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MarketingEstratégia

3 conceitos de comunicação visual para divulgar uma oferta com sucesso

Trabalhar com ofertas exige planejamento e organização, para que ela funcione bem, na prática. A definição dos produtos que serão colocados em promoção, bem como os valores cobrados, são etapas executadas após muito estudo dos setores responsáveis. Mas, onde entra o marketing nesta estratégia? Para divulgar uma oferta com sucesso é fundamental trabalhar bem a comunicação como um todo, sobretudo a parte gráfica!

Cartazes, etiquetas e outros elementos são cruciais no funcionamento de uma loja, não apenas nas promoções. Porém, para que as ofertas funcionem bem, trabalhar esses elementos com excelência é indispensável para se ter um bom resultado. Portanto, cartazes e etiquetas chamativos e corretos do ponto de vista visual podem ser o que vai direcionar o comportamento de compra do cliente.

Entender alguns conceitos de design é um conhecimento valioso, não só para profissionais de comunicação. Colaboradores da área de pricing podem monitorar o seguimento de seu trabalho pela boa exposição, ou não, dos preços. Assim como os gestores, claro, precisam adquirir uma boa noção do que é mais produtivo para monitorar o trabalho de sua equipe de marketing.

Neste post, você vai conhecer 3 conceitos de comunicação visual para divulgar uma oferta com sucesso. A partir destas dicas será possível adquirir uma visão mais apurada sobre cartazeamento e etiquetagem. Portanto, lápis e caneta na mão para aprender um pouco mais sobre design e executar uma comunicação eficiente em sua loja!

1) Profissionalize sua marca com uma identidade visual bem executada

Sua loja precisa de uma identidade visual para divulgar uma oferta com sucesso! Este é um dos conceitos prioritários para quem quer trabalhar bem a comunicação e vender mais.

A identidade visual é um conjunto de padrões de design que diferenciam uma marca das outras. Na prática, é um pacote com o logo e suas formas de aplicação, fontes, cores, formas, ícones e outros elementos que são aplicados em diversas peças da empresa. Estes padrões são aplicados em panfletos, site, rede social, cartazes e outros materiais que pertencem à marca. 

A aplicação da identidade visual pode parecer algo subjetivo, mas produz efeitos positivos para a marca no subconsciente das pessoas. Se uma loja segue padrões visuais, sobretudo quanto são de boa qualidade, isso é percebido de alguma forma pelos consumidores, e certamente a percepção deles sobre a marca será mais positiva. 

Os cartazes de promoção, bem como as etiquetas e outras peças usadas para comunicar ofertas também devem seguir uma identidade visual. Isso não quer dizer que tudo deva ter as mesmas cores, mas diferenciar produtos, e suas promoções específicas, por categorias, pode ser um bom método de comunicação para estas ofertas. Facilita a compreensão do cliente, passa segurança e confiabilidade!

2) Gestalt: a teoria que é crucial para divulgar uma oferta com sucesso!

A palavra pode parecer estranha, sobretudo para quem não é da área de design. Entretanto, aprender sobre Gestalt é fundamental para quem busca usar os conceitos de comunicação visual para otimizar as vendas e divulgar uma oferta com sucesso! Esta teoria procura explicar a compreensão de objetos a partir de suas partes individuais.

A Gestalt parte do princípio de que o olho humano percebe, primeiro, um objeto como inteiro, para depois compreender suas partes específicas. A partir do estudo dessa dinâmica, ao aplicar a Gestalt no design gráfico, a intenção é trabalhar bem o encaixe dos elementos individuais para que a soma deles, ou seja, o objeto por inteiro, tenha melhor legibilidade!

Estes princípios contribuem para que o design de uma peça seja mais coeso. A busca deve ser por unir elementos que se comuniquem bem entre si, e que tenham bom encaixe, para que o grupo formado por eles seja o mais harmônico possível. Existem 6 leis básicas da Gestalt: semelhança, proximidade, continuidade, pregnância, fechamento e unidade.

É imprescindível organizar bem os elementos gráficos nas peças. Por exemplo: o tamanho e o estilo da fonte utilizada para descrever o produto deve ser coerente com os mesmos fatores utilizados para comunicar o preço. Estas leis, quando bem aplicadas em cartazes, etiquetas ou panfletos, contribuem para facilitar a leitura do cliente e, portanto, divulgar uma oferta com sucesso!

3) Entenda como utilizar a tipografia certa para uma boa comunicação das ofertas

E já que falamos de tamanho e estilo de fontes, vamos fechar as dicas com outro conceito importantíssimo na comunicação visual: a tipografia! Ao utilizar as redes sociais, ler um livro ou conferir um panfleto é possível identificar que os textos são apresentados com diferentes estilos de letras. Na comunicação visual, as letras são conhecidas como fontes (ou caracteres) e existe uma infinidade de estilos visuais diferentes para elas!

A tipografia é um dos pilares do Design Gráfico e compreendê-la é fundamental para produzir ou monitorar os padrões visuais de uma loja. As letras, ou tipos, podem ser impressas em uma arte com diferentes formatos e padrões visuais e a tipografia faz o estudo, a criação e a aplicação destes conceitos. 

O fator mais importante da tipografia, além destas 3 etapas, é seguir lógicas diferentes para cada contexto. Portanto, deve-se escolher o melhor tipo, fonte, ou estilo de letras para a ocasião. Fontes com serifa, por exemplo, podem funcionar para textos mais longos, contudo, não são as melhores para transmitir mensagens mais curtas, como acontece nas ofertas. 

A hierarquização visual também é uma função da tipografia. O estilo de fonte utilizado para o título da oferta precisa ser diferente do preço, por exemplo. Ainda nesta linha, não faz sentido utilizar uma fonte mais fina posicionada acima de um texto em que foram utilizadas letras mais grossas.

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