassos. Faces do Varejo é uma valiosa contribuição para colocarmos em prática um varejo empresarial, ético, formal, estruturado e tecnologicamente equipado. Leitura obrigatória para todos que querem sobreviver em um mundo em constante transformação.

3 - Merchandising no ponto-de-venda - (Regina Blessa)





Ter um bom produto, ótimo preço, boa distribuição e muita propaganda não será suficiente para alavancar seus negócios se no "ponto-de-venda" seu concorrente atingir o consumidor mais rápido e melhor que você. As pesquisas mostram que 85% da decisão de compra acontece dentro da loja na hora da compra, o que tem levado muitas empresas a aumentar sua verba em merchandising para garantir que todo seu esforço de meses em planejamento e divulgação não seja perdido naqueles segundos finais no PDV em que o cliente leva para decidir se levará seu produto ou o do concorrente. Este livro apresenta de forma prática as respostas para garantir seu sucesso perante seu consumidor em tópicos como técnicas de merchandising, ações promocionais, materiais e displays, pesquisas mundiais sobre PDV, compra por impulso, comportamento do consumidor, percepção visual, expositécnica, vitrinismo, atmosfera de compra, operação de loja, auto-serviço, atendimento ao cliente e mão-de-obra promocional.

4 - Varejo: 1 - (Jeferson Mola e Marcos Rocha)


Em mercados cada vez mais competitivos, nos quais consumidores têm à disposição uma enorme variedade de serviços, ofertas e preços semelhantes, conquistar e encantar clientes exige a habilidade de lidar com cenários complexos, dinâmicos e desafiadores. Neste volume da Coleção Marketing em Tempos Modernos são discutidos o comportamento do consumidor diante das ofertas varejistas, as técnicas utilizadas pela indústria para expor melhor os seus produtos nos pontos de venda e as medidas adotadas pelas empresas de varejo para prestar melhores serviços, realizar controles mais consistentes e alcançar maiores resultados de vendas. De maneira fascinante e abrangente, este livro apresenta os principais conceitos varejistas, as inovações que movimentam e transformam o setor a cada dia e, por meio de exemplos reais e cases de empresas renomadas, capacita o leitor seja ele universitário, profissional ou empreendedor a pensar estrategicamente esse negócio, de modo a potencializar o desenvolvimento das estratégias que garantem a sobrevivência e a manutenção de uma empresa no mercado.

5 - Design de Loja e Merchandising Visual - (Naresh Malhotra, Claus Ebster e Marion Garaus)

O comportamento do consumidor já foi pauta de muitas discussões, mas com o crescimento de lojas de autosserviços, mercados saturados e clientes cada vez mais exigentes, o design cuidadoso e científico do ponto de venda tornou-se um fator crucial para o sucesso de varejistas e empresas de serviços. “Design de Loja e Merchandising Visual - Criando Um Ambiente Que Convida A Comprar”, busca trazer sugestões práticas sobre como otimizar o design de lojas e ambientes de serviços para aumentar a satisfação do cliente e, claro, as vendas. 

Bônus - Outros livros para varejistas que também vale a pena ler

 

Samuel Klein. A História do Homem que Revolucionou o Varejo do Brasil - (Elias Awad)

A história de Samuel Klein é uma lição de vida e empreendedorismo. O império comercial construído por ele com a empresa Casas Bahia se confunde com a trajetória do Brasil. A forma de trabalhar, as metas e os objetivos do empresário buscaram sempre o desenvolvimento, seja em tempos de crise ou expansão: "Cresci com o Brasil, não fiquei parado vendo o país crescer". Samuel Klein sempre fez da sabedoria o principal segredo do sucesso alcançado em sua trajetória, deixando-se pautar pela seguinte frase: "Viver e deixar viver!".

 

Abilio - (Cristiane Correa)

Abilio tem uma energia admirável. Em 1948, o imigrante Valentim dos Santos Diniz inaugurou uma discreta doceria em São Paulo chamada Pão de Açúcar. Era o passo inicial para a construção de uma companhia que se tornaria a maior varejista do Brasil, com um faturamento anual de 64,4 bilhões de reais em 2013. Foi graças à sua ambição que o pequeno negócio familiar se transformou numa potência. Baixinho, gordinho e impopular na infância, Abilio aprendeu na adolescência a conquistar seu espaço – nem que para isso precisasse abrir caminho à força. Este livro revela os bastidores do processo de saída do empresário do Pão de Açúcar, conta em detalhes a disputa familiar pelo controle da companhia e as histórias de pioneirismo protagonizadas pro Abilio no varejo brasileiro.

 

O varejo nacional está se adaptando às novas tendências, acreditamos que esses livros vão auxiliar a atingir os melhores resultados para se destacar no comércio varejista.

Buscar conhecimento é a melhor forma de alcançar transformação verdadeira e esperamos que os livros ajude muito. Boa leitura!

Gostaram das nossas dicas de livros? Quer mais dicas sobre o varejo? Então acessem nossos materiais gratuitos e leia mais artigos com dicas sobre o varejo que vão te ajudar no dia-a-dia!

 

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