Qual é a importância do atendimento em supermercados pequenos?

Qual é a importância do atendimento em supermercados pequenos?

Heading

6/2/2019

This is some text inside of a div block.
October 21, 2021
This is some text inside of a div block.

O bom atendimento em supermercados pequenos é a chave para o sucesso. Em sua origem, as redes de varejo estavam concentradas em oferecer os melhores produtos com os melhores preços. Depois, se esforçaram para ficar em endereços próximos aos clientes. Agora, com a facilidade e conveniência das compras online e a forte concorrência das grandes redes, a experiência de compra é o que diferencia os supermercados pequenos entre aqueles que prosperam e os que fecham.

Neste artigo, você vai entender a importância do atendimento em supermercados pequenos como um grande diferencial no varejo. Em seguida, vai conhecer algumas das melhores práticas para encantar seus clientes. Continue a leitura!

Qual a importância do bom atendimento em um supermercado pequeno?

O supermercado, como conhecemos hoje, foi desenvolvido nos Estados Unidos, na virada do século XIX para o XX, com a ideia de fazer os produtos chegarem até o consumidor em um só lugar. O varejo era concentrado no produto, em uma época em que a maior parte da população ainda vivia na zona rural e, por causa disso, achar mercadorias era difícil.

Hoje, o cenário é muito diferente, e há muito mais facilidade de acesso a uma grande variedade de marcas e preços. O endereço da loja já não tem a mesma relevância que antes, devido o crescimento do e-commerce, com a praticidade de fazer compras online e poder receber em casa. Já as grandes redes de supermercado compraram várias lojas de bairro e oferecem uma enorme seleção de produtos e marcas a preços baixos para o consumidor local.

Com todas essas transformações, produto e preço ainda são importantes, mas o serviço prestado é mais. O atendimento virou uma ferramenta de estratégia competitiva, permitindo ao pequeno supermercado se diferenciar dos demais concorrentes e das grandes franquias. Em outras palavras, o sucesso no varejo passou a ter menos a ver com o que se vende e mais em como se vende.

Confira os principais benefícios do bom atendimento em supermercados pequenos.

Construir confiança

Atualmente, com o grande número de ofertas em lojas e produtos ao alcance da mão com o uso de smartphones, os consumidores só ficam leais a uma marca se forem conquistados. Por isso, para fidelizá-lo, seu supermercado precisa trabalhar mais para manter clientes e construir confiança.

Nesse sentido, ao oferecer o melhor atendimento, você ajuda a melhorar esse relacionamento, o que faz a diferença entre o cliente voltar ou passar a frequentar o concorrente.

Cobrar mais caro

Com uma breve análise dos supermercados na sua cidade ou região, é possível observar algum que faz muito sucesso, apesar de cobrar mais caro. Isso acontece porque o preço não é tudo. Em troca de um bom atendimento, muitas pessoas estão dispostas a pagar mais.

Assim, o serviço prestado também pode aumentar a margem de lucro do seu negócio e ajudá-lo a crescer.

Incentivar o boca a boca

Como as pessoas conhecem o seu supermercado? O que seus clientes dizem por aí pode ajudar o seu varejo a crescer ou ter prejuízo. Sendo assim, quando consumidores satisfeitos contarem a amigos e parentes a respeito da boa experiência na sua loja, outras pessoas vão querer aparecer também.

Reduzir problemas

Um bom atendimento não é só para vender mais! Ele também ajuda o cliente a achar e comprar os produtos certos para as suas necessidades. Quando isso acontece, seu negócio sofre com menos trocas e reclamações. Além disso, se os consumidores entendem que serão ouvidos e atendidos, há mais chances de voltarem a fazer negócio com você, mesmo quando os inevitáveis problemas surgirem.

Como melhorar o atendimento em supermercados pequenos?

Oferecer treinamento aos colaboradores

Seus funcionários são a linha de frente do negócio. Eles são a "cara" do supermercado, afinal, lidam diretamente com os clientes, seja repondo as prateleiras, pesando a carne ou passando o código de barras no caixa. Se eles estiverem aborrecidos, cansados ou forem desinformados, seus clientes vão perceber e, provavelmente, parar de frequentar o seu ponto de venda.

Para oferecer o melhor atendimento, seus colaboradores devem ter as ferramentas necessárias para entregar o que os clientes desejam. Eles precisam aprender sobre os produtos, a melhor forma de dispô-los nas prateleiras, a importância dos cartazes de oferta, a rotina de higiene, por que manter o ambiente limpo e assim por diante. Dessa forma, a satisfação e a confiança vão transparecer no comportamento da equipe, o que se torna um diferencial para agradar aos clientes.

Garantir mais autonomia aos colaboradores

Com uma equipe executando suas tarefas em diferentes turnos e lojas, pode ser difícil acompanhar a força de trabalho e manter todo mundo motivado. Uma boa forma de gerenciá-los é fornecer acesso a informações de modo que todos possam fazer o melhor possível.

Pode ser um software de ERP, um grupo de WhatsApp, um quadro de avisos ou outro recurso que seja mais adequado para a sua realidade. A ideia é que os funcionários saibam o que precisam para definir prioridades e corrigir problemas.

Estar atento às reclamações

Os consumidores estão mais exigentes e têm cada vez mais acesso à informação. Mesmo quando estão na sua loja, podem usar o smartphone para comparar preços e marcas.

Quando eles estão no supermercado, querem respostas rápidas e não convém deixá-los esperando. Por isso, crie canais de atendimento e procedimentos consistentes para ouvir reclamações e resolver problemas. O cliente que foi bem atendido depois de uma reclamação, pode até fortalecer os laços com a sua marca e então, voltar frequentar o seu estabelecimento.

Conquistar a confiança do consumidor

Fica cada vez mais difícil vencer pelo preço! Dada a enorme variedade e força da concorrência, um cliente pode sacar o celular, achar um preço melhor e pedir um desconto. Sabemos que a realidade do varejo não funciona dessa forma, descontos em produtos precisam ser estrategicamente planejados, com antecedência e cautela.

Portanto, com bons vendedores e equipe de atendimento, seus clientes vão passar a comprar porque os produtos são frescos, interessantes, bem servidos; porque a equipe é simpática; porque o ambiente é amigável. E isso não tem preço!

O atendimento em supermercados pequenos é fundamental para quem quer aumentar as vendas e elevar os lucros. Afinal, quando o serviço é bom, os produtos vendidos passam a funcionar como presentes: lembranças de uma boa experiência passada naquele ambiente. Com isso, os clientes sempre voltam e também contam boas histórias para amigos e vizinhos. Portanto, lembre-se, entregar o melhor atendimento é importante para concorrer com as grandes redes e as compras online.

Achou este artigo interessante? Siga a Pricefy no Facebook, LinkedIn e Instagram para ficar por dentro das melhores dicas em administração de supermercados!

Conteúdos relacionados