Voltar ao Blog
MarketingSupermercados

11 Ideias de marketing para supermercados

O propósito de qualquer ação de marketing é atrair um grande número de clientes para vender mais e ter mais chances de fidelizá-los. Assim, a compra regular é garantida, enquanto a relação entre comprador e empresa fica cada vez mais próxima. A finalidade é estimular os clientes a gastar mais. Quando seu supermercado alcança esse nível, tem mais chance de transformar os compradores em compradores fiéis. Para chegar a essa posição, é preciso pensar desde o layout da loja até as promoções feitas para as mercadorias.

Separamos aqui 11 ideias de marketing para supermercados que vão te ajudar a conseguir esse objetivo:

1 - Use sempre a criatividade

Além das promoções rotineiras, seja criativo apostando na criatividade e no diferencial. Na área de marketing, um dos principais conceitos é envolver o shopper com a sua marca, para então, criar um grande engajamento. Por isso, é interessante ter um pensamento mais estruturado e tentar fugir do comum. Para isso, busque ideias até mesmo fora do país, vale a pena se inspirar em culturas internacionais e também, procure conhecer muito bem o trabalho do seu concorrente. Promova iniciativas de ações, promoções, descontos especiais, brindes divertidos, produtos diversos, cartazes criativos, tudo que chame o máximo à atenção do seu cliente. Esteja sempre um passo à frente, e não faça apenas o mesmo que todos os outros supermercados fazem. Explore a criatividade e dessa forma, com certeza seu supermercado vai atrair mais clientes e gerar mais vendas!

2 - Faça promoções interativas

Ofereça mais do que produtos com desconto, presenteie seus clientes com algo a mais, seja o diferencial. Forneça receitas de comidas ou drinks, ensine a combinar vinhos e pratos, dê dicas de beleza ou como armazenar os alimentos. Muitas empresas fornecedoras ganham benefícios em participar desse tipo de campanha e até possuem  verba disponível e profissionais para ajudar.

3 - Invista na sazonalidade

Aproveite sempre um feriado, uma mudança de estação, férias ou outras datas importantes para fazer suas campanhas e promoções. Fique sempre atento no calendário promocional, que a cada dia aparece com uma data diferente, que se encaixa perfeitamente para virar uma campanha promocional, como por exemplo, o dia do Chocolate, da Pizza, do Rock, do Cliente, do Solteiro, dos Avós e afins.

4 - Crie ações sustentáveis

 Use seu PDV para criar iniciativas que tragam vantagens claras para a comunidade, como coleta materiais recicláveis, coletas de pilhas usadas,  campanha do agasalho, recolhimento de óleo usado ou coleta de notas fiscais para ONGs. Aliás, essa é uma grande oportunidade para implementar e trabalhar as estratégias de marketing para supermercados.

5 - Coloque alimentos frescos na entrada

Esta é uma estratégia de marketing para supermercados básica para atrair consumidores nesse tipo de negócio! Dando destaque aos alimentos que acabaram de sair do forno ou aos alimentos frescos, atrairá muito mais a atenção. Em supermercados as pessoas costumam ser vulneráveis às recomendações de alimentos. Aprenda a destacar aquelas vendas que não são imaginadas — ou seja, que são feitas porque existe a chance. A compra por impulso pode aumentar bastante o lucro do seu supermercado. Deixe mercadorias como doces, chicletes, salgadinhos e chocolates à vista, junto de outros produtos e nos caixas do mercado. Dessa forma, as oportunidades de o cliente não resistir à tentação daqueles produtos é muito maior do que se elas estivessem escondidas em um corredor qualquer do mercado.

6 - Ofereça descontos expressivos

Dê descontos e faça uma queima de estoque para aquelas mercadorias que não estão vendendo tão bem. Uma boa dica é ofertar mais de um produto pelo mesmo preço, em promoções do tipo “pague 2, leve 3”. Para realizar essas campanhas, faça um cálculo do seu estoque e descubra o que poderá ser vantajoso, criando, assim, uma tática de vendas.

