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Branding no varejo: saiba o que é e como aplicar na sua loja

Nos últimos anos, o Brasil apresentou vários momentos de instabilidade econômica, principalmente em função das sequelas provocadas pela pandemia. Entretanto, mesmo em meio a esse cenário adverso, o varejo brasileiro apresenta performance superior ao PIB, contribuindo para a recuperação financeira do país após o Covid. 

Segundo dados do estudo “O Papel do Varejo na Economia Brasileira”, que é realizado anualmente pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), o segmento emprega 25,8% dos trabalhadores com carteira assinada, correspondendo a aproximadamente 8,5 milhões de pessoas. 

Mas como obter uma boa performance dentro do segmento, gerando mais receita para o meu negócio? Uma das formas é investir no Branding no Varejo, visando potencializar sua visibilidade e fortalecimento de marca no setor. 

No post de hoje, vamos mostrar quais são as melhores práticas para que você,varejista, consiga aproveitar o bom cenário econômico do setor, viabilizando mais oportunidades de negócios. Tenha uma ótima leitura!

Afinal, o que é o Branding no Varejo?

O Branding no Varejo é a forma como a empresa constrói sua marca, ou seja, é a maneira como ela se posiciona dentro do segmento.

Estamos falando do conjunto de ações que a empresa realiza para construir o seu posicionamento, buscando se conectar com seu cliente de forma personalizada. 

Atualmente, muito mais do que produtos e serviços, o consumidor quer saber qual o propósito da marca no que diz respeito a valores, conduta e propósito. 

Um dos exemplos está nas empresas que deixam em evidência a sua preocupação com o bem-estar do meio ambiente e com a urgência em implementar políticas de inclusão de pessoas com deficiência, em situação de vulnerabilidade social, etc. 

Por meio desse conceito, a marca consegue se conectar com sua audiência de uma forma mais humanizada. Em virtude dessa abordagem, ao buscar por produtos e serviços, o cliente vai se lembrar sempre da sua marca, e não da concorrência.

Qual a importância de investir em Branding no Varejo?

Muitas empresas conseguem fortalecer sua identidade no mercado, por meio do investimento em Branding no Varejo. Mas como isso acontece na prática? 

Grandes players de segmentos diversos ganharam a mente e os corações das pessoas, por meio do investimento em fortalecimento de marca. Entre elas estão a Coca-Cola, Starbucks, O Boticário, entre outras. 

Quando as pessoas pensam em qualquer uma dessas empresas, não vem a mente apenas o produto ou serviço que elas vendem, mas também as sensações que o consumidor sente ao adquirir o produto de qualquer uma delas. 

Esses e outros players do setor são valorizados porque conquistaram um lugar no imaginário popular que vai muito além da comercialização de um produto ou serviço. 

Mas será que o branding só pode ser aplicado a grandes marcas? Nada disso! Esse é um conceito acessível a empresas de diferentes portes e segmentos.

Vale ressaltar que, em meio a tantas opções de mercado, buscar se diferenciar e colocar em evidência o seu diferencial competitivo é algo imprescindível para quem quer se destacar no mercado.

Conheça 5 formas de aplicar essa estratégia no varejo?

Use o Marketing Sensorial

O Marketing Sensorial é uma estratégia que tem o propósito de despertar os sentidos nas pessoas. As marcas que lançam mão dessa técnica conseguem identificar impactos positivos, principalmente no que se refere a experiência dos clientes e em relação ao aumento da receita. 

Entre as principais práticas atreladas a esse conceito, estão empresas que usam odores agradáveis para atrair os consumidores. Existem aquelas que gostam de colocar músicas para criar uma ambientação e um efeito positivo no comportamento do cliente. Veja em nosso blog como trabalhar o marketing sensorial no varejo.

Priorize a experiência do cliente

Como dissemos, os consumidores não buscam apenas por produtos e serviços, mas esperam algo mais das marcas, por isso, é imprescindível fazer com que o cliente se sinta especial. 

Portanto, além de uma boa estratégia de marketing, receber o cliente em um ambiente limpo e funcional, com profissionais que o atendam de forma personalizada, fará com que ele tenha lembranças positivas da sua empresa.

Busque se posicionar com clareza

Mostrar para o seu potencial consumidor qual seu posicionamento de mercado e quais soluções personalizadas você pode oferecer. 

Essa é uma combinação perfeita e que ajuda a empresa a se conectar com seu público estratégico, proporcionando a eles a melhor experiência.

Invista no design da marca

É comum ver algumas empresas com logotipo que não é feito por um profissional, letreiros improvisados, entre outras falhas que acabam comprometendo a imagem da empresa. 

Essa falta de padronização da marca é uma pedra no sapato de quem vai aplicar uma estratégia de branding no varejo, porque isso dificulta o reconhecimento da empresa. 

Por isso, é essencial criar uma logomarca que tenha relação direta com seus valores e que consiga estabelecer sinergia com seu público-alvo.

Invista em uma comunicação ágil, eficiente e atrativa.

Se a sua loja demora a responder nas redes sociais ou não se antecipa a possíveis situações de crises e cenários adversos, saiba que isso, além de não ser um bom sinal, é o combustível que falta para que o seu cliente escolha o concorrente e não você. 

Por isso, investir em uma comunicação ágil e eficiente é essencial. Neste contexto, vale usar veículos personalizados para a realidade do seu público, como telefone, WhatsApp, redes sociais, e-mail, entre outros. 

Gostou das nossas dicas sobre branding no varejo e quer saber mais sobre marketing especializado no segmento? Acesse o post “Saiba como aplicar uma estratégia de Trade Marketing no varejo” disponível em nosso blog.

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