Case de Sucesso
Voltar aos Cases
Visão geral
Supermercados
Cartazeamento Enterprise

Implementação da solução de Cartazeamento Enterprise com o objetivo de padronizar os cartazes internos de promoção e de informações aos clientes, para aumentar a produtividade de anúncios das ofertas.

Grupo Pão de Açucar

GPA padroniza seus cartazes de promoção e aumenta a produtividade de anúncios das suas ofertas

Sobre a empresa

O GPA é o maior grupo de varejo alimentar da América do Sul. O Grupo é o segundo maior supermercadista do Brasil, nomeado líder a partir da análise por grupos econômicos, acumulando R$ 84,12 bilhões. Além de crescer durante a pandemia por oferecerem serviços essenciais à população, o GPA tem ampla vantagem – de mais de R$ 30 bilhões.

Faturamento: R$ 53,6 BI (Fonte: Ranking  2019 SBVC).
Ranking Geral SBVC: 2.
Ranking Segmento: 2.
Tipo: Empresa de capital aberto.
Fundação: 7 de setembro de 1948.
Fundador: Valentim dos Santos Diniz.
Sede: São Paulo, SP, Brasil.
Áreas servidas: América do Sul.

Os desafios

O GPA tem o desafio de gerenciar o abastecimento de mais de 100.000 itens, vindos de mais de 10.000 fornecedores ativos, em mais de 600 lojas, e garantir permanentemente a disponibilidade dos produtos nas gôndolas das lojas ao menor custo possível.

Esta equação é resolvida todos os dias pelos mais de 4.000 profissionais que trabalham na área. A logística de abaste­cimento das lojas é controlada por um sistema desenvolvido pela própria empresa. 

Antes de realizar sua parceria com a Pricefy, cada ponto de venda contava com um único cartazista responsável por todos os anúncios feitos na unidade, sem padrão e ineficiência de operação.

Nosso impacto

Os investimentos em infraestrutura e sistemas são prioridades para o GPA, portanto havia a necessidade de se promover a implantação de um novo software de comunicação no varejo, em substituição ao sistema legado até então existente.

Dessa forma, foi enxergado que a Pricefy seria a plataforma certa que viabilizaria os próximos passos de crescimento da empresa, cujas operações crescem de complexidade a cada dia, com novos modelos de negócio: lojas de conveniência, cash & carry, postos de gasolina, farmácias, etc.

"Nós tínhamos duas necessidades. A primeira era padronizar os cartazes. Por mais que tivéssemos diretrizes, a peça final ficava por conta do cartazista e podia variar de loja para loja. O segundo motivo era aumentar a produtividade de anúncios das ofertas. Com apenas uma pessoa por PDV com essa responsabilidade, na prática havia um limite de quantas sinalizações poderiam ser feitas num único dia."
George Bratti
-
Gerente de Excelência Operacional

Os resultados

A Implementação da solução da Pricefy iniciou em fevereiro de 2018 e após apenas 6 meses houve o rollout final para todas as lojas das redes: Pão de Açúcar, Extra, Minuto Pão de Açúcar e Mini Extra.


Realizamos a integração dos nossos sistemas ao do grupo, o que possibilitou a criação de cartazes de promoções a partir de templates pré-definidos. Com isso:

  • Aumentamos em 25x o processo de cartazeamento;
  • Produzimos 200 mil cartazes sem erros na Black Friday;
  • Reduzimos os custos ao longo do processo de comunicação de preços e ofertas;
  • Aplicamos a identidade visual padronizada em todas as comunicações da rede.