Gôndola de supermercado: como sua organização interfere nas vendas

Gôndola de supermercado: como sua organização interfere nas vendas

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9/1/2018

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October 21, 2021
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Preço e qualidade são termos comuns na linguagem do varejo, sendo os aspectos que norteiam, na maioria das vezes, a decisão do consumidor. Todavia, não é tão simples assim! O consumidor está cada vez mais exigente, vários detalhes impactam no seu comportamento de compra, como por exemplo, a organização da gôndola de supermercado. Por isso, o marketing tradicional teve que se adaptar a uma nova realidade, para se transformar em um “um marketing de experiências”.

Com novas exigências, criou-se a necessidade de estudar a complexidade do comportamento do consumidor. Com os estudos do chamado “neuromarketing”, a cada dia, se descobre algo novo sobre a mente humana.

Mas calma, não precisa se preocupar, pensando que terá que voltar para a sala de aula e estudar sobre esse assunto!

Neste post você vai conhecer dicas sobre modificações simples que influenciam o comportamento do consumidor, como a organização da gôndola de supermercado.

Mas, antes disso, vamos falar sobre o planejamento da estratégia de marketing, que é uma etapa essencial. Vamos lá?

Como estimular a cultura do planejamento na empresa?

Quando o Natal se aproxima, tudo o que você quer é arregaçar as mangas e colocar um cartaz na entrada da loja anunciando o preço do pernil? Saiba que essa decisão não deve ser tão óbvia! É preciso passar pela etapa de planejamento.

Esse passo (que muitos desejam “pular” e ir direto para a ação) é essencial para o sucesso nas vendas. Assim, antes de anunciar os produtos, é imprescindível implementar a cultura do planejamento na empresa.

Afinal, o planejamento é essencial para a definição dos objetivos e do público-alvo ao qual se deseja alcançar. Desse modo, o primeiro passo para vender mais é conhecer o consumidor.

Entender quem é o seu cliente é o segredo para tomar decisões assertivas nas estratégias de marketing da empresa. É esse conhecimento que direciona a organização de produtos, a definição de preços e promoções.

Mas como isso é possível?

Como entrar na mente do consumidor?

A evolução do marketing nos últimos anos têm acompanhado o desenvolvimento de novas tecnologias. Esses recursos são utilizados para acessar a mente do consumidor; é o chamado neuromarketing.

Com essas pesquisas, muitas curiosidades sobre o comportamento do consumidor têm sido descobertas. Tornou-se possível investigar como o cérebro humano reage a estímulos. Um dos achados desses estudos concluiu que o cérebro é fã de estímulos visuais, de emotividade e de simplicidade.  

Outra forma mais tradicional de acessar o consumidor é a pesquisa de satisfação. É uma forma clássica, mas que passou a ser utilizada por meio de ferramentas tecnológicas, já que o formulário em papel é visto como algo do passado.

Com isso surgem várias formas de dar voz ao cliente aproveitando recursos tecnológicos, como sites, aplicativos, mensagens eletrônicas e os QR Codes.  

Estar atento aos feedbacks dos clientes é uma forma de embasar as decisões relacionadas a promoções, produtos e, até mesmo, à organização das gôndolas de supermercado, visando melhorar cada vez mais a experiência de compra e reter esse consumidor.  

Como organizar a gôndola de supermercado?

Alterações sutis no seu PDV, como o layout, a ordem dos produtos, a iluminação, entre outros, podem ser determinantes para influenciar o comportamento do consumidor e, consequentemente, aumentar as vendas.

Como a decisão de compra está relacionada a estímulos cerebrais, existe uma grande diversidade de interesses e você precisa saber de algumas. Saiba mais adiante!

Preocupe-se com a disposição dos produtos

Se você quer atrair clientes adultos, saiba que eles odeiam se abaixar para pegar os produtos. Então, produtos destinados para adultos devem ser colocados na altura das mãos e dos olhos.

Quem resiste a expressão de uma criança pedindo um chocolate? Os pais podem estar apressados, mas o chocolate e outros itens que agradam as crianças devem ser deixados em prateleiras baixas, na altura dos olhos dos pequeninos.

Avalie a jornada de compra do cliente

Outro aspecto básico é pensar na jornada de compra do cliente desde sua entrada na loja. Após ver um cartaz com uma promoção imperdível, por exemplo, o cliente vai tentar ir direto até esse produto.

A estratégia nesse caso é colocar o produto em promoção exposto no fundo da loja, para que esse cliente passe por várias gôndolas e aumente sua compra. A palavra de ordem é: produtos mais procurados serão encontrados no fundo do PDV!

Você também não vai reservar uma ilha ou uma ponta de gôndola para expor produtos baratinhos e que não agregam valor com uma margem de lucro baixa, não é mesmo?

Esses espaços são nobres e devem ser utilizados para expor produtos conhecidos e de alto giro. Considerando que essas são áreas de maior visibilidade, devem ser alocados produtos de destaque. Expor produtos de maior giro resulta em maiores receitas.

Mantenha os produtos bem etiquetados

Outro ponto a se observar é que os clientes detestam produtos mal etiquetados. Preços trocados ou incorretos dão muita dor de cabeça. Principalmente se o cliente descobrir isso na fila do caixa.

Nesse caso, são dois problemas: de etiquetas e de demora no atendimento. Se você quer encantar seu cliente, evite essas falhas ao máximo. Se atentar a essas particularidades é fundamental para a experiência de compra do consumidor.

Busque por parcerias

Você precisa se concentrar nas decisões mais estratégicas da empresa mas acha que perde muito tempo resolvendo questões operacionais? Acredite, existe uma solução para esse problema.

Faça parceria com empresas que entregam uma solução completa em cartazeamento e precificação. Dessa forma você terá mais tempo para se dedicar as estratégicas.

Além disso, a insatisfação com cartazes de má qualidade acabará de uma vez por todas. Além do descontentamento com o atraso das demandas e erros de ortografia por parte de cartazistas.

Os cartazes são padronizados e produzidos com alta qualidade. O que trará, como resultado, um grande diferencial perante a concorrência. 

O varejista que se importa com a identidade de marca da sua empresa, deve saber que a padronização dos cartazes facilita a ação de compra, pois transmite facilidade, credibilidade e confiança ao consumidor.

Essa é uma estratégia que proporciona uma melhor experiência de compra para consumidor. Mas o lojista também sai ganhando, afinal a padronização de cartazes gera redução de custos e o tão buscado aumento na margem de lucro.

Agora que você já sabe que planejar a gôndola de supermercado exige muito mais que expor produtos de forma aleatória, confie em quem entende do assunto e que cuida de todo o processo desde o início.  

Gostou do conteúdo? Então acompanhe o blog da Pricefy e conheça todas as nossas soluções para o setor varejista!

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