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Tecnologia e modernização dentro da loja: conheça as etiquetas eletrônicas!

O uso de tecnologias - como as etiquetas eletrônicas - para transformar a experiência dentro da loja não chega a ser uma novidade. Ferramentas como os ERP’s, self checkout e big data já são usadas nas lojas há alguns anos.

Essa modernização dos pontos de vendas tornou-se ainda mais abrangente após o período de isolamento social provocado pela pandemia do coronavírus. Não que ela teve efeito negativo em todos os varejos - os supermercados e farmácias, por exemplo, continuaram abertos por configurarem serviços essenciais.

O ponto aqui é que, mesmo que não tenham sido obrigados a fechar as portas, também foram afetados pela necessidade de transformação digital causada pela pandemia. Isso porque o consumidor mudou e adquiriu novos hábitos, principalmente no que diz respeito às interações digitais com as lojas e marcas.

Neste artigo, você terá uma reflexão sobre o papel da tecnologia no varejo atual e conhecerá a nova e acessível solução que torna suas comunicações de produto e preço mais assertivas: as etiquetas eletrônicas. Boa leitura!

O digital como complemento ao físico, e não como substituto

Por não poderem abrir as portas para receber o público, muitos varejistas precisaram se reinventar espontaneamente de forma a conseguir realizar suas vendas no mundo digital, o que obrigou as lojas a investirem no omnichannel.

O problema é que, mesmo que seja possível criar um ambiente digital para vender os produtos, a experiência de compra no mundo digital é diferente. Não entraremos no mérito de julgar se é melhor ou pior, uma vez que isso é distinto para cada indivíduo, mas definitivamente são experiências diferentes.

Com esse acontecimento, muito se sondou por aí que “o varejo físico iria morrer”. Por ironia do destino, o que aconteceu foi muito pelo contrário! O varejo físico saiu da pandemia ainda mais fortalecido e, portanto, com novas necessidades.

A Era da Experiência na Loja

Como dito anteriormente, a experiência de compra na loja física é diferente da loja digital, e com o fim do isolamento social esse passou a ser o foco do varejo: a experiência. Sim, estamos na Era da Experiência, e hoje é uma necessidade investir em inovações e tecnologias que tornem a experiência dentro da loja mais agradável.

E quando falamos em experiência agradável, não nos referimos apenas às belezas e praticidades que o cliente pode encontrar dentro da loja, mas ao processo de compra dentro da loja como um todo.

Atendimento, impacto por comunicações, facilidade de acesso às informações, preço, pagamento, ofertas e outros fatores também contribuem para aprimorar a experiência na loja.

Tudo isso é regido por uma espécie de reação em cadeia, cujo entendimento é de suma importância para prosseguirmos com o texto.

Entendendo o que engloba experiência na loja

O primeiro ponto importante a se entender é que proporcionar uma boa experiência para o cliente na loja é um objetivo, e não um meio. Existem diversas formas de se alcançar esse objetivo, e é primordial entender que uma loja bem arrumada é o alicerce para a boa experiência do cliente.

E por “loja arrumada”, não nos referimos apenas à limpeza e organização da loja (embora sejam fatores de suma importância). Nos referimos aqui, também, às pessoas que ali trabalham e que vão receber esse cliente para contribuir com essa experiência.

A jornada de compra do cliente

Imagine que, por exemplo, o cliente entra na sua loja e encontra um ambiente impecavelmente limpo e organizado. Isso gera uma impressão positiva nele. No entanto, os colaboradores da loja estavam extremamente atarefados por terem um alto volume de etiquetas de preço para atualizar, e isso interferiu no atendimento.

A falta de tempo e energia gerada por atividades operacionais cotidianas levaram o colaborador a oferecer um atendimento com qualidade abaixo da esperada. Além disso, o excesso de tarefas fez com que restasse pouco tempo para o atendente conhecer mais sobre os produtos e, consequentemente, ele tinha pouco a dizer quando o cliente pediu mais informações.

Além disso, quando ele enfim escolheu o produto que ia levar, percebeu mais um ponto desagradável quando chegou ao caixa: o preço do produto estava diferente daquele comunicado na gôndola. Isso foi resolvido cobrando o preço ofertado na gôndola, mas convenhamos que gerou um atrito desnecessário.

Afinal, o que é realmente um diferencial na loja?

Vamos refletir, então: a loja estava impecavelmente limpa, a música ambiente era agradável e os itens estavam bem organizados. Mesmo com tudo isso, a experiência foi boa? Esse cliente saiu com uma impressão positiva ou negativa da loja?

Perceba que os fatores mais importantes para definir a experiência do cliente como boa ou ruim foram além do aspecto do ambiente, e sim para a relação do cliente com o colaborador. O que mais contribui para essa experiência é o bom atendimento, o bom relacionamento e uma compra sem atritos.

Percebe como a tecnologia seria um fator determinante nesse ponto? Se houvesse, dentro dessa loja, uma solução capaz de atualizar automaticamente essas etiquetas em pouco  tempo, aquele colaborador não estaria tão atarefado e teria tempo sobrando para o que realmente importa: atender bem o cliente e conhecer mais sobre o que vende.

Ou seja, quando mencionamos que a experiência na loja é uma reação em cadeia, é exatamente sobre isso que falávamos. Proporcionar uma boa experiência na loja para o colaborador é essencial para garantir uma boa experiência para o cliente.

A tecnologia para além da modernização

Podemos concluir aqui, então, que a busca por tecnologia vai além de apenas modernizar o ponto de venda. A tecnologia no varejo tem, também, o papel de realizar de forma automática funções que tomariam um tempo excessivo dos colaboradores da loja, ao mesmo tempo em que eliminam atritos.

Dessa forma, a experiência na loja será de excelência. E é aí que entram as etiquetas eletrônicas.

Conheça as novas etiquetas eletrônicas!

As etiquetas eletrônicas são uma nova solução que proporciona os três principais pontos que citamos neste texto:

  • modernização e atratividade da loja;
  • automação de atividades que gastam tempo do colaborador; e
  • eliminação de atritos comuns com o cliente, como informações divergentes entre gôndola e caixa.

Elas são completamente integradas aos principais ERP’s utilizados no mercado e podem ser atualizadas de forma dinâmica e inteligente, podendo-se alterar produtos, preços, promoções e muito mais de centenas de etiquetas em questão de segundos.

Ou seja, precisa atualizar preços? Basta atualizar no ERP que as etiquetas são atualizadas automaticamente, sem necessidade de reposição. Adeus divergências de preços entre gôndola e caixa! Olá jornada de compra do cliente mais satisfatória e sem atritos!

Etiquetas eletrônicas: acessíveis, modernas e eficientes

E mais! Você deve estar pensando “uma solução dessas, por ser eletrônica, deve custar uma fortuna”. Mas, não! As etiquetas eletrônicas são econômicas e acessíveis para qualquer varejista. Ou seja, com ela qualquer empresa tem acesso a uma tecnologia de ponta sem precisar investir um alto valor na aquisição.

Isso porque o software é fornecido em pacote junto com a locação das etiquetas por um preço acessível, e portanto não é necessário comprar centenas de etiquetas eletrônicas. Além disso, é ainda mais indicado alugar essas etiquetas, uma vez que, quando compradas, elas não podem ser substituídas quando são lançadas novas versões dela.

E por fim, mas não menos importante, as etiquetas eletrônicas são personalizadas. Há diversas opções de tamanho e cores, e não é preciso se preocupar com a energia, uma vez que elas têm baterias que duram até 5 anos. 

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