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7 razões para escolher um aplicativo para fazer cartazes

Com a evolução da tecnologia, surgiram ferramentas digitais que facilitam muito a confecção dos materiais de divulgação no PDV. Entre as diversas vantagens em utilizar um aplicativo para fazer cartazes, tais como dar mais agilidade no processo de produção dos cartazes, e garantia de padronização.

Mas o grande salto está na possibilidade de se gerir esse processo de forma profissional, usando indicadores e inteligência abrindo caminho para estratégias que potencializem a venda.

Pensando nisso, elaboramos este conteúdo para que você entenda quais são os motivos para se optar por um aplicativo para fazer cartazes. Acompanhe a leitura do artigo para saber mais sobre o assunto!

Por que é importante automatizar o processo de fazer cartazes?

Primeiramente, precisamos afirmar que fazer cartazes de preços e ofertas é uma das atividades mais comuns no varejo. No entanto, é também uma das mais importantes para o comércio varejista. Sem a identificação clara de preços e ofertas no ponto de venda, as chances de o consumidor comprar diminuem consideravelmente.

Daí a importância dessa atividade, que é extremamente trabalhosa, pois exige bastante atenção para não haver erros de grafia e de preço, o que também acaba tomando tempo, já que os cartazes são feitos um por um de forma manual.

Por usar um aplicativo para fazer cartazes?

Agora que você já tem uma perspectiva mais ampla sobre como a tarefa de fazer materiais de divulgação no PDV pode ser complexa, mostraremos os principais motivos para escolher um aplicativo para fazer cartaz e automatizar todo o processo.

1. Elimina erros

Chega de virar meme com os erros nos cartazes! Ao utilizar um aplicativo para fazê-los, o ideal é que os dados do que você precisa fazer sejam importados de forma automática, por planilha ou por meio de uma integração entre os sistemas.

Assim, as chances de erros diminuem, pois a informação que será usada no cartaz é a mesma que já é utilizada de alguma forma na sua empresa pelos seus sistemas. Lembre-se que a aplicação de preços errados no PDV pode trazer prejuízos financeiros e, pior, de imagem.

Além disso, o fato do aplicativo permitir que os responsáveis pelo desenvolvimento das artes dos cartazes vejam o resultado diretamente da tela do dispositivo móvel, permite que qualquer equívoco cometido seja notado a tempo de que as correções sejam realizadas (falaremos mais sobre isso adiante no artigo).

2. Padroniza sua identidade de marca

Você compraria um produto em uma loja onde o ambiente está sujo, bagunçado ou com o preço escrito de forma que você não entende a descrição? Seria muito difícil, certo? Isso acontece porque o cérebro humano está permanentemente buscando atalhos para não gastar energia com processos que ele julga desnecessários.

Ao entrar numa loja “despadronizada” o cérebro vai ficar tentando estabelecer conexões para compreender o ambiente e só depois dessa decodificação ele vai focar naquilo que realmente está procurando: um produto e/ou seu preço.

Na prática, para o lojista, ao manter sua comunicação seguindo o mesmo padrão (cores, formas e letras) isso estará ajudando o cérebro do consumidor a entender muito mais facilmente em que ambiente ele está, facilitando com que ele mantenha o foco no que deve ser procurado (um produto que precisa, um preço que está pesquisando etc).

Um programa para fazer cartaz tem como função básica garantir a padronização visual de todo o seu material de forma automática, rápida e sem desperdícios.  

3. Diversifica as suas campanhas por meio da personalização

O varejo é dependente de datas promocionais. Não é incomum ter mais de uma campanha vigente na loja ou, ainda, categorias específicas de produto que merecem identificação destacada na loja, como os produtos orgânicos, por exemplo.

Como garantir a agilidade para produzir os cartazes variados de forma paralela? Um bom aplicativo para fazer cartazes deve dar liberdade para alternar entre os diversos modelos de cartazes ou campanhas de maneira fácil e rápida, pois o tempo do produto exposto sem identificação é dinheiro perdido.

Resumindo, uma das vantagens de utilizar esse tipo de tecnologia é que ela oferece autonomia para que as suas campanhas sejam personalizadas de acordo com os objetivos das ações de marketing implementadas no PDV.

Por exemplo, em datas sazonais, como no Natal, é possível desenvolver os cartazes de maneira temática, de modo que os materiais gráficos usados no estabelecimento componham o ambiente e encantem os seus consumidores.

4. Aumenta a produtividade

No varejo, tempo realmente é dinheiro. Mobilizar colaboradores apenas para criarem os cartazes promocionais do estabelecimento é uma prática que, apesar de ser muito comum, deve ser evitada.

Afinal, o tempo que os funcionários dedicam para fazer os cartazes, ainda que você tenha uma equipe de marketing especializada nas questões de comunicação visual da empresa, poderia ser otimizado com o uso de um aplicativo capaz de automatizar o processo.

