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MarketingEstratégia

Como aproveitar a venda de produtos sazonais no outono e inverno

Os produtos sazonais são grandes oportunidades para os supermercados turbinarem suas vendas ao longo do ano. Tente imaginar a Páscoa sem chocolate ou a Festa Junina sem quentão, canjica, paçoca e bandeirinhas. É impossível, concorda?

O período mais frio do ano no Brasil, que corresponde aos meses de outono e inverno, pode ser uma época especialmente promissora para pontos de venda que realizarem um bom trabalho com os produtos sazonais.

Neste artigo, você vai conhecer os alimentos típicos dos meses frios, conferir dicas para aumentar a margem de lucro com itens da época e ver algumas recomendações sobre como aproveitar as datas comemorativas. Continue a leitura!

Quais são os alimentos típicos de outono e inverno?

Entre as frutas, os legumes e as verduras dos meses frios, temos:

  • abacate, banana-maçã, caqui, jaca, kiwi, pêra, tangerina e uva;
  • alho-poró, almeirão, erva-doce e nabo;
  • abóbora, batata-doce, berinjela, beterraba, cará, cenoura, chuchu, mandioca, nabo e rabanete.

No inverno, aumenta a procura por ingredientes para fazer aquela sopinha caseira e outros pratos quentes. Para facilitar o trabalho dos seus clientes que estão em busca de sopas instantâneas ou outras receitas fáceis de fazer, você pode exibir esses produtos em displays de grande visibilidade.

Que produtos têm grande saída nessa época do ano?

Se o seu supermercado oferece uma grande seleção de produtos além dos alimentos, você pode pensar em várias formas criativas de aumentar as vendas. Alguns itens capazes de despertar o interesse dos clientes são:

  • pilhas e baterias (que abastecem brinquedos que as crianças usam dentro de casa);
  • equipamentos para alimentos quentes, como panela de fondue;
  • jogos de tabuleiro e outros objetos usados para atividades em casa;
  • cobertores, blusas e agasalhos;
  • lenços de papel (devido aos resfriados).

Como aumentar a margem de lucro com produtos sazonais?

A regra de um supermercado é oferecer da maneira mais conveniente possível aquilo que vai atender às necessidades dos clientes. A seguir, confira como aumentar a margem de lucro nos meses de outono e inverno com os produtos sazonais.

Comece cedo e acabe tarde

As estações do ano são cada vez mais definidas pelo comércio (e não pelo calendário). Muitas pessoas gostam dos meses mais frios, portanto seu supermercado pode atender a essa preferência começando o inverno antes. Vemos um fenômeno semelhante ocorrer com a Black Friday e o Natal, datas comemorativas que inspiram a decoração das lojas cada vez mais cedo.

Pelo mesmo princípio, se o seu PDV vende roupas de frio, inicie as promoções assim que o Carnaval acabar. Antecipe as "águas de março" e inspire seus clientes a se cobrirem para o frio que vai chegar.

Sinalize as promoções e ofertas

Os clientes adquirem dois tipos de produtos nos supermercados: os que estavam na lista de compras e aquilo que eles veem e acham interessante, mas não era previsto. Cartazes chamativos e com ofertas atraentes vão conduzir mais consumidores para as prateleiras que sua estratégia identificou como prioridade.

Trocar os cartazes ao longo da temporada de outono e inverno, inserindo novas ofertas, é importante para mostrar aos clientes recorrentes que existem novidades.

Mantenha o supermercado aquecido em regiões mais frias

Um dos principais fatores relacionados ao ticket médio do cliente é seu tempo de permanência na loja. Nas épocas mais quentes, buscamos lugares com ar-condicionado para fugir do calor. Portanto, com uma temperatura agradável, temos mais tempo e disposição para observar o que está sendo vendido.

No inverno, o conforto térmico também é importante. Com a óbvia exceção das partes do supermercado que precisam de refrigeração, oferecer um ambiente aquecido pode estimular os clientes a ficarem por um tempo maior na loja e conferirem mais ofertas.

Ofereça comodidade ao cliente

Quando está muito frio, as pessoas têm menos vontade de sair de casa para ir à escola ou ao trabalho — imagine para ir ao supermercado? Nesses períodos, o cuidado com o atendimento ao cliente deve ser redobrado. Há várias formas de fazer isso, como:

  • oferecer empacotadores e funcionários que levem as compras até os carros;
  • reforçar o serviço de delivery;
  • instalar um quiosque que venda sopas ou caldos (e assim por diante).

Reforce a logística

Com a chegada dos meses mais frios, saber quando e quanto comprar, além de como estocar, torna-se especialmente importante. Às vezes, as temperaturas caem drasticamente, fazendo com que a procura por determinados produtos suba de maneira muito rápida.

Planeje-se com antecedência para que seus fornecedores não o deixem na mão e trace planos de contingência para saber o que fazer se acabar o estoque de algum produto importante.

Capriche na decoração

Nos meses de outono e inverno, queremos ficar em ambientes aconchegantes. Uma decoração em cores quentes, displays com produtos como cobertores ou roupas de inverno e elementos de festas sazonais (como as juninas) ajudam a tornar o supermercado mais convidativo e agradável.

Como aproveitar datas comemorativas com produtos sazonais?

Felizmente, o outono e o inverno são épocas de várias datas comemorativas excelentes para realizar ofertas específicas, pensar em promoções de vendas e decorar o espaço. Veja algumas possibilidades abaixo.

Páscoa

Em 2019, o domingo de Páscoa vai cair no dia 21 de abril. Trata-se da época propícia para ter displays com ovos de Páscoa forrando o teto do supermercado, bem como vender bacalhau ou outros peixes.

Dia das Mães

A data é celebrada no segundo domingo de maio (dia 12 em 2019) e é uma das mais importantes do ano para o comércio. O segredo é começar cedo e antecipar promoções, já que a maioria das pessoas prefere passar o dia com a família — e não no supermercado.

Festas juninas

As principais celebrações ocorrem oficialmente nos dias 13, 24 e 29 de junho, mas na prática as festas juninas são celebradas ao longo do mês inteiro e chegam até julho. Essa é uma excelente oportunidade para decorar o supermercado com bandeirinhas e caprichar nas promoções dos alimentos típicos, ingredientes ou itens de decoração para quem vai fazer a própria festa.

Dia dos Namorados

Celebrado em 12 de junho, o Dia dos Namorados ocorre na mesma época da festa junina. Trata-se de um bom período para ofertas de vinhos, chocolates e vários tipos de presentes.

Os produtos sazonais fazem parte da estratégia de todo supermercado bem-sucedido. Com um bom planejamento e sinalizando promoções atraentes, você pode aumentar (e muito) suas vendas nos seis meses mais frios do ano.

Gostou deste artigo e quer aprender mais sobre o assunto? Entenda a sazonalidade no varejo e saiba como vender em tempos difíceis!

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