A Leo Madeiras, com o propósito de expor melhor mais de 8.000 produtos em seus mostruários em loja, e de facilitar o processo de vendas, implementa a solução de Etiquetagem da Pricefy, trazendo enormes benefícios para a operação e na comunicação nos seus pontos de vendas.
Leo Madeiras facilita a operação de lojas e a identificação de mais de 8.000 produtos em seus PDVs com a Pricefy.
Sobre a empresa
Fundada em 1943, a Leo Madeiras evoluiu de uma loja na Rua do Gasômetro para a maior distribuidora de insumos para marcenaria, dispondo do maior estoque e variedade do setor com mais de 15.000 itens ofertados. Hoje, conta com mais de 109 lojas distribuídas em diversos estados brasileiros, além de um depósito central e sede administrativa no bairro da Lapa, em São Paulo. Todas as lojas estão localizadas em pontos estratégicos, como na grande São Paulo e em cidades de projeção das regiões Sudeste, Sul, Nordeste, Norte e Centro-Oeste.
Número de Lojas no Brasil: 109
Fundação: 1943
Sede Brasileira: São Paulo / SP
Regiões Servidas: Brasil
Os desafios
A Leo Madeiras, que está sempre atrás de inovações tecnológicas para melhorar sua operação, quando conheceu as soluções da Pricefy, estava buscando também um reposicionamento de marca, com a intenção de melhorar a experiência de compra do seu cliente final, portanto trabalhando na sua forma de se comunicar com o mesmo. Para isso, viram a necessidade de estruturar uma nova equipe com foco em Trade Marketing para que, entre outros desenvolvimentos, colocasse foco nessa missão.
O surgimento dessa nova estratégia se deveu ao fato da empresa contar mais de 8.000 itens expostos nos mostruários dos seus PDVs, em um formato de vendas onde o cliente precisar solicitar atendimento à um vendedor, pois os produtos não contém embalagens, e é preciso auxílio para identificar categorias, descrição técnica e até preços, e solicitar o pedido à expedição.
Para iniciar esse projeto de melhoria de comunicação, decidiram que o processo de precificação dos mostruários era essencial. Cada loja da rede havia adotado uma metodologia definida, onde a matriz enviava de forma dinâmica a base de montagem de preços, e cada uma realizava seu processo de identificação de preços e a aplicação nos produtos, por muitas vezes escritos de forma manual. Como resultado, as lojas não obtiam uma padronização visual e os gerentes eram quem tinham que fiscalizar e garantir que os preços fossem aplicados corretamente.
Nosso impacto
Quando se iniciaram as primeiras conversas, a Leo Madeiras estava considerando desenvolver uma solução internamente, conectada ao ERP, que fosse capaz de gerar a alta demanda de etiquetas de preços para suas lojas de forma dinâmica nos seus PDVs. Ao conhecerem a Pricefy, resolveram se aprofundar e viram que o custo benefício de utilizar a solução de uma empresa parceira, pois já havíamos desenvolvido algo semelhante e mais completo ao que idealizavam.
Tomada a decisão de prosseguir com o projeto, foi identificada a necessidade de desenvolver um planograma, que é uma mapeamento de cada item em sua grade de produtos, para que pudessem ser inseridos nas etiquetas as descrições dos mesmos. Apenas dessa forma foi possível realizar a integração dos sistemas utilizados com a Pricefy, pois apenas com a organização dos dados foi possível realizar a identificação dos produtos e a padronização das etiquetas, gerando ganhos ainda maiores para a operação de loja da empresa.
Com isso, foi realizado um Piloto, ou seja, a implementação da solução em uma das lojas da rede, para que fosse testada a eficácia da rotina operacional de etiquetagem, e em pouco tempo os benefícios foram sentidos e a expansão para as demais lojas prosseguiu com o fechamento da parceria.
“A Pricefy é uma plataforma facilitadora, que integra os sistemas de estoque e matriz com o de PDV e permite a fácil aplicação e padronização dos preços. Se integra a qualquer sistema e transita os dados de forma padronizada, trazendo um ganho operacional muito grande."
Os resultados
Como consequência, hoje as lojas da rede estão se tornando cada vez mais padronizadas, uma vez que o processo de implantação ainda está em decorrência, tornando-as mais atraentes e melhor comunicadas, com as etiquetas de preços contendo o mesmo padrão visual, e sempre atualizadas dentro do ritmo das ações geradas pela matriz. Dessa forma, o cliente final das lojas consegue facilmente encontrar o preço e descrição técnica dos produtos, reduzindo a necessidade de uma venda assistida, e aumentando a quantidade de pedidos gerados pelos vendedores devido à maior dinâmica no PDV.
Devido à essa agilidade e facilidade de aplicação os preços nos mostruários de forma padronizada, hoje a matriz da Leo Madeiras consegue medir qual o retorno financeiro está sendo gerado através de relatórios, além de saber como as lojas estão precificando seus produtos, quantos e quais usuários estão acessando a plataforma, além de quantidades e quais materiais foram realmente impressos, algo essencial para medir a eficácia das estratégias de precificação.
Como próximos passos, além de finalizar a expansão para todas as suas lojas, será implementada a nossa solução de Cartazeamento Enterprise, com o objetivo de padronizar os seus cartazes de meio de loja, garantindo assim que as ações dos seus fornecedores estejam de acordo com a comunicação visual da rede.
“Encontramos na parceria com a Pricefy uma conjuntura de conseguir com que a operação dos nossos pontos de vendas conseguissem realizar a precificação e identificação correta dos produtos no mostruário de forma simples e dinâmica”, finaliza Fernando.