Entenda a relação entre os cartazes de venda e a decisão de compra no PDV

Entenda a relação entre os cartazes de venda e a decisão de compra no PDV

Pricefy

8/1/2019

This is some text inside of a div block.
September 3, 2021
This is some text inside of a div block.

O ponto de venda (PDV) é o ambiente no qual os produtos são disponibilizados para o consumidor — e que pode influenciar a decisão de compra. Dessa forma, é fundamental utilizar estratégias e ferramentas de comunicação para estimular a compra e potencializar os efeitos positivos dessa aquisição, como os cartazes promocionais.

Para que você tenha uma perspectiva mais ampla sobre como os cartazes de venda se relacionam como o PDV, preparamos este post. Acompanhe a leitura para conferir!

Qual é a função dos cartazes de venda no PDV?

Os cartazes de promoção no PDV são uma das ferramentas de marketing sensorial mais utilizadas no varejo por causa do custo-benefício que oferecem. Além disso, esses materiais proporcionam três grandes benefícios:

  • dirigem-se aos clientes que estão no estabelecimento com a intenção a de comprar;
  • podem ser testados e substituídos com muita facilidade e baixo custo;
  • comunicam as ofertas de maneira direta e sucinta, contribuindo diretamente como o aumento do ticket médio.

Por que os cartazes de venda são ótimas ferramentas de marketing?

Você já ouviu falar em merchandising? Pois bem, trata-se de uma metodologia utilizada para construir relacionamentos emocionais entre a marca e o consumidor, levando em consideração elementos de comunicação voltados para a identidade visual do negócio, utilizados para dar destaque principalmente ao primeiro contato com o cliente e com o estabelecimento.

Esse é um conceito de marketing bastante amplo e envolve todos os procedimentos necessários para colocar um produto no mercado, seja uma estratégia ou um material promocional — como um cartaz de compra — que trará uma visibilidade mais abrangente e poderá influenciar de maneira positiva no poder de decisão de compra do público-alvo.

Como utilizar os cartazes de venda para influenciar a decisão de compra no PDV?

Agora que você já tem uma perspectiva mais clara sobre a relação dos cartazes de promoção com o PDV e de que forma elas influenciam na decisão de compra, mostraremos alguns pontos importantes para trabalhar suas estratégias.

Utilize um layout que se comunique com o público

Como em qualquer estratégia de marketing, é fundamental utilizar o perfil do público-alvo do negócio e suas devidas necessidades como parâmetro para trabalhar a linguagem utilizada na comunicação.

Isso se aplica a materiais audiovisuais, digitais e também aos cartazes de promoção, que são ferramentas especificamente visuais usadas em estabelecimentos físicos.

Todos os elementos que irão compor os cartazes devem ser pensados para que o consumidor se identifique e dê atenção ao que está sendo comunicado, desde a escolha das cores, tipo da fonte e outras características visuais. Falaremos mais sobre isso no próximo tópico.

Saiba trabalhar as cores e tipologia

Utilizar as cores dos cartazes promocionais de maneira adequada pode fazer toda a diferença para que uma estratégia seja bem sucedida. O mais tradicional formato utilizado é o amarelo de fundo com o texto em preto e isso não é por coincidência. A intenção é legibilidade à leitura por meio do contraste de cores, ainda que em tamanho pequeno.

No entanto, essa combinação não é uma fórmula secreta para o sucesso, pois não é adequada a todos os tipos de produtos e estabelecimentos. Cores fortes como o vermelho e o amarelo são muito comuns em supermercados, mas podem dar uma ideia equivocada de "barato" se forem utilizadas em cartazes de venda na seção dos eletrônicos, por exemplo.

O mesmo cuidado deve ser tomado com a tipografia, também conhecida como a "fonte da letra". É importante que a tipografia seja adequado ao tipo de produto ofertado. Itens mais baratos, em geral, podem ser anunciados com letras mais despojadas e informais. Enquanto produtos gourmet ou mais sofisticados exigem letras mais trabalhadas.

Independentemente de qual seja a proposta que você pretende trabalhar para influenciar na decisão de compra com cartazes, evite fontes muito complexas, do tipo que só podem ser compreendidas em tamanho muito grande. Afinal, nem todos os consumidores verão os cartazes de perto, e a intenção é comunicar de maneira simples, rápida e eficiente.

Saiba posicionar os cartazes no ambiente de venda

Outro aspecto fundamental que deve considerado em uma estratégia promocional que utiliza cartazes de venda é a disposição do ambiente físico da loja. Ou seja, o PDV em si.

De nada adianta desenvolver ótimos cartazes de promoção se eles não forem posicionados corretamente no ponto de venda, não é mesmo? A intenção é que esses materiais possam ser visualizados a qualquer distância, de modo que a mensagem seja compreendida pelo interlocutor.

Sendo assim, evite posicionar cartazes atrás de gôndolas ou em pontos cegos. É fundamental que os cartazes estejam posicionados dentro do campo de visão de quem circula pelo estabelecimento.

Mantenha o PDV organizado

Por falar na organização dos cartazes no PDV, é muito importante também que o ambiente esteja devidamente organizado, pois quando se trata de identidade visual, o assunto não se resume apenas aos materiais gráficos e elementos de comunicação da marca, como as cores e o logo do estabelecimento.

A identidade visual de uma empresa é tudo que ela apresenta aos seus clientes, inclusive nas características físicas do ponto de venda e na experiência que o consumidor tem enquanto está dentro da loja.

Dito isso, trabalhe na iluminação do PDV. Um ambiente escuro, além de transmitir uma mensagem negativa de maneira implícita na mentalidade dos clientes, também ofusca a mensagem transmitida nos cartazes de venda.

Também é recomendado deixar o lugar sempre organizado. Disponha as gôndolas de modo que não afete o fluxo de passagem dos consumidores. Deixe o local sempre organizado, arejado e limpo, pois esses aspectos contribuem, de uma maneira geral, com uma experiência de compra bastante positiva.

Como você pode conferir neste artigo, os cartazes de venda têm uma relação direta com a decisão de compra no PDV. É fundamental saber como trabalhar suas estratégias de marketing de maneira precisa e eficiente.

Por isso, o primeiro passo é conhecer o público-alvo do estabelecimento, pois esse é o parâmetro principal para que todos os pontos de suas ações promocionais sejam bem desenvolvidos.

Ainda existe alguma questão que você não entendeu sobre como os cartazes de promoção influenciam no poder de decisão de compra no PDV? Quer saber mais sobre como podemos ajudar? Então, entre em contato com a gente para descobrir!

Conteúdos relacionados