Case de Sucesso

Visão geral
Segmento

Supermercados, Atacarejos e Eletromóveis

Casos de Uso

Cartazeamento Enterprise

Resumo

Para padronizar a comunicação visual dos seus cartazes recorrentes e promocionais em toda a rede, é implantada a solução de Cartazeamento Enterprise, através do processo de Piloto com desenvolvimentos conjuntos e com grandes resultados.

Grupo Mateus

Grupo Mateus implanta Pricefy e resolve os desafios de padronização visual com cartazes promocionais após um Piloto de sucesso

Sobre a empresa

O Grupo Mateus é a maior rede varejista de alimentos do Brasil com capital 100% nacional. Atuam no varejo supermercadista, atacarejo, atacado, eletrodomésticos, móveis, panificação, central de fatiamento e porcionamento. Em 35 anos de história consolidaram a marca entre as maiores do país e a maior do Norte e Nordeste. Atendem quase 20 mil pontos de venda com a ajuda mais de 2.000 representantes comerciais do atacado. Estão presentes com mais de 200 lojas nos estados do Maranhão, Pará e Piauí, e na Bahia, Ceará e Tocantins, com a operação de entrega do Armazém Mateus.

Faturamento: R$ 14.3 Bi em 2020 (Fonte: Ranking 2021 ABRAS)
Número de Lojas: 200
Ranking Geral: 28 (Fonte: Ranking 2020 SBVC)
Ranking Segmento: 4 (Fonte: Ranking 2021 ABRAS)
Fundação: 1984
Sede: São Luiz
Regiões Servidas: Norte e Nordeste brasileiro.

Os desafios

Antes de implantarem a solução de Cartazeamento da Pricefy, as lojas do Grupo Mateus encontravam o desafio de conseguir padronizar a comunicação visual dos cartazes promocionais e recorrentes das lojas da rede, pela falta de um sistema especializado nessa função e por contar com a mão de obra de profissionais cartazistas que trabalhavam individualmente em cada loja, com diferentes estilos e padrões.

A falta de um estabelecimento de uma identidade visual padronizada ocasionava na dificuldade dos clientes na compreensão da força de marca, além de dificuldades de agilidade operacional na produção dos cartazes promocionais, que resultavam em atrasos e constantes ajustes nas peças.

A área Operacional e a área de Merchandising das lojas já constavam com processos bem estabelecidos nessas produção, apesar das dificuldades. Portanto, implantar a solução da Pricefy foi um desafio à parte durante o projeto de Piloto.

Nosso impacto

Para demonstrar para o Grupo o impacto da nossa solução, e para que as áreas envolvidas pudessem sentir os benefícios, em 2018 começamos o projeto Piloto em uma das suas lojas. A equipe de tecnologia da Pricefy se juntou à equipe de tecnologia do Grupo Mateus, onde analisaram as ferramentas já utilizadas, e assim desenvolveram as integrações necessárias para que os sistemas pudessem funcionar em sincronia, e os dados fluírem para alimentarem os campos dos cartazes de forma correta e sem fricção tecnológica. Além disso, durante as integrações, foi possível configurar as diferentes dinâmicas comerciais praticadas pela empresa, além de informações adicionais aos materiais, e que levaram os cartazes para um novo patamar de informações importantes e relevantes ao cliente final para auxiliar no processo de decisão de compra.

O próximo passo foi desenvolver os templates dos cartazes, onde as áreas de Marketing e Inteligência Comercial do Grupo definiram os modelos iniciais, e a equipe da Pricefy agregou com o conhecimento de design de cartazes, para chegarmos em conjunto aos modelos que são utilizados até hoje nas lojas. Com isso, foram criados os modelos de cartazes promocionais, além dos modelos recorrentes, sazonais e de campanhas.

Devido a esses desenvolvimentos, o Piloto na loja aplicada foi um sucesso operacional, e com todas as áreas envolvidas aprovando nossa solução, o Grupo Mateus entendeu que o projeto de implantação deveria ser iniciado e ampliado para sua rede, onde necessário.

“A Pricefy é um parceiro importante para o Grupo Mateus hoje. É uma empresa ágil e fácil de lidar, pois se comunica bem com o cliente, facilitando nosso dia-a-dia sem nenhuma burocracia, que ouve nosso ponto de vista, e que tem uma solução inteligente e prática que resolve nossos desafios de comunicação de PDV. Um ótimo custo-benefício!”

Valtencir Pacheco

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Gerente de Inteligência Comercial

Os resultados

O projeto de implantar a solução da Pricefy nas lojas faz parte de uma iniciativa de transformação digital do Grupo, junto a outras iniciativas e soluções que implantam constantemente, além também do desenvolvimento de soluções próprias. E apesar de terem uma equipe de tecnologia capaz de desenvolver uma solução de cartazeamento, entendem que faz muito mais sentido ter a solução e serviço da Pricefy para esse fim, pois além da solução ser completa, o nosso atendimento faz a diferença.

Hoje, em toda nova loja que o Grupo abre, a solução é implantada como requisito básico da área Operacional, pois entendem que traz um impacto positivo na economia de processo e de materiais, além da comunicação visual padronizada e efetiva no ponto de venda. Quando ajustes nos templates são necessários, as áreas de Operação e Merchandising levam suas necessidades para a Matriz do Grupo, que conseguem realizar de forma rápida devido a agilidade da solução. E quando a área de Pricing gera suas estratégias promocionais, devido às integrações dos sistemas, rapidamente as lojas recebem as diretrizes e aplicam os cartazes.

O setor de Cartazistas Manuais ainda operam nas lojas, mas dedicados à construírem peças como faixas e outros grandes materiais. Toda a operação de recorrência e promoções rodam 100% na solução da Pricefy.

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