11 Ideias de marketing para supermercados
Marketing de Varejo

11 Ideias de marketing para supermercados

Pricefy

25/9/2019

This is some text inside of a div block.
April 26, 2021
This is some text inside of a div block.

O propósito de qualquer ação de marketing é atrair um grande número de clientes para vender mais e ter mais chances de fidelizar esses consumidores. Assim, a compra regular é garantida, enquanto a relação entre comprador e empresa fica cada vez mais próxima. A finalidade é estimular os clientes a gastar mais. Quando seu supermercado alcança esse nível, tem mais chance de transformar os compradores em compradores fiéis. Para chegar a essa posição, é preciso pensar desde o layout da loja até as promoções feitas para as mercadorias.

Separamos aqui 11 dicas de marketing para te ajudar a conseguir esse objetivo:

 

1 - Use sempre a criatividade:

Além das promoções rotineiras, seja criativo apostando na criatividade e no diferencial. Na área de marketing, um dos principais conceitos é envolver o shopper com a sua marca, para criar um grande engajamento. Por isso, é interessante ter um pensamento mais estruturado e tentar fugir do comum. Para isso, busque idéias até mesmo fora do país, vale a pena se inspirar em culturas internacionais e também procure conhecer muito bem o trabalho do seu concorrente. Promova iniciativas de ações, promoções, descontos especiais, brindes divertidos, produtos diversos, cartazes criativos, tudo que chame o máximo à atenção do seu cliente. Esteja sempre um passo à frente, e não faça apenas o mesmo que todos os outros supermercados fazem. Explore a criatividade e com certeza seu supermercado vai atrair mais clientes e gerar mais vendas!

2 - Faça promoções interativas:

Ofereça mais do que produtos com desconto, presenteie seus clientes com algo a mais, seja o diferencial. Forneça receitas de comidas ou drinks, ensine a combinar vinhos e pratos, dê dicas de beleza ou como armazenar os alimentos. Muitas empresas fornecedoras ganham benefícios em participar desse tipo de campanha e possuem até verba disponível e equipes profissionais para ajudar.

3 - Invista na sazonalidade:

Aproveite sempre um feriado, uma mudança de estação, férias ou outras datas importantes para fazer suas campanhas e promoções. Fique sempre atento no calendário promocional, que a cada dia aparece com uma data diferente, que se encaixa perfeitamente para virar uma campanha promocional, como o dia do Chocolate, da Pizza, do Rock, do Cliente, do Solteiro, da Avó e afins.

4 - Crie ações sustentáveis:

Use seu PDV para criar iniciativas que tragam vantagens claras para a comunidade, como coleta materiais recicláveis, coletas de pilhas usadas,  campanha do agasalho, recolhimento de óleo usado ou coleta de notas fiscais para ONGs.

5 - Coloque alimentos frescos na entrada.

Esta é uma estratégia básica para atrair consumidores nesse tipo de negócio! Dando destaque aos alimentos que acabaram de sair do forno ou aos alimentos frescos, atrairá muito mais a atenção. Em supermercados as pessoas costumam ser vulneráveis às recomendações de alimentos. Aprenda a destacar aquelas vendas que não são imaginadas — ou seja, que são feitas porque existe a chance. A compra por impulso pode aumentar bastante o lucro do seu supermercado. Deixe mercadorias como doces, chicletes, salgadinhos e chocolates à vista, junto de outros produtos e nos caixas do mercado. Dessa forma, as oportunidades de o cliente não resistir à tentação daqueles produtos é muito maior do que se elas estivessem escondidas em um corredor qualquer do mercado.

6 - Ofereça descontos expressivos.

Dê descontos e faça uma queima de estoque para aquelas mercadorias que não estão vendendo tão bem. Uma boa dica é ofertar mais de um produto pelo mesmo preço, em promoções do tipo “pague 2, leve 3”. Para realizar essas campanhas, faça um cálculo do seu estoque e descubra o que poderá ser vantajoso, criando, assim, uma tática de vendas.

7 - Tenha seu próprio cartão.

Supermercados que têm o próprio cartão de crédito crescem, e muito, a chance de atrair clientes e torna-los fiéis. Com uma solução própria de cartão dentro de seu estabelecimento, transforma-se possível criar formas de pagamento mais agradáveis para o cliente e com mais segura para o seu negócio.

É interessante investir na fidelização dos clientes, especialmente nos supermercados, uma vez que esses negócios, constantemente, acabam sendo visitados por clientes que moram nas proximidades e se acostumam a fazer compras diárias, semanais ou quinzenais.

8 - Utilize as redes sociais para atrair mais clientes.

É bom manter uma conta nas principais redes sociais, como Facebook, Twitter e Instagram, Whatsapp, a fim de atualizar e engajar seus clientes sobre as promoções e novas mercadorias. O marketing digital, hoje, é a nova forma de propaganda boca a boca. Pense em posts que combinam com sua marca, e que sejam realizados de forma eficaz. Publique conteúdos que faça o seu público interagir, procure saber o que eles estão achando das promoções e o que eles costumam mais comprar, para que possa fazer mais promoções para engaja-los,  esse é um jeito rápido e garantido de conseguir que as pessoas falem sobre o seu negócio.

9 - Invista em um ótimo atendimento.

Hoje em dia é muito melhor para a empresa que seu funcionário crie um vínculo afetivo com o cliente, tentando entender o que ele precisa, em vez de lhe empurrar cada vez mais mercadorias, deixando a sensação de cilada ou desgosto no ar. Funcionários acolhedores e que sabem ouvir os clientes são um diferencial importantíssimo para quem quer  manter sucesso no seu negócio.

10 - Melhore a iluminação do sua loja

A iluminação é capaz de construir toda a atmosfera da loja, ajudando a atrair o interesse dos clientes para itens de destaque. Existem três métodos de composição de iluminação :

  1. iluminação primária - é a iluminação geral do ponto de venda ;
  2. iluminação de destaque - é responsável por atrair o foco do cliente para um ponto específico;
  3. iluminação ambiente - é o jogo de luzes e sombras utilizado para criar efeitos e dar destaque a produtos ou áreas do PDV ( geralmente utilizada em estratégias de marketing para impulsionar vendas de determinados produtos ).

Uma boa iluminação em lojas influencia e direciona o público no momento de fechar um negócio, proporcionando uma experiência de compra positiva.

11 - Use música ambiente no supermercado

A música é peça chave que tem a poder de mexer com as emoções das pessoas. Músicas mais lentas por exemplo traz tranquilidade, o que pode eliminar aquela sensação de ansiedade do cliente ao fazer as compras. Além de tudo, quando uma pessoa ouve uma música de que gosta, ela se familiariza com o ambiente. Como consequência, se o cliente se sente a vontade no seu supermercado, ele passa mais tempo para ver todas as ofertas com mais calma, podendo levar até mais produtos.

Você sabia que é possível conciliar a música ambiente com os anúncios do seu supermercado? É isso mesmo, através de uma rádio personalizada para supermercado é possível inserir anúncios entre as músicas. Dessa forma, você pode utilizar a rádio para divulgar os serviços oferecidos pelo seu supermercado, as ofertas do dia, o clube de fidelidade e até mesmo fazer comunicados aos clientes de forma rápida e prática. Com essa facilidade você garante que todos os clientes terão conhecimento dos itens promocionais e consequentemente consegue aumentar suas vendas!

 Esperamos que essas dicas os ajudem muito.

Conteúdos relacionados