5 ideias criativas para promoções e ofertas de supermercados
Marketing de Varejo

5 ideias criativas para promoções e ofertas de supermercados

Pricefy

17/4/2018

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April 22, 2021
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Em qualquer ramo de atividade, os times de vendas e de marketing precisam falar uma única língua. Afinal, assim fica mais fácil dinamizar processos e antecipar ameaças. Seja no varejo, seja no atacado, a maneira de fazer as ofertas de supermercados influencia — e muito! — nos resultados.

Talvez você não saiba ainda, mas a experiência de compra do cliente precisa ser fácil e ter agilidade. Afinal, os consumidores não querem perder tempo e esperam que os seus preços sejam bem mais atrativos do que a concorrência oferece.

O jeito é pensar diferente, pois só assim é possível atrair os clientes e, consequentemente, gerar um número maior de vendas para conseguir bater as metas. Neste post você verá 5 ideias criativas que poderão ajudar nesse processo. Confira!

1. Aplique a psicologia dos preços

Dentro da área de marketing existe um conceito que você verá em milhares de supermercados, lojas, comércios e até na quitanda da esquina: o preço psicológico. A forma como você exibe os preços nos corredores influencia diretamente a decisão de compra dos visitantes.

A intenção com essa estratégia é atingir o subconsciente de quem compra e fazer a pessoa pensar que um produto precificado em R$ 49,90 é melhor do que outro com o preço de R$ 50. O nosso cérebro não presta atenção nos centavos e nós sempre preferimos produtos com preços quebrados, pois eles dão a impressão de desconto.

2. Realize ofertas relâmpago

Esse é um fundamento antigo e que inúmeros lugares utilizam bastante: consiste basicamente em estabelecer, por um período de tempo, uma oferta imbatível de X produtos nas gôndolas. Aqueles famosos cartazes com dizeres de “só hoje” atraem os olhares dos consumidores que estão atrás de preços em conta.

Várias pessoas vão ao supermercado com pressa para comprar algo simples. Sabe aquele ingrediente que falta para o molho? Então, saiba usar isso ao seu favor! Crie promoções relâmpago entre meio-dia e duas da tarde, por exemplo, pois quem ainda não almoçou sempre compra mais.

3. Faça promoções com os bônus dos fornecedores

Pode acontecer, com uma certa frequência, de um fabricante lançar um tipo de produto novo e liberar para as distribuidoras versões compactas de brinde. Anunciar coisas como “compre a marca tal por R$ X e leve o produto Z de brinde” dá a entender para os clientes que é uma promoção vantajosa.

Partindo do princípio que você não precisou gastar com aquela bonificação oferecida por seus fornecedores, você fidelizou mais clientes e isso não onerou o seu orçamento final.

4. Crie cartazes de preços com qualidade

Um bom cartaz com as promoções e ofertas dos supermercados não pode ter um amontoado de informações sem chegar a lugar algum. A maneira como você mostra aos clientes quais são os seus preços pesará muito na decisão de compra destes.

A organização do conteúdo é fundamental. Assim, saiba utilizar as imagens, o tamanho das fontes, a posição dos elementos e assim por diante. Escolha cores que chamem a atenção — como o amarelo e o vermelho —, pois elas estimulam as áreas cerebrais responsáveis pelo ânimo, pelo apetite e até a sensação de felicidade.

5. Aproveite os virais da internet

É inegável que as redes sociais ajudam a transformar qualquer situação, por mais simples que seja, em algo com um alcance absurdo. Assim, por que não usar frases, hashtags, memes e trocadilhos da internet para chamar a atenção dos seus clientes?

O marketing de oportunismo é uma técnica que traz resultados e é uma forma de fazer algo que talvez seus concorrentes não coloquem em prática ainda. Boa parte dos consumidores identificarão as referências e compartilharão isso com outras pessoas, criando uma corrente de divulgação espontânea e gratuita.

Para encerrar, as ofertas de supermercados necessitam de um bom planejamento estratégico e um conhecimento do seu público-alvo — vale lembrar que automatizar esse processo ajuda a dar ênfase em outras questões importantes dentro da empresa.

Gostou das dicas que trouxemos sobre as ofertas em supermercados? Quer saber um pouco mais do assunto? Então aproveite que está por aqui no blog e leia agora mesmo sobre os 4 erros em cartazes de promoção que você deve evitar!

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