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Precificação Inteligente no PDV

Resumo

A Leo Madeiras, com o propósito de expor melhor mais de 8.000 produtos em seus mostruários em loja, e de facilitar o processo de vendas, implementa a solução de Etiquetagem da Pricefy, trazendo enormes benefícios para a operação e na comunicação nos seus pontos de vendas.

Leo Madeiras

Leo Madeiras facilita a operação de lojas e a identificação de mais de 8.000 produtos em seus PDVs com a Pricefy.

Sobre a empresa

Fundada em 1943, a Leo Madeiras evoluiu de uma loja na Rua do Gasômetro para a maior distribuidora de insumos para marcenaria, dispondo do maior estoque e variedade do setor com mais de 15.000 itens ofertados. Hoje, conta com mais de 109 lojas distribuídas em diversos estados brasileiros, além de um depósito central e sede administrativa no bairro da Lapa, em São Paulo. Todas as lojas estão localizadas em pontos estratégicos, como na grande São Paulo e em cidades de projeção das regiões Sudeste, Sul, Nordeste, Norte e Centro-Oeste.


Número de Lojas no Brasil: 109

Fundação: 1943 

Sede Brasileira: São Paulo / SP

Regiões Servidas: Brasil

Os desafios

A Leo Madeiras, que está sempre atrás de inovações tecnológicas para melhorar sua operação, quando conheceu as soluções da Pricefy, estava buscando também um reposicionamento de marca, com a intenção de melhorar a experiência de compra do seu cliente final, portanto trabalhando na sua forma de se comunicar com o mesmo. Para isso, viram a necessidade de estruturar uma nova equipe com foco em Trade Marketing para que, entre outros desenvolvimentos, colocasse foco nessa missão.


O surgimento dessa nova estratégia se deveu ao fato da empresa contar mais de 8.000 itens expostos nos mostruários dos seus PDVs, em um formato de vendas onde o cliente precisar solicitar atendimento à um vendedor, pois os produtos não contém embalagens, e é preciso auxílio para identificar categorias, descrição técnica e até preços, e solicitar o pedido à expedição.


Para iniciar esse projeto de melhoria de comunicação, decidiram que o processo de precificação dos mostruários era essencial. Cada loja da rede havia adotado uma metodologia definida, onde a matriz enviava de forma dinâmica a base de montagem de preços, e cada uma realizava seu processo de identificação de preços e a aplicação nos produtos, por muitas vezes escritos de forma manual. Como resultado, as lojas não obtiam uma padronização visual e os gerentes eram quem tinham que fiscalizar e garantir que os preços fossem aplicados corretamente.

Nosso impacto

Quando se iniciaram as primeiras conversas, a Leo Madeiras estava considerando desenvolver uma solução internamente, conectada ao ERP, que fosse capaz de gerar a alta demanda de etiquetas de preços para suas lojas de forma dinâmica nos seus PDVs. Ao conhecerem a Pricefy, resolveram se aprofundar e viram que o custo benefício de utilizar a solução de uma empresa parceira, pois já havíamos desenvolvido algo semelhante e mais completo ao que idealizavam.


Tomada a decisão de prosseguir com o projeto, foi identificada a necessidade de desenvolver um planograma, que é uma mapeamento de cada item em sua grade de produtos, para que pudessem ser inseridos nas etiquetas as descrições dos mesmos. Apenas dessa forma foi possível realizar a integração dos sistemas utilizados com a Pricefy, pois apenas com a organização dos dados foi possível realizar a identificação dos produtos e a padronização das etiquetas, gerando ganhos ainda maiores para a operação de loja da empresa.


Com isso, foi realizado um Piloto, ou seja, a implementação da solução em uma das lojas da rede, para que fosse testada a eficácia da rotina operacional de etiquetagem, e em pouco tempo os benefícios foram sentidos e a expansão para as demais lojas prosseguiu com o fechamento da parceria.

“A Pricefy é uma plataforma facilitadora, que integra os sistemas de estoque e matriz com o de PDV e permite a fácil aplicação e padronização dos preços. Se integra a qualquer sistema e transita os dados de forma padronizada, trazendo um ganho operacional muito grande."

Fernando Mazaro

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Coordenador de Marketing

Os resultados

Como consequência, hoje as lojas da rede estão se tornando cada vez mais padronizadas, uma vez que o processo de implantação ainda está em decorrência, tornando-as mais atraentes e melhor comunicadas, com as etiquetas de preços contendo o mesmo padrão visual, e sempre atualizadas dentro do ritmo das ações geradas pela matriz. Dessa forma, o cliente final das lojas consegue facilmente encontrar o preço e descrição técnica dos produtos, reduzindo a necessidade de uma venda assistida, e aumentando a quantidade de pedidos gerados pelos vendedores devido à maior dinâmica no PDV.


Devido à essa agilidade e facilidade de aplicação os preços nos mostruários de forma padronizada, hoje a matriz da Leo Madeiras consegue medir qual o retorno financeiro está sendo gerado através de relatórios, além de saber como as lojas estão precificando seus produtos, quantos e quais usuários estão acessando a plataforma, além de quantidades e quais materiais foram realmente impressos, algo essencial para medir a eficácia das estratégias de precificação.


Como próximos passos, além de finalizar a expansão para todas as suas lojas, será implementada a nossa solução de Cartazeamento Enterprise, com o objetivo de padronizar os seus cartazes de meio de loja, garantindo assim que as ações dos seus fornecedores estejam de acordo com a comunicação visual da rede.


“Encontramos na parceria com a Pricefy uma conjuntura de conseguir com que a operação dos nossos pontos de vendas conseguissem realizar a precificação e identificação correta dos produtos no mostruário de forma simples e dinâmica”, finaliza Fernando.

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