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Aprenda como fazer a exposição e sinalização de farmácias agora mesmo

Um ponto de venda (PDV) organizado é crucial para que o varejista tenha sempre bons resultados. De acordo com dados divulgados pela Nielsen, 70% das decisões de compras são tomadas dentro do PDV. Com os estabelecimentos do ramo farmacêutico, isso não poderia ser diferente.

É justamente pensando sobre o tema que preparamos este post com algumas dicas para uma boa exposição e sinalização de farmácias. Confira!

Coloque as informações dos produtos de forma clara e concisa

Cartazes promocionais e tags de preços precisam obedecer a padrões visuais para que o cliente consiga identificar as informações com facilidade. A confecção desses itens pode ser feita manualmente, com o apoio de um cartazista especializado, ou com o uso de ferramentas online.

Cartazes e tags são fundamentais para que o consumidor se mantenha bem informado acerca dos preços e promoções do estabelecimento, portanto, eles não devem conter erros, seja de valores, seja de ortografia.

O uso de ferramentas de automação na produção de displays para comunicação visual dentro da farmácia ajuda a manter o controle e a confiabilidade das informações impressas, além de reduzir o tempo gasto e os custos na produção dos cartazes.

Crie um ambiente agradável

O asseio do PDV é obrigação de qualquer lojista. Ninguém gosta de visitar uma casa desarrumada, certo? Do mesmo modo, receber clientes com a loja em completa desorganização é um convite para que eles procurem a concorrência.

No caso de uma farmácia, esse item ganha especial relevância, uma vez que são estabelecimentos que comercializam produtos que interferem na saúde das pessoas. Rachaduras, infiltrações, poeira e funcionários sem uniforme indicam que aquele ambiente não é seguro para comprar remédios ou artigos de higiene.

Aqui, além de ter um ambiente impecável, algumas dicas interessantes nesse sentido são:

  • organizar as estantes de modo a facilitar a circulação das pessoas;
  • climatizar bem o ambiente;
  • padronizar a vestimenta dos funcionários;
  • selar uma relação de confiança com o cliente para, assim, fidelizá-lo.

Distribua os produtos de acordo com o público-alvo

De acordo com outra pesquisa da Nielsen, atributos relacionados ao sortimento dos produtos podem determinar boa parte das compras no PDV.

Fatores como alta qualidade (57%), regularidade de estoque (54%) e disponibilidade dos itens buscados pelos clientes (50%) são alguns dos mais citados na pesquisa. Atributos associados à conveniência ou ao preço são menos lembrados.

Para tirar o maior proveito possível dessa tendência, o lojista de farmácia deve entender o público-alvo para saber como distribuir os produtos. O critério pode ser a marca, o tipo ou o preço.

Protetores solares, por exemplo, podem ser apresentados na loja segmentados por fator de proteção, marca e valor cobrado regularmente ou em promoção. O mesmo vale para outros itens de higiene, como xampus, condicionadores e hidratantes.

Realize pesquisas com os clientes que visitam a sua farmácia e peça para que eles respondam a perguntas simples sobre os hábitos de compra. Dessa maneira, torna-se mais fácil tomar decisões acuradas.

Use o Visual Merchandising

Uma das maneiras mais eficazes de fisgar o cliente no PDV é pelo olhar. Vitrines iluminadas, cores de fundo que valorizam os produtos, itens fáceis de serem encontrados e bem distribuídos entre as prateleiras, seções bem definidas e sinalizadas e uma comunicação visual sucinta conquistam qualquer consumidor.

O Visual Merchandising nada mais é do que um conjunto de práticas de marketing e vendas dentro do PDV para conquistar a atenção do cliente pelo olhar. Sendo assim, padronize a comunicação e mantenha sua loja bem iluminada.

O sucesso de uma farmácia depende de diversos outros fatores, como o poder de barganha junto aos fornecedores de medicamentos, localização e conveniência. No entanto, a exposição e sinalização de farmácias também são fatores indispensáveis para conquistar e fidelizar os clientes.

Tem dúvidas sobre como organizar seu varejo farmacêutico? Quer saber mais sobre como anunciar promoções no ponto de venda? Deixe um comentário logo abaixo que responderemos em breve!

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