Como criar promoções no supermercado e vender mais em 2019?
Marketing de Varejo

Como criar promoções no supermercado e vender mais em 2019?

Pricefy

15/1/2019

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April 26, 2021
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A concorrência cada vez mais acirrada fez com que as empresas precisassem desenvolver novas estratégias para atrair o público e conquistar sua preferência. Com isso, criar promoções deixou de ser um benefício apenas para o consumidor e passou a melhorar o desempenho dos estabelecimentos que aderiram à prática.

Por conta das inúmeras opções de compra que existem atualmente, quem acaba se destacando são os comércios que oferecem mais vantagens para os compradores — e isso inclui as ofertas imperdíveis.

Buscando ajudar você a garantir a preferência do consumidor, preparamos este artigo imperdível sobre como criar promoções e vender mais em 2019. Continue a leitura!

Qual é a função das promoções em um supermercado?

As promoções são criadas para incentivar a visita do consumidor a um determinado estabelecimento. Além disso, elas auxiliam na hora de conquistar novos públicos que possam ter interesse no produto em oferta.

Também conhecidas como estratégias de marketing, muitas empresas já entenderam essa função das promoções e passaram a utilizar até mesmo as mídias digitais para conseguir propagar ainda mais a informação sobre os descontos em seus itens.

Em um supermercado, as promoções podem servir como um gatilho para que os compradores se dirijam até o local e não apenas comprem os produtos em oferta, mas aproveitem para estender a lista de compra. Dessa forma, é possível aumentar as vendas a partir do incentivo para que se desloquem até o estabelecimento.

Quais são as vantagens de criar promoções?

As ofertas movimentam todos os supermercados ao redor do mundo. Para que você entenda ainda mais as razões pelas quais muitas companhias aplicam descontos imperdíveis com o objetivo de atrair clientes, listamos os dois principais benefícios dessa estratégia.

Movimentar produtos parados

Itens que estão próximos da data de validade, artigos de determinada estação do ano que já passou, marcas que ainda não são muito conhecidas, mas desejam crescer entre o público: as promoções são capazes de alavancar as vendas em todos esses casos quase num passe de mágica, sabe como?

Veja alguns exemplos de como criar promoções para cada uma dessas opções:

  • 50% de descontos em produtos lácteos que vão alcançar o prazo de validade dentro de duas semanas;
  • ofertas imperdíveis para a compra de ar-condicionado no inverno;
  • “leve três pague dois” para produtos da marca que acabou de se tornar a nova fornecedora para o mercado.

Trazer novos clientes para o supermercado

Criar promoções envolve muitas vantagens, mas uma das principais é a possibilidade de ganhar a atenção de consumidores que estão em busca dos melhores preços para fazerem suas compras.

Em épocas de crises econômicas, os clientes se tornam mais exigentes na hora das compras. Eles passam a buscar por supermercados que ofereçam os valores mais baixos ou promoções imperdíveis.

Em 2019, portanto, não perca a chance de se destacar entre a concorrência com descontos atrativos e que possam ser utilizados como impulso para fidelizar um consumidor em seu estabelecimento.

Como criar promoções para supermercados?

Não poderíamos concluir este artigo sem a parte principal, certo? A seguir, reunimos uma série de dicas que você pode utilizar no seu negócio para vender mais em 2019!

Aplique a psicologia dos preços

Determinar o valor de um produto não é tarefa fácil, pois envolve diferentes cálculos para garantir que o estabelecimento obtenha lucros sobre o item. Contudo, existe uma estratégia que permite estabelecer um preço atrativo e capaz de ajudar psicologicamente no bolso do cliente.

O preço psicológico está sendo cada vez mais usado em supermercados para influenciar os consumidores a adquirirem um produto. Trata-se de adotar algumas estratégias para fazer com que a mente do cliente entenda que o valor está mais baixo do que o esperado.

Se o preço do produto for R$ 50, mas o supermercado anunciar como R$ 49,99, o consumidor estará mais propenso a ler os dois primeiros números. Assim, a pessoa terá a sensação de que o item está mais barato, por exemplo.

Utilize o bônus dos fornecedores nas promoções

Muitas marcas, principalmente quando se trata de lançamento de produtos, fornecem brindes para os estabelecimentos. Esses itens podem ser aproveitados em ações como:

  • ''na compra de três produtos da marca XXX, ganhe de brinde um acessório para auxiliar no uso de sua nova aquisição'';
  • ''ao comprar dois produtos da marca YY, receba 500 ml grátis''.

​Crie bons cartazes

A propaganda é a alma do negócio, portanto divulgar as promoções é tão importante quanto planejá-las. Colocar cartazes dentro de um supermercado é essencial para que os clientes consigam visualizar as ofertas e possam ser direcionados entre as gôndolas de maneira estratégica.

Explore a internet

Estamos em uma sociedade cada vez mais conectada. Diante disso, nenhum estabelecimento pode ignorar o benefício do meio digital na hora de criar uma promoção.

As redes sociais conseguem transmitir uma mensagem em segundos para um público gigante. Sendo assim, uma boa estratégia de marketing envolve explorar o meio digital para garantir o sucesso de suas ofertas.

Faça promoções semanais

Atrair e fidelizar um consumidor não são tarefas fáceis — principalmente quando se trata de um supermercado que precisa competir com diferentes ofertas todos os dias.

Por essa razão, para garantir a preferência do consumidor, o ideal é criar uma rotina de descontos que proporcione uma vantagem diversificada todos os dias, para que ele possa optar pelo seu mercado. Alguns estabelecimentos separam cada dia da semana para a oferta de descontos em setores diferentes, como:

  • sábado e domingo — promoções nos setores de churrasco e carnes;
  • quarta-feira — descontos exclusivos no setor de FLV (frutas, legumes e verduras);
  • segunda e terça-feira — ofertas em produtos de limpeza.

A ideia das promoções semanais é utilizar a criatividade e conhecer o comportamento do seu consumidor. Dessa forma, é possível elaborar descontos atrativos para os produtos certos e nos dias em que o cliente vai buscar por tais artigos.

Portanto, podemos afirmar que criar promoções é uma estratégia extremamente eficaz quando utilizada com planejamento. Não perca tempo e comece a estudar agora mesmo as melhores ideias criativas para aplicar ofertas imperdíveis no seu supermercado e alavancar as vendas em 2019!

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