5 dicas para criar um bom layout para loja de eletrodomésticos
Marketing de Varejo

5 dicas para criar um bom layout para loja de eletrodomésticos

Pricefy

24/9/2018

This is some text inside of a div block.
April 30, 2021
This is some text inside of a div block.

Talvez você já tenha ouvido falar que 90% das pessoas viram à direita assim que entram em uma loja. Embora seja difícil prever o que uma pessoa específica vai fazer, o comportamento dos consumidores segue padrões, afetados pelo layout, ou seja, a forma como as prateleiras, balcões e produtos estão dispostos. A mesma ciência vale para o layout de loja de eletrodomésticos.

Pesquisas do varejo mostram que o layout da loja influencia na captação de clientes na decisão de compras e na lucratividade dos estabelecimentos.

Neste post, você entenderá o porquê. Em seguida, conhecerá cinco dicas para fazer um layout mais eficiente. Vamos começar?

Importância do layout de loja de eletrodomésticos

O fundador do Walmart, Sam Walton (1918-1992), aprendeu cedo que o ambiente físico da loja afeta a forma como os clientes interagem com as mercadorias e, consequentemente, quanto dinheiro eles gastam. É uma lição valiosa, já que o Walmart é hoje a maior empresa do mundo em receita.

Pense em lojas nas quais você teve experiências boas e ruins. O que torna um ambiente agradável e convidativo? O que têm em comum aquelas lojas que, logo que entramos, dão vontade de ir embora? São essas perguntas que o layout de loja quer responder.

5 dicas para melhorar o layout de loja de eletrodomésticos

Nesta seção você conhecerá algumas dicas simples para tornar sua loja mais atraente. Confira!

1. Invista em uma boa vitrine

Muitos pequenos varejistas não são adeptos das vitrines, esperando que os clientes olhem diretamente para a loja. Mas, as vitrines são as "janelas" do estabelecimento. Um display e uma promoção convidativas podem atrair mais clientes.

2. Seja adepto da proposta "menos é mais"

Associamos a ideia de espaço à riqueza. Se uma loja ou vitrine está abarrotada de itens, isso os desvaloriza; parecem baratos e sem importância.

Um bom layout destaca menos itens. Isso também facilita ao cliente entender as características e vantagens de uma máquina de lavar roupa ou geladeira, por exemplo. Cada eletrodoméstico já envolve muita informação, então é melhor que a loja mostre menos opções.

3. Preste atenção nas cores

As cores comunicam muito e são percebidas antes de qualquer número ou texto. Um bom layout de loja usa poucas cores e suas variações, de acordo com a estratégia da loja. Em geral, lojas de eletrodomésticos usam azul, branco e cinza, que transmitem pureza, calma e elegância. O azul é a cor mais associada a bens de tecnologia e informática, enquanto o branco e o cinza são reservados à "linha branca". Amarelo e vermelho podem ser reservados aos cartazes com promoções.

4. Use os espaços vazios

Existe uma "zona de descompressão" que é a entrada da loja. A partir desse local, o cliente costuma olhar para a direita, mas não presta atenção no que está perto dele. Portanto, permita que a entrada fique razoavelmente vazia, dando espaço e conforto para o cliente entrar e olhar melhor as mercadorias. Da mesma forma, longos corredores ou prateleiras sem interrupção são cansativos. Vale a pena deixar espaços para melhorar a circulação.

5. Permita a interação com os eletrodomésticos

Eletrodomésticos são produtos caros e cada vez mais sofisticados. São itens que guardarão nossos alimentos, lavarão as nossas roupas e farão parte dos momentos em família. O cliente precisa de tempo e espaço para tocá-los, imaginar como caberiam dentro de casa, entender suas funções etc.

Assegure-se de que o layout deixou espaço para abrir a porta da geladeira, alcançar o painel de cada máquina e assim por diante. Um cliente que consegue interagir com o produto ganha confiança e, consequentemente, tem mais chances de comprar.

O layout de loja de eletrodomésticos é tão importante quanto em outros varejos. Cuidados simples com a disposição de produtos, cartazes e balcões podem tornar a loja mais atraente, aumentar o tempo que os clientes passam dentro dela e gerar mais vendas. É só começar a aplicar estas dicas e depois medir os resultados.

Achou este post interessante? Então, compartilhe-o nas suas redes sociais para que seus amigos e contatos no varejo também possam conhecer estas dicas!

Conteúdos relacionados