Voltar ao Blog
Marketing

Quer padronizar a comunicação? Conheça tipos e tamanhos de cartazes

O uso de cartazes promocionais é uma das técnicas mais eficientes — e baratas — para vender produtos no varejo. Para fazer bom uso desse meio na sua loja, é necessário entender quais são os tipos e tamanhos de cartazes e suas funções na loja.

Quer saber mais? Neste post, vamos abordar o uso dos cartazes, suas características, como usar as cores e, no fim, elencaremos algumas dicas para a criação de anúncios convincentes. Acompanhe!

Por que usar cartazes?

Mesmo com todo o apelo tecnológico que circunda os consumidores na contemporaneidade, forçando uma adaptação do varejo ao mercado, cartazes ainda são uma excelente forma de comunicação com os clientes.

De acordo com um estudo global da Nielsen, 70% das decisões de compra dos consumidores são tomadas no ponto de venda — e boa parte delas acontece por impulso.

São várias as vantagens do cartaz: baixo custo, eficiência, rapidez para confeccionar e substituir, apelo de vendas, melhor experiência de compras, dentre outras. Experimente deixar sua loja sem cartazes por uma semana e compare volume e faturamento das vendas. A diferença será cristalina.

A comunicação com o consumidor — que é a base do marketing de varejo — é fundamental para a sobrevivência de uma empresa de varejo no mercado. A comunicação visual é a forma mais eficiente para abordar os clientes e explorar uma breve janela de atenção.

Dentro da comunicação visual no varejo, diversas técnicas devem ser usadas. Além de auxiliar no processo de vendas, os cartazes podem ser exigência normativa na sua cidade — para indicar atendimento preferencial nos caixas, por exemplo.

Quando os clientes identificam as informações necessárias para o produto que estão procurando, a venda tem mais chances de ser concretizada.

Principais características dos cartazes para o varejo

Há, pelo menos, dois tamanhos considerados como padrão: o modelo com 50x30cm e o com 60x40cm. Tamanhos menores, nos padrões A4 e A5, por exemplo, também podem ser utilizados para cartazes mais próximos aos produtos.

O tamanho deve ser escolhido de acordo com o posicionamento do cartaz na sua loja. Para ser visto à distância, tamanhos maiores são mais indicados. Para seduzir o consumidor dentro de uma determinada seção de produtos, tamanhos menores cumprem o papel.

As informações contidas devem ser sucintas, suficientes apenas para que o consumidor entenda o que é o produto e qual o preço cobrado. Não podem faltar informações como valor, descrição e, em muitos casos, destaque à marca do produto.

Mas isso não impede que o varejista utilize elementos de persuasão nos cartazes. Cores, disposição das informações, descontos promocionais e precificação do item são estratégias altamente eficientes para influenciar a decisão de compra.

A criação de cartazes pode ser feita à mão por cartazistas profissionais, o que dá um certo charme ao anúncio. Mas se você busca praticidade, agilidade e padronização, há plataformas online que facilitam esse processo.

O uso de imagens pode ser útil em alguns casos, porque ajudam a identificar o produto em uma fração de segundo. Mas esse artifício não é exigido em todas as ações promocionais e, em alguns casos, pode atrapalhar mais do que ajudar.

Já a marca da sua loja e a identidade da campanha promocional devem constar no cartaz, porque fazem parte da estratégia de comunicação visual e ajudam o consumidor a identificar sua marca no meio de um turbilhão de informações.

A função das cores

Pode não parecer, mas as cores, quando bem utilizadas, têm um forte poder de influência sobre os clientes. Não é à toa que as mais utilizadas em cartazes promocionais são o preto, o vermelho e o amarelo.

Além do destaque, elas proporcionam sensações como urgência, alerta, otimismo, ânimo, desejo ou até mesmo apetite. Tudo isso se processa em um nível psicológico subconsciente, deixando o consumidor menos resistente à informação.

Essas características fazem com que as cores sejam aliadas de primeira hora do varejista na hora de criar cartazes persuasivos.

