Voltar ao Blog
OperaçõesEstratégia

Conheça o Cartazeamento e como ele transforma a experiência na loja

O Cartazeamento é um processo fundamental para a comunicação de ofertas dentro da loja, e também é um processo que evoluiu muito ao longo dos anos.

O uso de cartazes para comunicar produtos, preços e promoções com destaque é uma estratégia eficiente para chamar a atenção, atrair e convencer o consumidor a comprar um determinado produto.

No entanto, o cartazeamento outrora era feito manualmente, de forma que era necessário que um cartazista profissional realizasse a manufatura de cada peça, que era uma tarefa lenta, limitada e um tanto quanto cara.

Agora imagine isso em um cenário volátil, em que os preços das mercadorias são alterados diversas vezes ao longo da semana, ou até mesmo ao longo do dia. A demanda por cartazes aumentaria, de forma que seria inviável para uma pessoa fazer tantos à mão.

Mas, ainda bem, o processo de Cartazeamento evoluiu, e hoje contamos com uma solução capaz de criar cartazes mais atrativos, informativos e eficientes de forma automatizada, possibilitando a criação em grandes quantidades.

E é justamente sobre essa solução, o Cartazeamento 4.0, que você lerá em nosso texto de hoje. Boa leitura!

Os cartazes de oferta e a experiência do cliente

No que diz respeito à experiência do cliente na loja, é essencial que a comunicação de ofertas via cartazes promocionais seja atrativa e assertiva.

O cliente de hoje não se contenta apenas em saber o nome e preço do produto. Claro, essas são as principais informações, mas existem diversas outras que podem ser exibidas de forma a fazer a diferença na decisão de compra.

Além disso, existem diversos fatores que influenciam na experiência que o consumidor tem com os cartazes de ofertas, como a distribuição de informações, as cores utilizadas, o cuidado com a poluição visual, dentre outros.

Em suma, é possível comunicar produtos e preços de forma simples e por meio de cartazes manuais, ou até mesmo menos elaborados. No entanto, a forma como o cliente receberá a informação e se ela irá despertar o desejo de compra daquele produto depende muito da forma como a oferta é comunicada.

A forma como os cartazes são criados, portanto, fazem a diferença na experiência do cliente. Fica claro que cartazes de oferta elaborados estrategicamente, considerando a assertividade e atratividade da comunicação, são capazes de impulsionar vendas e conquistar mais clientes para o estabelecimento varejista.

Como o Cartazeamento 4.0 foca na experiência do shopper

Como dissemos antes, o processo de Cartazeamento evoluiu - e muito - desde que foi criado. Hoje, estamos no que chamamos de Cartazeamento 4.0, que tem como características ser digital e focado na experiência do shopper.

Mas como, exatamente, os cartazes de ofertas podem ser feitos de forma a focar na experiência do consumidor? A solução de Cartazeamento 4.0 da Pricefy considera diversos fatores que mencionamos anteriormente, e vamos falar sobre alguns deles.

Comunicação atrativa

É importante que a comunicação realizada pelos cartazes de ofertas atraia o consumidor, e isso pode ser feito através de diversas técnicas.

Aqui não nos referimos apenas às técnicas para criação dos cartazes em si, como escolha de cores, conteúdo e imagens, mas também a outros fatores como o posicionamento deles na loja, o quanto estão visíveis e quais produtos estão sendo ofertados.

Por exemplo, um cartaz posicionado próximo ao produto ofertado, na altura dos olhos, montado de forma atrativa e sendo de um produto visado e com uma boa oferta tem grandes chances de conquistar o shopper e convencê-lo a levar aquele produto, mesmo não sendo o que ele foi procurar ali.

Padronização

Um cuidado que deve-se tomar ao criar e posicionar cartazes é o de evitar gerar poluição visual. Isso quer dizer que deve-se focar em qualidade antes de quantidade, e também que as comunicações dentro da loja devem ser harmoniosas.

Por isso a padronização da comunicação visual é tão importante! Com uma identidade visual já estabelecida para comunicar ofertas, você torna a experiência de olhar para os cartazes mais agradável e fácil de entender.

O excesso de cartazes também é uma preocupação a se ter. As etiquetas já existem para comunicar o preço e descrição dos produtos, então os cartazes devem ser reservados para os produtos que você deseja colocar em evidência, seja por ser um produto muito procurado, seja por estar com uma promoção importante.

