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Estratégia

Melhore seus resultados com ofertas internas no varejo

As promoções têm um papel chave na gestão do varejo. Além de aumentar as vendas e atrair os clientes, elas são fundamentais para o sucesso de processos administrativos de uma loja. Por isso, métodos como as ofertas internas precisam ser valorizados.

O varejo lida com alguns desafios, como o excesso de produtos no estoque, ou mercadorias próximas do prazo de validade. Além disso, é necessário gerenciar as ofertas de forma que a loja consiga praticar preços competitivos em relação à concorrência.

Neste texto, você vai saber como as ofertas internas ajudam a superar esses obstáculos e gerar promoções atrativas com sucesso ao longo de todo o processo. Boa leitura!

O que são as ofertas internas?

Embora as promoções no varejo geralmente sejam definidas pelo setor comercial da loja, existem outras possibilidades estratégicas para a execução deste processo. As ofertas internas têm algumas características singulares e estão entre essas opções.

O time de operação possui um conhecimento abrangente de pontos cruciais para o funcionamento da loja, como o controle de estoque. Permitir que esses profissionais possam sugerir ofertas traz benefícios importantes para a gestão do varejo.

Se a loja estiver com estoque muito alto de produtos, por exemplo, a equipe que trabalha diretamente com esse setor tem condições de avaliar a situação com mais rapidez e conhecimento. Assim eles poderão sugerir promoções que deem vazão às mercadorias!

Dessa forma, as ofertas internas ajudam a evitar o desperdício de produtos, entre outras vantagens que você vai conhecer a seguir.

Ofertas internas no varejo: por que usar?

Para que as ofertas internas funcionem é necessário seguir um planejamento e contar com métodos bem definidos. Sendo assim, a loja ganha um novo potencial de vendas e competitividade no mercado. O foco é oferecer as melhores ofertas e alavancar as vendas.

Conheça os principais motivos para usar as ofertas internas no varejo!

Gestão do estoque

Como citamos acima, os profissionais diretamente ligados à gestão de estoque são primordiais para ofertas internas de sucesso. Eles são capazes de identificar produtos que estão em excesso no estoque e projetar as mercadorias que precisam entrar em promoção.

Outra possibilidade é identificar aqueles produtos que estão muito próximos da data de vencimento e precisam ser vendidos rapidamente. Esse processo evita o desperdício de mercadoria, o que pode significar um prejuízo financeiro significativo!

Produtos parados no estoque, e sobretudo mercadorias muito próximas da data de validade são riscos que devem ser eliminados na gestão do varejo. Portanto, é crucial dar à equipe de operação da loja a autonomia de sugerir ofertas ao time responsável.

Preço e competitividade

Além de evitar o desperdício de produtos, existem outros motivos para praticar as ofertas internas no varejo. Elas podem ser fundamentais para garantir uma maior competitividade no mercado, sobretudo quando se fala em preço.

A equipe operacional da loja também pode ser treinada para identificar produtos que estão em promoção em estabelecimentos concorrentes. Assim, esses profissionais podem sugerir a rebaixa de preço em determinadas mercadorias, para aumentar o potencial competitivo!

Ao expandir as fontes de sugestão das ofertas o varejista consegue melhorar a performance deste processo. Se ganha muito mais velocidade e agilidade na criação de campanhas e promoções que vão aumentar as vendas e conquistar novos clientes.

Integração e performance dos setores

Um dos principais benefícios das ofertas internas é aproveitar melhor os recursos humanos da loja, integrar setores e potencializar as capacidades profissionais dos colaboradores.

Isso acontece porque, ao permitir que o time operacional da loja faça sugestões de ofertas, o setor comercial não fica sobrecarregado!

Portanto, todas as áreas do estabelecimento passam a trabalhar para identificar boas possibilidades de ofertas. E isso é feito com a integração de diferentes habilidades e conhecimentos, que aumentam as chances de cumprir as metas, além de melhorar a qualidade de monitoramento do desempenho das ofertas.

Como a tecnologia pode otimizar as ofertas

Falamos sobre como a integração entre os profissionais de cada setor da loja pode melhorar a performance das ofertas no varejo. No entanto, para que isso funcione na prática é necessário trabalhar com a integração dos sistemas e soluções tecnológicas que garantem uma gestão bem sucedida.

De nada adianta identificar boas possibilidades para realizar promoções, se todo este processo não estiver integrado.

Portanto, as ferramentas de criação de ofertas precisam estar integradas aos sistemas de gestão do varejo. Isso garante um monitoramento mais completo sobre os produtos, seus prazos de validade e quantidade em estoque.

Os sistemas de gestão permitem que o processo de desenvolvimento das promoções seja mais detalhado, automatizado e apresente melhores resultados.

Contudo, depois de criar ofertas internas, ainda é indispensável contar com tecnologias para que as promoções façam sucesso com o consumidor.

Hoje, o varejista tem acesso a muitas ferramentas que asseguram, por exemplo, um maior potencial de comunicação das promoções.

Não basta desenvolver ofertas com os melhores produtos e preços atrativos. O varejo precisa garantir que essas promoções atraiam os clientes no ponto de venda e os convença a realizar a compra!

E se abordarmos as ofertas no varejo, é imprescindível falar da definição dos preços dos produtos. Clique e conheça as principais formas para se criar uma estratégia de precificação no varejo!

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