Tipos mais comuns de cartazes

Cartaz simples

O bom e velho feijão com arroz de cada dia: descrição do produto e preço em destaque, de preferência com cores diferentes. Se a promoção tiver um período de vigência, o prazo pode ser um bom gatilho para as vendas, assim como a limitação do estoque.

Cartaz com imagem

Às vezes, é difícil para o consumidor identificar um produto apenas de acordo com a descrição. Mesmo que a marca esteja em destaque, diversos modelos podem estar espalhados pela prateleira, o que cria confusão na hora da escolha.

Nesse caso, o uso parcimonioso de imagens pode solucionar o problema. É o caso de vinhos, por exemplo, que são identificados pelo rótulo. Uma imagem pode evitar o trabalho do consumidor de elencar características como teor alcoólico, se é tinto ou branco, seco ou suave.

Cartazes de eventos especiais

Se a sua loja realiza promoções periódicas, como saldão de eletrodomésticos, datas comemorativas, ou até mesmo adere à Black Friday, cartazes diferenciados podem ser mais eficientes do que os padronizados.

Para dar ênfase ao evento e puxar esse gatilho de vendas, o indicado é oferecer algo que vá além do básico. Para isso, é necessário adequar o visual, inserir imagens e identificar a promoção como parte do evento.

Você pode aproveitar e criar opções de fidelização pelo próprio cartaz. Afinal, promoção é diferente de desconto, e o melhor cliente é aquele que volta.

Dicas para criar bons cartazes

Use apenas informações necessárias

Quando se trata de cartazes promocionais, menos é mais. Evite encher o anúncio de informações que você julga úteis, mas que os clientes nem vão perceber. Um cartaz deve ter apenas o necessário para disparar o desejo de consumo.

Essa dica também vale na hora de hierarquizar as informações. Cores, tamanhos e espaços no cartaz são critérios que você pode aplicar para informações mais e menos importantes.

Fique atento à legibilidade

Se você escolheu um formato grande de cartaz e encheu de letras pequenas, tenho uma má notícia: não vai convencer ninguém. Para serem lidos de longe, esses cartazes precisam ter informações visíveis.

Seja cauteloso na hora de escolher fontes, mesmo que isso signifique aderir ao velho padrão. Deixe que o design da sua marca diferencie a promoção. A informação para o cliente deve ser pura e simplesmente legível.

Não encha sua loja de cartazes

Se tudo é destaque, nada é destaque. O excesso de informações para os clientes pode ser tão prejudicial quanto a ausência delas. Use cartazes de forma ponderada para não obstruir os canais de comunicação entre sua loja e os consumidores.

Automatize

Em supermercados e alguns segmentos do varejo, as promoções e descontos são adotados em uma base diária, o que requer agilidade na confecção dos cartazes. Essa velocidade pode levar a erros básicos se você não usa um sistema automatizado.

Há opções de serviços que suprem essa necessidade, dentre os quais destacamos o app Pricefy. Com ele, você pode criar e imprimir cartazes rapidamente, além de ter uma ajuda na hora de adaptar a comunicação visual.

Use estratégias eficientes de precificação

Um cartaz não faz milagres, apenas comunica uma mensagem. Por trás dele, é necessário haver uma série de estratégias, dentre elas a precificação.

Há maneiras clássicas de convencer os clientes usando números — como reduzir alguns centavos no preço cheio ou pôr uma risca no preço original e destacar o preço promocional.

Tudo é válido se o cliente não se sentir enganado e se o desconto for financeiramente responsável para o varejista. Já houve casos em que um dígito a menos gerou um prejuízo enorme para lojas.

Mesmo na era digital, cartazes são uma das melhores tecnologias do varejo na hora de atrair o consumidor e estimular a venda. Se o varejista conhece os tipos e tamanhos de cartazes e sabe como aplicá-los, tem tudo para celebrar recordes de faturamento.

Para não errar a mão na confecção de cartazes, conheça os quatro principais erros que você deve evitar na hora de criar anúncios promocionais.

Assine nossa Newsletter

Fique por dentro das novidades de tecnologia para o mercado de Varejo
Assinatura realizada com sucesso!
Oops! Deu algo errado com a sua inscrição.