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Tendências do varejo para 2023: saiba como adaptar a sua loja

A pandemia foi um divisor de águas para vários segmentos profissionais, e com o setor varejista não foi diferente. Por isso, o setor teve que se reinventar e atender às mais diversas necessidades do consumidor.

Mesmo após o período mais crítico da Covid-19 e a consequente flexibilização das regras de circulação em várias partes do Brasil e do mundo, algumas práticas adotadas durante o período recluso foram tão bem-sucedidas que ainda se mantém.

Nesse contexto, é aqui que fica o questionamento sobre quais serão as tendências do varejo para 2023.

Uma delas é a Omnichannel, estratégia de vendas, já em vigor nos últimos anos, com a proposta de integrar diferentes canais de comunicação para divulgação da marca, oferecendo assim aos clientes uma experiência diferenciada e de alto nível em atendimento.

Mas as mudanças não param por aí! Se você tem mais dúvidas sobre quais serão as tendências em relação ao setor varejista no futuro a curto prazo, vem com a gente até o final que vamos apresentar algumas das principais possibilidades sinalizadas no momento para o próximo ano.

Desejamos a você uma ótima leitura!

1) Jornada de compra híbrida

Esse conceito consiste em um modelo de comercialização que combina a experiência de compra nas lojas físicas e em espaços virtuais. Ele permite que as empresas consigam atender às necessidades dos consumidores imersos na era digital e esperam uma integração entre os canais físicos e online.

De acordo com uma pesquisa da Social Miner, realizada em parceria com a Opinion Box, quase metade dos brasileiros (49%) pretende conciliar compras online com o consumo em lojas físicas.

Além dos estabelecimentos físicos tradicionais e as plataformas de E-commerce, existem outros exemplos de mecanismos que já são usados pelos clientes como aplicativos de loja e serviços de delivery de segmentos diversos.

2) Venda através das redes sociais

Esse é um formato de interatividade que ganha cada vez mais força no mercado, principalmente porque plataformas como Instagram e Whatsapp estão sempre investindo em funcionalidades que permitem aos players do mercado viabilizar processos de compra dentro dos aplicativos.

De acordo com pesquisa da RD Station, o Brasil tem 171,5 milhões de usuários ativos nas redes sociais, número que corresponde a 79,9% da população brasileira.

Portanto, potencializar suas vendas de maneira estratégica nas redes sociais é fundamental porque, em meio a esse número de usuários, certamente uma fatia que ali está pode gerar oportunidades de negócios para você.

3) Tecnologia na jornada de compra

Se a ideia é proporcionar ao cliente uma experiência incrível, não hesite em lançar mão da tecnologia a seu favor.

Nesse contexto, vale usar várias ferramentas que podem ser chatbots em sites, redes sociais e outros canais de comunicação da loja, métodos de pagamentos funcionais como PIX e QR Codes, carteiras digitais, app com clubes de benefícios, entre outras funcionalidades.

O uso desses mecanismos é uma forma de não só otimizar a experiência do cliente, mas também uma maneira de aperfeiçoar o processo para os colaboradores no dia a dia, contribuindo para melhorar o desempenho de cada um deles.

4) Atendimento personalizado

Atualmente, quando se fala em fidelizar o consumidor, é importante investir em ações para encantá-lo em toda a sua jornada de compra, proporcionando a ele uma experiência incrível.

Esse momento tem que ser prioridade na sua estratégia, porque é nessa hora que o cliente, ao ditar as regras, mostrará como está o nível de satisfação com a sua marca.

É aí que você conseguirá extrair informações importantes sobre pontos fortes e aspectos de melhoria dos seus produtos e serviços. A partir deste momento, a sua loja só tem a ganhar porque será possível atender os clientes de maneira personalizada e assertiva.

Como antecipar a implementação dessas tendências do varejo para 2023?

Como mostramos até aqui, o ano de 2023 e uma grande promessa para profissionais do setor varejista gerarem mais oportunidades de negócios. Será possível estabelecer a integração de sistemas de compras que contemplem o meio físico e as plataformas digitais. Mas como sair na frente da concorrência e antecipar essas inovações?

Com o objetivo de ajudá-lo, preparamos algumas dicas para materializar algumas tendências do varejo para 2023. Confira!

Invista na estruturação dos canais digitais

O primeiro passo é organizar os seus canais de comunicação nas plataformas para internet. Nesse contexto, é preciso analisar quais os principais espaços de interatividade com seu público, avaliando o nível de performance de cada um. Esse mapeamento é fundamental para saber quais são os mais utilizados.

Depois de extrair essas informações, a próxima etapa é traçar ações específicas para cada um deles e, principalmente, promover sua integração, para potencializar o engajamento da audiência nas mais diversas plataformas.

Ao estabelecer uma conexão entre todos esses canais, será possível proporcionar uma experiência incrível para o seu público, seja qual for a plataforma de acesso.

Implemente uma plataforma de diálogo

Mas como conectar todos esses canais de atendimento para atender o meu público? É aqui que entra a interface Omnichannel que mencionamos anteriormente.

Esse mecanismo é capaz de centralizar toda comunicação da sua empresa em uma única tela, permitindo que você consiga oferecer um atendimento personalizado e eficaz.

Além disso, a plataforma possibilita extrair relatórios completos para mensurar a performance de cada canal de comunicação, o que permite verificar a necessidade de propor melhorias ou manter o que está dando certo.

Crie jornadas alinhadas

Se a ideia é fidelizar o consumidor, é importante criar estratégias para se conectar com o público, fazendo com que ele seja inserido em um funil de vendas, se transformando em um potencial cliente para gerar oportunidades de negócios.

Se esse conteúdo faz sentido no seu cotidiano, salve e compartilhe com profissionais do ramo que você conhece.

Por outro lado, se a sua ideia é se aprofundar ainda mais nesse tema e extrair mais conhecimento no que diz respeito a tendências para o futuro do varejo, sugerimos a leitura do artigo “O futuro do varejo se apoia na automação”, disponível em nosso blog.

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