Campanha de Black Friday: saiba elaborar e alavanque suas vendas!
Marketing de Varejo

Campanha de Black Friday: saiba elaborar e alavanque suas vendas!

Pricefy

13/9/2018

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May 19, 2021
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A Black Friday é realizada no Brasil pelo menos desde 2010, e a cada ano cresce seu sucesso em vendas. Em 2016, a campanha de Black Friday chegou a superar o Natal em receita.

Essa espécie de data comemorativa do varejo surgiu nos Estados Unidos, por volta dos anos 60. Realizada na quarta sexta-feira de novembro, após o dia de Ação de Graças, a "sexta-feira negra" inicialmente descrevia os grandes engarrafamentos de gente voltando para casa após o feriado. O comércio passou a aproveitar o momento para antecipar as vendas e promoções da época do Natal.

Em 2018, tanto nos EUA quanto no Brasil, a Black Friday será em 23 de novembro. Confira neste artigo como planejar sua campanha para alavancar suas vendas.

Crie descontos atrativos

A grande atração da campanha de Black Friday são os descontos chamativos, de 50%, 80%, ou até mais. Seu varejo deve identificar produtos atraentes para os consumidores e oferecê-los com descontos altos.

Naturalmente, os descontos devem ser verdadeiros. Nada de aumentar os preços pouco antes da época para depois exibi-los com "descontos" falsos. Seu negócio perderá credibilidade imediatamente com os consumidores e ainda pode ser investigado.

Comece a campanha mais cedo

Deus ajuda quem cedo madruga. A Black Friday já é essencialmente uma antecipação das compras de Natal, então adiantar-se aos seus concorrentes é muito importante. Use suas ferramentas de CRM para segmentar públicos de acordo com seus perfis e comportamentos e dispare campanhas de e-mail marketing conforme esses públicos.

Cada e-mail deve ter uma ou mais ofertas claras, com um CTA claro e chamativo. Se você ainda não tem dados suficientes, uma possibilidade é criar uma landing page exclusiva para a Black Friday, na qual os consumidores interessados cadastram o e-mail para receberem promoções.

Use a tecnologia a seu favor

Bote para trabalharem juntos seus diferentes sistemas de vendas, como códigos de promoções, brindes, Pop-Ups, Google Ads, etc. Você pode adicionar um cronômetro no site para mostrar ao cliente quando as ofertas expiram. E assegure-se de que sua página de vendas carregue rapidamente e rode bem em Smartphones.

Tenha estoque suficiente

É muito frustrante para o consumidor quando ele quer comprar uma mercadoria com desconto mas não consegue. Para reduzir o número de casos assim, acione o departamento de compras e assegure-se de que haverá estoque o suficiente para a demanda. Lembre-se de que, por causa da Black Friday e dos descontos, o volume de vendas tende a ser bem maior que o normal.

Defina metas e métricas

Toda campanha bem-sucedida exige uma medida para determinar o sucesso. Qual ou quais serão os objetivos da sua campanha de Black Friday, em números e prazos? É preciso estabelecer metas em receita, número de clientes novos, índice de devoluções e quais outros indicadores-chave forem importantes para o seu negócio.

Entenda a importância de uma campanha de Black Friday

A Black Friday é uma realidade crescente no Brasil, e, como vimos, já chegou a ultrapassar o Natal em vendas. O sucesso é tão grande que já existem comerciantes querendo mudar a data (por enquanto, segue sendo a mesma data americana). Enquanto isso não acontece, todas as grandes empresas de varejo continuam participando e competindo na Black Friday pelos consumidores, oferecendo descontos generosos.

Preparado para vender muito com uma incrível campanha de Black Friday? Então, confira agora nosso e-book sobre o assunto e saiba como preparar sua loja para a Black Friday!

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