Voltar ao Blog
MarketingEstratégia

Shopper marketing: entenda o conceito e atraia o consumidor

Tanto o varejo quanto o atacado são setores que contam com uma infinidade de estratégias, ferramentas e ações de marketing para aumentar o poder de alcance da marca. Na verdade, o marketing se reinventa à medida que o consumidor evolui e as necessidades do mercado se atualizam.

Dado o contexto, é fundamental que os profissionais desse setor compreendam o que é shopper marketing e como ele é capaz de atrair mais clientes para a empresa.

Portanto, mostraremos neste conteúdo as principais informações que você precisa conhecer sobre o conceito. Além disso, daremos algumas dicas sobre como implementar uma estratégia eficiente de shopper marketing. Acompanhe o artigo para saber mais sobre o assunto!

Como consumidor e shopper se diferenciam?

Para que você possa entender melhor o que é shopper marketing, primeiramente será necessário compreender as diferenças entre consumidor e shopper.

Pois bem, consumidor é aquele que de fato utiliza um determinado produto ou serviço e acaba desenvolvendo uma relação com a marca, gerada por meio desse uso. Além disso, ele é influenciado pelas ações da empresa em canais tradicionais e digitais.

O shopper é aquele que comparece ao ponto de venda para adquirir o produto, mas não necessariamente é o consumidor final dos itens que adquire.

Ou seja, ele compara preços, faz avaliações a respeito das especificações e do custo-benefício do produto, vivencia a experiência proporcionada pela marca dentro do PDV e finalmente toma a decisão de comprar.

O que é shopper marketing?

Partindo do pressuposto de que você já entende melhor a figura de um shopper, agora é o momento de conhecer o conceito de shopper marketing.

A ideia consiste em desenvolver meios de obter insights a respeito da jornada de compra do cliente, de forma que seja possível desenvolver estratégias para motivá-lo no ponto de venda.

Para isso, deve-se colocar em prática alguns estímulos adequados de marketing, pois a empresa será capaz de aumentar sua confiança diante desse cliente, incentivando-o a tomar decisões mais interessantes para a marca.

Vale lembrar que trade marketing e shopper marketing não são a mesma coisa!

O trade marketing procura promover um ótimo relacionamento entre distribuidores (atacado e varejo), fabricantes e o consumidor final. Enquanto o shopper marketing tem a finalidade de identificar as intenções e necessidades do comprador, além de induzi-lo a realizar determinadas ações no ponto de venda.

Por isso, existem profissionais do setor que defendem a ideia de que o shopper marketing é um segmento mais específico, como uma espécie de extensão do trade marketing.

Qual a importância do shopper marketing?

Ele é fundamental no varejo pelo fato de permitir que a marca conheça melhor o perfil de seus compradores, sendo um ótimo recurso para desenvolver a comunicação necessária para impactar o comprador no momento da compra.

Por exemplo, por meio dos dados obtidos com essa estratégia, é possível aplicar ações no PDV capazes de atrair os clientes e levá-los a tomar uma determinada atitude. Uma boa opção é utilizar ferramentas de comunicação visual para produção de cartazes e banners promocionais.

Quanto mais conhecimento sobre esse aspecto, mais bem direcionadas se tornam suas táticas e, por consequência, os resultados em aspectos de volume de vendas e satisfação do cliente são melhores.

Quais são os pilares do shopper marketing?

A seguir mostraremos os pilares que fundamentam o shopper marketing. Confira!

Jornada de compra

Essa jornada deve abranger todas as etapas do processo, como planejamento, compra e consumo.

A fase de planejamento é quando o shopper planeja o produto/serviço que pretende comprar. Para isso, confere comentários e avaliações de outros usuários, utiliza sites para comparar preços, verifica a reputação da marca e finalmente decide onde comprará.

Compra é o momento em que o shopper toma a decisão e escolhe o que levará. Contudo, sua decisão pode ser influenciada dependendo do que ele encontrar no ponto de venda.

Por fim, o consumo é a etapa que engloba aspectos como a satisfação do cliente em utilizar determinado produto, sua percepção sobre a marca e o fato de ele recomendar esse item, ou não, para pessoas de sua convivência.

Experiência no ponto de venda

Não é nenhuma novidade que o consumidor 4.0 é muito mais exigente em relação ao atendimento e à experiência que vivencia dentro do estabelecimento físico e, é claro, nos canais de comunicação digital da empresa.

Em tempos em que as compras pela internet se tornaram algo comum, visitar o ponto de venda passou a ser algo que necessita de um bom motivo.

Sendo assim, é imprescindível que o PDV proporcione um ambiente agradável no que se refere à praticidade e ao bom atendimento para quem o frequenta. Além disso, a comunicação visual para apresentar os produtos, como cartazes de preços e todo o material de divulgação, devem representar a linguagem do público-alvo.

Como implementar uma estratégia de shopper marketing?

Para concluirmos, é importante que você confira algumas boas práticas para implementar uma estratégia de shopper marketing.

Invista em um promotor de produtos

Ter um promotor de produtos no PDV permitirá que o shopper tire todas as suas dúvidas sobre o produto em questão. Dependendo da categoria, ele poderá até mesmo testar ou degustar amostras grátis.

Compreenda as escolhas dos shoppers

Os hábitos de consumo são cruciais para que se compreenda as escolhas dos clientes. Por meio de informações obtidas com o auxílio de um cartão fidelidade, é possível descobrir quem compra, qual o dia do mês e da semana preferido para isso, qual o ticket-médio, entre outros aspectos.

Entretanto, entender a motivação das escolhas dos compradores apenas com esses dados não é tão simples. Por isso, é importante aliá-los a outros recursos como pesquisas por e-mail e entrevistas presenciais.

Estude o posicionamento dos produtos

Avaliar a forma como os produtos estão dispostos no ponto de venda é um fator fundamental. Portanto, tente descobrir informações como:

Como você pôde conferir, o shopper marketing é capaz de proporcionar oportunidades imperdíveis aos varejistas. A partir do momento em que se conhece melhor o público que frequenta o PDV, é possível direcionar melhor seus esforços para satisfazer os clientes e influenciar todo o processo de tomada de decisões.

O conteúdo sobre o que é shopper marketing e por que entender seu conceito é tão importante para atrair o consumidor foi útil para você? Então, não deixe de assinar a nossa newsletter para receber mais artigos como este toda semana e se manter atualizado sobre o mercado!

Assine nossa Newsletter

Fique por dentro das novidades de tecnologia para o mercado de Varejo
Assinatura realizada com sucesso!
Oops! Deu algo errado com a sua inscrição.