7 - Tenha seu próprio cartão

Supermercados que têm o próprio cartão de crédito crescem, e muito, a chance de atrair clientes e torna-los fiéis. Aliás, essa é uma boa dica de marketing para supermercados. Com uma solução própria de cartão dentro de seu estabelecimento, transforma-se possível criar formas de pagamento mais agradáveis para o cliente e com mais segurança para o seu negócio.

É interessante investir na fidelização dos clientes, especialmente nos supermercados, uma vez que esses negócios, constantemente, acabam sendo visitados por clientes que moram nas proximidades e se acostumam a fazer compras diárias, semanais ou quinzenais.

8 - Utilize as redes sociais para atrair mais clientes

É bom manter uma conta nas principais redes sociais, como Facebook, Twitter e Instagram, Whatsapp, a fim de atualizar e engajar seus clientes sobre as promoções e novas mercadorias. O marketing digital, hoje, é a nova forma de propaganda boca a boca. Pense em posts que combinam com sua marca, e que sejam realizados de forma eficaz. Publique conteúdos que façam o seu público interagir, procure saber o que eles estão achando das promoções e o que eles costumam comprar, para que possa fazer mais promoções para engajá-los,  esse é um jeito rápido e garantido de conseguir que as pessoas falem sobre o seu supermercado.

9 - Invista em um ótimo atendimento

Hoje em dia é muito melhor para a empresa que seu funcionário crie um vínculo afetivo com o cliente, tentando entender o que ele precisa, em vez de lhe empurrar cada vez mais mercadorias, deixando a sensação de cilada ou desgosto no ar. Funcionários acolhedores e que sabem ouvir os clientes são um diferencial importantíssimo para quem quer  manter sucesso no seu supermercado.

10 - Melhore a iluminação do sua loja

A iluminação é capaz de construir toda a atmosfera da loja, ajudando a atrair o interesse dos clientes para itens de destaque. Existem três métodos de composição de iluminação :

  1. iluminação primária - é a iluminação geral do ponto de venda;
  2. iluminação de destaque - é responsável por atrair o foco do cliente para um ponto específico;
  3. iluminação ambiente - é o jogo de luzes e sombras utilizado para criar efeitos e dar destaque a produtos ou áreas do PDV ( geralmente utilizada em estratégias de marketing para impulsionar vendas de determinados produtos ).

Uma boa iluminação em lojas influencia e direciona o público no momento de fechar um negócio, proporcionando uma experiência de compra positiva.

11 - Use música ambiente no supermercado

A música é peça chave que tem o poder de mexer com as emoções das pessoas. Músicas mais lentas, por exemplo, trazem tranquilidade, o que pode eliminar aquela sensação de ansiedade do cliente ao fazer as compras. Além de tudo, quando uma pessoa ouve uma música de que gosta, ela se familiariza com o ambiente. Como consequência, se o cliente se sente a vontade no seu supermercado, ele passa mais tempo para ver todas as ofertas com mais calma, podendo levar até mais produtos.

Você sabia que é possível conciliar a música ambiente com os anúncios do seu supermercado? É isso mesmo, através de uma rádio personalizada para supermercado é possível inserir anúncios entre as músicas. Dessa forma, você pode utilizar a rádio para divulgar os serviços oferecidos pelo seu supermercado, as ofertas do dia, o clube de fidelidade e até mesmo fazer comunicados aos clientes de forma rápida e prática. Com essa facilidade você garante que todos os clientes terão conhecimento dos itens promocionais e consequentemente consegue aumentar suas vendas!

Com essas estratégias de marketing para supermercados, você pode ampliar suas vendas e crescer o seu negócio. Além disso, sair à frente da concorrência. Então, não perca tempo e comece hoje mesmo!


Assine nossa Newsletter

Fique por dentro das novidades de tecnologia para o mercado de Varejo
Assinatura realizada com sucesso!
Oops! Deu algo errado com a sua inscrição.