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Como a sinalização de PDV pode melhorar o meu supermercado?

A sinalização de PDV tem a função de apresentar e fortalecer a presença da marca para que o consumidor reconheça ou lembre-se dos diferenciais que seu negócio oferece, utilizando aspectos que se comunicam por meio dos estímulos sensoriais.

Contudo, em um mundo moderno no qual é cada vez mais difícil ganhar a atenção das pessoas, pois a dos clientes é voltada para as telas de seus smartphones, a tarefa de se comunicar com o público é um verdadeiro desafio.

Deixar os preços mais atrativos, utilizando cores que influenciam seu poder de decisão, organizar os produtos com base em um sistema de hierarquia, além de aprimorar tecnologias de sinalização de PDV são apenas algumas das práticas que podemos citar para que você melhore a comunicação em seu estabelecimento. Continue a leitura e saiba mais!

Considere as cores na identidade visual do PDV

As cores têm um papel fundamental no que se diz respeito à atração de um cliente em potencial para o supermercado. Além disso, elas também são capazes de despertar emoções que influenciam diretamente na forma como os produtos são percebidos pelo consumidor.

O que queremos dizer é que algumas cores específicas fazem com que as pessoas atribuam determinadas sensações. Por exemplo, o vermelho e o amarelo são muito utilizados em alimentos e bebidas, enquanto branco e azul transmitem a ideia de conforto e higiene.

Para melhorar a sinalização de PDV, considere aproveitar as cores da própria identidade visual do estabelecimento como pano de fundo sutil, pois isso ajudará a manter a atenção do comprador nos produtos que você pretende estimular o consumo.

Priorize a iluminação

Outro aspecto importante para destacar pontos específicos no supermercado ou em qualquer outro estabelecimento varejista é a iluminação. A iluminação é capaz de construir toda a atmosfera da loja, ajudando a atrair o interesse dos clientes para itens de destaque. Ela pode guiar o consumidor até áreas menos movimentadas do PDV.

Existem três métodos de composição de iluminação:

  • iluminação primária — é a iluminação geral do ponto de venda;
  • iluminação de destaque — é responsável por atrair o foco do cliente para um ponto específico;
  • iluminação ambiente — é o jogo de luzes e sombras utilizado para criar efeitos e dar destaque a produtos ou áreas do PDV (geralmente utilizada em estratégias de marketing para impulsionar vendas de determinados produtos).

Organize os produtos hierarquicamente

Até a forma como os produtos são organizados deve ser planejada em uma estratégia para melhorar a comunicação de seu supermercado por meio da sinalização de PDV.

O fato é que a organização horizontal, quando não há experimentação de alturas para criar contraste visual, pode fazer com que muitos produtos "desapareçam" da perspectiva do consumidor. Experimente posicionar os produtos de modo que captem a atenção, pois o PDV tem forte influência em seu poder de decisão de compra.

Estimule os sentidos do consumidor

Como mencionamos na introdução deste conteúdo, as ações sensoriais têm como objetivo aguçar os sentidos, principalmente a visão, audição e, acredite, o olfato, de acordo com o tipo de produto que está sendo ofertado.

Por isso, é importante trabalhar suas estratégias de marketing com inteligência e bom senso. O que queremos dizer é que é importante apostar em ações chamativas para atrair a percepção do consumidor. Porém, é necessário tomar cuidado para não apostar em temas clichês ou exagerados.

Se a intenção é se destacar dos concorrentes e gerar uma perspectiva única, vá além do que o consumidor espera.

Saiba expor os preços

Por mais óbvia e simples que seja a precificação de produtos no PDV, esse é um elemento indispensável para qualquer empresa do segmento varejista. Considerando que os preços estão entre os fatores que mais influenciam a decisão de compra, apresentá-los adequadamente é crucial.

Os cartazes de preços devem ser de fácil identificação e com informações objetivas, como o nome do produto e seu preço. Além disso, as fontes dos cartazes devem ter um tamanho que possa identificar o produto e o valor à distância (dentro do supermercado) para facilitar a compreensão do cliente.

Outro ponto importante é o posicionamento dos cartazes de precificação no PDV. Eles devem ser posicionados de forma que possam ser identificados pelo consumidor de qualquer local do supermercado em que ele esteja. Ou seja, deve-se tomar cuidado para que os preços não sejam ocultados por uma gôndola ou por outro cartaz.

Mantenha o estabelecimento sempre abastecido

Em uma estratégia de sinalização de PDV, um erro que deve ser evitado é a ausência de mercadorias nas prateleiras. Diferente do que a realidade apresenta (que os produtos estão com um ótimo giro), a impressão que os espaços vazios passam ao consumidor é de que o local está abandonado, desencorajando-o a comprar.

Levando em consideração que os itens promocionais tendem a sair mais rapidamente, é muito importante dar uma atenção especial a eles e garantir que a área esteja sempre abastecida.

Utilize a tecnologia

Por fim, mas não menos importante, para melhorar a sinalização de PDV nada melhor do que contar com o auxílio de uma solução tecnológica que permita a criação e customização da identidade para aprimorar a experiência do consumidor na loja.

Utilize uma plataforma que ajude o supermercado a divulgar suas ofertas tanto dentro quanto fora do PDV, padronizando a comunicação para melhorar a experiência do cliente e, é claro, reduzir custos para o varejista.

O fato é que quanto mais automatizado for o processo, menores as chances de que falhas humanas ocorram durante a operação, em especial na criação da identidade visual da marca e na personalização do layout do supermercado.

A finalidade é fazer com que o consumidor tenha uma experiência muito mais positiva, identificando as ofertas com mais facilidade e agilidade, uma vez que esse tipo de tecnologia ajuda a informar o preço com clareza e, por consequência, aumenta as vendas e a fidelização do consumidor.

Como você pôde conferir, uma estratégia de sinalização de PDV deve considerar não apenas os hábitos de compra do público do estabelecimento, mas também os aspectos que influenciam em suas decisões, como os estímulos sensoriais e a forma como as mercadorias e seus respectivos preços são expostos no supermercado.

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