Ainda tem dúvidas? Então faça os seguintes questionamentos para ver se seu supermercado enfrenta desafios na hora de fazer cartazes:

  • quantas horas você leva para produzir todos os cartazes de cada campanha;
  • se eles precisam ser trocados diariamente, semanalmente;
  • se é necessário que alguém se dedique exclusivamente a esse processo e com alto grau de especialização no trabalho de cartazes;
  • como você faz quando esse profissional precisa se ausentar.

Esses são desafios muito comuns do dia a dia de um varejista e que pedem respostas e soluções cada vez mais rápidas.

Um aplicativo para fazer cartaz deve apoiar o varejista a serviço da agilidade necessária em sua rotina, como, por exemplo, facilidade para importação de dados, preparo automático dos cartazes e impressão, tudo isso em minutos.

Ao procurar uma solução, fique atento ao tempo que será necessário a cada troca de campanha na loja e compare com o tempo do seu processo atual.

Um bom programa para fazer cartazes deve, obrigatoriamente, reduzir esse tempo e facilitar o trabalho de modo que ele possa ser executado facilmente por qualquer pessoa da sua equipe.

5. Ajuda na gestão

Muitos acreditam que fazer cartazes é um processo simples e, por esse motivo, é um trabalho que não necessita de gestão. Ter planejamento para as promoções é primordial, assim como antecedência, negociação com parceiros e treinamento das equipes.

Tudo isso é muito importante, mas, se no momento exato de executar a promoção, o cartaz com o preço ou a oferta não estiver aplicado, todo o esforço que envolveu várias equipes vai por água abaixo. Isso porque o consumidor vai até sua loja, não vai identificar a promoção e, logo, não realizará a compra.

Com um aplicativo eficiente, você consegue conferir em tempo real quais e quantos cartazes foram impressos, quem o fez e em quais lojas.

Isso permite uma ação proativa, como, por exemplo, entrar em contato com a loja que não imprimiu os cartazes e alertar sobre o que precisa ser feito, evitando que o estoque da mercadoria em promoção fique parado e que isso seja percebido apenas após o término da campanha.

Bons gestores também sabem que determinados cartazes, seja pelo tamanho, cor ou clareza, são os principais instrumentos de venda no interior da loja.

Dessa forma, outro grande benefício de um eficiente aplicativo para fazer cartazes é que ele permita a exportação dos dados gerados para que se façam estudos sobre quais modelos ajudam a vender mais os produtos.

6. Reduz custos

Coloque o seu processo atual na ponta do lápis e verifique quanto está gastando hoje. Faça a contabilidade e inclua todos os materiais, profissionais e custos necessários para elaborar os materiais gráficos para divulgação, como:

  • papéis;
  • tintas;
  • pincéis;
  • mão de obra com especialistas;
  • conferentes;
  • entre outros.

Ao contratar um aplicativo o primeiro impacto de redução de custos será no papel, já que os cartazes impressos exigem um material de menor gramatura (mais leve) e, portanto, mais barato.  

Outra vantagem de um bom aplicativo para fazer cartazes é ser fácil e simples, podendo ser utilizado por qualquer pessoa — isso significa que sua equipe pode ser redistribuída para focar em tarefas que exigem mais especialização.

7. Facilita o processo de correção

Você já pensou no que aconteceria se a equipe de planejamento cometesse algum equívoco e aquela ação promocional para o Dia dos Pais, por exemplo, precisasse ser revisado, e os cartazes promocionais já estivessem todos a caminho da gráfica?

Certamente, é o tipo de dor de cabeça que nenhum gestor quer ter de lidar, não é mesmo? Sendo assim, uma das maiores vantagens de utilizar um aplicativo para fazer cartaz para supermercados ou estabelecimentos varejistas é que situações como a que citamos podem ser revertidas sem que a loja sofra muitos danos.

O fato do software dar autonomia total aos criadores dos materiais gráficos da organização para mexerem no que for necessário a qualquer hora e em qualquer lugar, facilita muito o processo de correção, quando necessário.

Como você pôde conferir neste artigo, contar com o auxílio da tecnologia na hora de elaborar os materiais de comunicação visual no PDV é uma das melhores maneiras de reduzir custos e aumentar a produtividade da equipe.

Além disso, mostramos como um aplicativo para fazer cartaz é a solução ideal para que o seu estabelecimento varejista possa personalizar as campanhas de acordo com as preferências do público e como até o processo de corrigir equívocos se torna muito mais simples.

Gostou do artigo sobre as melhores razões para contratar um aplicativo para fazer cartaz para supermercados? Quer saber como podemos ajudar? Então, não deixe de conferir a solução que a Pricefy tem a oferecer!

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