Conteúdo estendido

Aqui vem o grande diferencial do Cartazeamento 4.0, que faz com que o cliente sinta-se ainda mais atraído pelo produto que você está ofertando.

Saber o nome e o preço do produto é indispensável para o cliente comprar, mas existem informações adicionais que podem ser inseridas nos cartazes de ofertas de forma a gerar - ou mesmo ampliar - o desejo do cliente pelo produto ofertado.

O conteúdo estendido nos cartazes carrega uma série de coisas que podem ser interessantes e atrair o shopper, como avaliações, informações sobre sua composição, sua história, QR Codes, dentre outros.

Ao ter mais informações sobre o produto, o cliente tende a confiar mais em sua qualidade e no fato de que ele vai suprir um desejo ou necessidade que ele tenha naquele momento.

O cartazeamento e a experiência do colaborador

Quando falamos em transformar a experiência na loja, nos referimos à loja como um todo, tanto para o cliente quanto para o colaborador.

No que diz respeito ao processo de cartazeamento, mesmo a criação digital de cartazes pode vir a ser uma tarefa demorada e trabalhosa, uma vez que em uma mesma loja pode existir uma alta quantidade de cartazes, e elaborá-los um por um pode levar um tempo.

Esse tempo demanda energia do colaborador, que ocupará seu dia de trabalho com essa atividade e isso pode afetar a sua disponibilidade para atender bem os clientes e realizar suas demais tarefas.

Quem é varejista sabe, por exemplo, o problema que é ter reclamações de divergências de preços entre gôndola e caixa, tanto pelo impacto financeiro quanto pela percepção que o consumidor que tem esse problema passa a ter pela loja. Com o Cartazeamento 4.0, isso deixa de ser um problema!

Como o Cartazeamento 4.0 simplifica o cotidiano operacional

A experiência do colaborador é de extrema importância para viabilizar boas entregas e resultados. Um funcionário que está cheio de demandas dificilmente consegue tempo e energia para fazer outras entregas com qualidade.

Aqui, então, entra a importância da automação de processos operacionais, como é o caso do Cartazeamento 4.0. Com ele, o colaborador não precisa se preocupar em ficar criando cartazes para cada atualização de ofertas que ocorre na loja.

Isso porque a solução é integrada aos principais ERP’s do mercado. Ou seja, quando as informações sobre produtos e ofertas são atualizadas no sistema, uma nova remessa de cartazes é criada com as informações atualizadas de todos os produtos e enviada para impressão.

Dessa forma, o varejista não apenas economiza o tempo e trabalho do colaborador que criaria, um por um, aqueles cartazes, como também elimina erros como divergência de preços entre gôndola e caixa, uma vez que as informações são atualizadas pela integração.

Redução de custo por meio de locação de impressoras

Um grande diferencial que a solução de cartazeamento da Pricefy tem sobre seus concorrentes é o fato de oferecer o serviço de locação de impressoras.

A Pricefy faz parte da Selbetti, a maior de outsourcing em TI do país e, portanto, oferece a possibilidade de reduzir custos de investimento em um equipamento próprio por meio de aluguel de impressoras, que é incluso e opcional na solução de Cartazeamento 4.0.

E mais! O serviço de locação de impressoras é viável independente do tamanho do seu negócio ou de onde ele está localizado, visto que temos mais de 85 mil equipamentos disponíveis e mais de 800 técnicos espalhados por todo o Brasil para realizar atendimento e manutenção.

Conclusão

É perceptível a diferença que uma solução eficiente, ágil, atrativa, automatizada e integrada para o processo de cartazeamento faz no varejo.

Diversas lojas e redes já se beneficiaram e continuam se beneficiando da solução de Cartazeamento 4.0 da Pricefy, que agora está em fase de relançamento e trazendo ainda mais possibilidades de transformar a experiência na loja.

-

Quer o Cartazeamento 4.0 na sua loja? Clique aqui e fale com um de nossos consultores!

Assine nossa Newsletter

Fique por dentro das novidades de tecnologia para o mercado de Varejo
Assinatura realizada com sucesso!
Oops! Deu algo errado com a sua inscrição.