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Eletromóveis

Casos de Uso

Precificação Inteligente no PDV, Cartazeamento Enterprise

Resumo

Via reduz em mais de 95% o tempo da produção dos materiais de preços e ofertas para a Black Friday de 2019 e aumenta mais de 80% o volume total em 2020.

Via

Via acelera sua produção de milhares de cartazes de 5 horas para 14 minutos na Black Friday de 2019 com o uso da Pricefy!

Sobre a empresa

A Via é líder no varejo de eletrodomésticos e eletroeletrônicos no Brasil, e há décadas está presente na mente, no coração e na casa dos brasileiros com o e-commerce e as lojas das marcas Casas Bahia e Ponto, além das vendas online do Extra.com.br, banQi, da fábrica de móveis Bartira, Asap Log, Celer, I9XP, além da associação com o Distrito. Com cerca de 46 mil colaboradores, a companhia possui capital aberto na B3 desde 2013 e está presente em mais de 450 municípios brasileiros, 20 estados e no Distrito Federal, com a maior e mais digital rede logística do Brasil, conectando cerca de mil lojas físicas, 28 centros de distribuição e hubs de entregas com cerca de 97 milhões de clientes e oferecendo produtos, créditos, serviços e soluções desenvolvidas com a mais alta tecnologia.

Faturamento no Brasil: R$ 34.4 BI em 2020

Número de Lojas no Brasil: 1022

Ranking Geral: 3 (Fonte: Ranking 2020 SBVC)

Fundação: 2010

Sede: São Paulo / SP

Regiões Servidas: Brasil

Os desafios

Antes de implantarem as soluções da Pricefy, a Via utilizava um sistema desenvolvido internamente, conectado diretamente ao mainframe da empresa, com tecnologia antiga e sem suporte, para a geração de etiquetas de preços e de cartazes regulares e promocionais, com o fim de atender as demandas de todas as lojas de suas marcas. Com o passar dos anos, aumento das vendas e crescimento da empresa, o sistema passou a não suportar mais a alta demanda que as lojas da empresa passaram a exigir devido a sua capacidade tecnológica, além de ser limitada quanto à possíveis layouts e formatos.

O resultado dessa defasagem no dia a dia era um processo de até 5 horas para a geração dos materiais de preços para as lojas, principalmente dos cartazes promocionais. Foi quando, durante o processo da Black Friday de 2018, momento de grandes mudanças de preços nas lojas, a rede se viu em um momento delicado e complexo, sem margem para erros, apesar das grandes dificuldades. Durante esse período, chegaram a finalizar os cartazes 1 minuto antes da abertura das lojas, devido às estratégias de ajuste de preços recebidas horas antes durante a madrugada. E foi aí que viram que o processo precisava ser melhorado como todo, além de se prepararem para a próxima edição da Black Friday, de 2019.

Nosso impacto

Ao irem ao mercado à procura de soluções existentes, buscavam encontrar uma empresa que trouxesse velocidade na implantação dos novos materiais, pois sabiam que para atender a volatilidade do mercado, e a velocidade na troca de preços, a empresa deveria ser, além de inovadora, uma parceira de negócios. Nesse processo, conheceram a Pricefy e nossas soluções, além de outras duas empresas, porém apenas prosseguiram com a nossa avaliação pois rapidamente identificaram que a nossa interface gráfica era a mais intuitiva e com a melhor usabilidade para o usuário final, e de contar com todas as funcionalidades que buscavam em uma solução de comunicação de preços e ofertas para lojas do varejo físico. Além disso, o custo benefício foi disparadamente o melhor encontrado, e a nossa base de clientes trouxe a relevância que uma empresa com o porte da Via busca.

Os primeiros impactos vieram logo durante o processo de Piloto que foi rodado em algumas lojas, pois para que fosse possível acontecer, foram necessárias diversas integrações sistêmicas, o que trouxe de imediato muitos benefícios para a rede como um todo. As equipes de tecnologia de ambas as empresas trabalharam intensamente em conjunto, implementando diversos layouts dos materiais gráficos, além de diversas outras configurações.

Ao fim do piloto, constataram o enorme ganho de velocidade na produção dos materiais e entenderam que não havia outro caminho senão prosseguir com a contratação e implantação em todas as lojas de suas marcas.

“A Pricefy é uma parceria desejável para qualquer varejista, pois agrega valor direto ao produto final da loja. Os preços são expostos rapidamente com eliminação de ruídos e com uma ótima atratividade nos materiais. Agregam muito valor com inovação!"

Alexandre Chicon

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Product Manager na Via

Os resultados

A implantação da Pricefy trouxe imediatamente a versatilidade para a produção dos materiais que a Via buscava, permitindo criar diversos modelos para os mais diversos fins de comunicação de preços e ofertas. Além dos novos layouts, inseriram QR Codes, e também informações técnicas, o que fez com que os produtos obtivessem uma maior visibilidade no ponto de venda.

Mas certamente o maior ganho foi na velocidade da produção dos materiais. Para a Black Friday de 2018, a empresa havia gerado cerca de 98 mil cartazes, com o tempo de produção de até 5 horas. Já para o mesmo evento de 2019, foram produzidos cerca de 150 mil cartazes na noite anterior, em uma média de 14 minutos para toda a produção. Já para a Black Friday de 2020, a produção foi de 450 mil cartazes no mesmo tempo, permitindo que todas as suas lojas abrissem com todos os seus preços atualizados na noite anterior, sem a necessidade de uma produção cansativa e estressante, e ainda permitindo o rápido ajuste de possíveis materiais de última hora. A produção de qualquer volume de materiais da rede leva entre 7 e 14 minutos hoje, dependendo da demanda.

Outro ganho significativo sentido imediatamente pela rede foi a possibilidade de os gerentes das lojas terem autonomia para a criação de materiais avulsos aproveitando os layouts existentes, com o fim de aproveitar oportunidades comerciais em tempo real, como promoções de queima de estoque, regionalizações e condições de pagamentos,  gerando uma melhor exposição dos produtos e ainda mais receita para as lojas.

"Sabemos que podemos contar com a Pricefy para grandes produções, pois adaptam sua equipe e infraestrutura para isso, inclusive rodando testes de stress prévios", cita Alexandre. Também reforça que a parceria e integrações sistêmicas desenvolvidas permitem que vislumbrem novos horizontes, e estão explorando outras soluções da Pricefy para aumentarem ainda mais seus resultados.

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