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Marketing

Tipos de cartaz: conheça 5 modelos diferentes. Qual o melhor?

Ao sair até a rua fica difícil contabilizar cada cartaz que pode ser visto espalhado pelo ambiente. Mesmo com a tecnologia tomando o espaço em diversos aspectos, os cartazes continuam sendo uma excelente ferramenta de comunicação com os consumidores, para os publicitários e profissionais do setor de marketing.

O varejo sabe da importância de se utilizar os cartazes para divulgar suas promoções. Com eles a mensagem é transmitida de maneira rápida e clara, atingindo várias pessoas ao mesmo tempo.  Por ocupar um papel estratégico no dia-a-dia do varejista, como escolher o melhor tipo de cartaz para sua comunicação de PDV?

Neste artigo vamos apresentar 5 tipos de cartazes de promoção para você usar no seu PDV. Ficou curioso? Então, continue a leitura!

Cartazes de promoção e a neurociência

Os cartazes são recursos de comunicação visual que permitem o diálogo simultâneo com um grande número de pessoas de maneira ágil e prática. Um bom marketing de cartazes requer a fixação destes em locais onde o público-alvo frequenta. E a boa notícia é que, além de extremamente eficaz, esse tipo de estratégia é uma das mais acessíveis.

Um bom cartaz de promoção deve, antes de mais nada, prender a atenção do público e transmitir a mensagem da forma mais clara possível para que o consumidor conheça a oferta e decida pelo consumo do produto ou serviço que está sendo exposto.

Essa comunicação deve ser a mais fluida possível, sem interferências pois o cérebro humano calcula possibilidades e quer evitar perder a qualquer custo e isso se explica pelo ciclo da dopamina, o hormônio do prazer.

Por exemplo, quando está numa situação de estímulo às compras, como numa loja, o cérebro vai tomar decisões buscando o máximo de dopamina possível. Dessa forma, palavras-chaves como “desconto” ou “leve grátis” ajudam a aumentar a sensação de sair ganhando.

Continue a leitura e confira 5 tipos de cartaz que você pode criar para sua loja. 

5 tipos de cartaz de promoção

Os cartazes de promoção possuem modelos diferentes, que variam no formato, no tipo de linguagem utilizada e na abordagem de acordo com seu o seu objetivo e público-alvo. A seguir, listamos os principais tipos de cartaz e quais são as principais formas de utilizar na loja. Confira!

Cartazes de gôndola

1. Cartazes de gôndola

Aplicados diretamente na gôndola, no ponto natural do produto, esse tipo de cartaz tem o objetivo de chamar a atenção para um item específico. Seja pelo seu preço promocional (de/por) ou por uma condição (2ª unidade com desconto, na compra do item A leve o item B, etc.) 

 

Cartazes de ponta de gôndola

2. Cartazes de ponta de gôndola

A ponta de gôndola é um lugar estratégico, pois pode ser vista mesmo que o consumidor esteja circulando por outro corredor. Por esse motivo, o tipo de cartaz utilizado são os de grandes formatos, para preservarem a clareza mesmo à distância.

Um bom aplicativo de fazer cartazes deve permitir a criação e produção de cartazes em grandes formatos, independente da impressora que você utilize na sua loja.  

 

Cartazes para ilha de produtos

3. Cartazes para ilha de produtos

A ilha de produtos é um recurso que naturalmente já desperta bastante atenção, pois demonstra um produto fora de seu lugar tradicional (ponto natural).

Displays com essa característica também são encontrados em seções de FLV (frutas, legumes e verduras). São pontos que pedem um tipo de cartaz com tamanho maior que o natural, pois o consumidor, ao identificar essa arrumação dos produtos, sabe que se trata de um recurso para dar destaque e, portanto, vai procurar imediatamente o valor da promoção. 

 

Stopper

4. Stopper

Aplicado no PDV em sentido perpendicular ao da disposição dos produtos, o stopper tem a função de “parar” o olhar do consumidor e chamar a atenção para o produto ofertado.

É um tipo de cartaz muito utilizado por vários segmentos do varejo e habitualmente é instalado na altura dos olhos, para tornar a comunicação mais natural, onde o consumidor não precisa nem desviar a direção do seu olhar. 

 

Cartazes de estacionamento ou de entrada de loja

5. Cartazes de estacionamento ou entrada da loja

Os cartazes de estacionamento ou na entrada da loja têm o objetivo de informar promoções para consumidores que circulam do lado de fora do ponto de venda. Sejam eles se dirigindo às compras ou mesmo para quem está nas imediações, de passagem.

Esse tipo de cartaz requer, além de impressão em grande formato, o preparo do ponto de exposição, pois é normal que essas áreas fiquem expostas ao tempo (sol, chuva, etc.).

 

Cartazes de ponto de venda são a concretização de um longo percurso estratégico no varejo, percorrido por diversas áreas. Atrair o consumidor até a loja e perder a venda porque ele não consegue localizar uma oferta não dá, não é mesmo?

Um bom aplicativo para criar cartazes deve apoiar o varejista nas mais diversas condições promocionais do ponto de venda, viabilizando a produção de qualquer tipo de cartaz necessário para estimular as vendas. Quer saber como a Pricefy pode te ajudar? Fale com nossos especialistas e conheça todas as vantagens da plataforma que já é utilizada pelos maiores varejistas do país.

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