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Carnaval no varejo: saiba como aumentar as vendas da sua loja

Em fevereiro, o Brasil vive uma de suas maiores festas! O carnaval mobiliza todo o país, sendo um dos feriados mais divertidos do ano. Algumas pessoas querem se fantasiar e sair pelas ruas, outras já preferem um clima mais sossegado, em casa, com alguns amigos. Em 2022, devido à pandemia de Covid-19, mesmo os foliões mais animados, vão comemorar os dias de festa em casa, com segurança. Mas isso não significa que eles não possam festejar, e neste momento, sua loja deve aproveitar essa oportunidade e preparar um carnaval no varejo, para aumentar as vendas e garantir a festa dos foliões.  

Como organizar a sua loja para um carnaval no varejo?

Como citamos acima, em 2022, assim como no ano anterior, o país não terá uma festa de carnaval oficial. Entretanto, em casa ou não, essa é uma época de grandes oportunidades de venda para sua loja.

Mas para aproveitar todas as oportunidades, é necessário planejar e executar estratégias para que o seu estabelecimento continue funcionando bem durante as "festas".

Com a loja bem organizada, é possível, inclusive, aproveitar boas oportunidades que surgem ao longo dos dias de carnaval para vender bem. Portanto, se prepare para receber foliões animados e atendê-los da melhor forma.

O primeiro passo é ter em mente de que o carnaval é uma festa de características peculiares, com forte apelo visual e uma atmosfera muito característica. Portanto, entrar nesse clima, de forma equilibrada, mas com eficiência, pode gerar benefícios para o estabelecimento. Além disso, é possível aproveitar o período para alavancar a venda de determinados produtos.

Além disso, a sazonalidade é um dos conceitos que mais auxiliam no plano de vendas anual do varejo. Cada data exige um planejamento diferente, que se for realizado com sucesso, pode produzir bons resultados, de forma contínua, ao longo do ano.

Veja algumas dicas para preparar o carnaval no varejo e atrair os clientes para sua loja!

Capriche no visual merchandising carnavalesco

Durante os dias de festa, as pessoas costumam se fantasiar e colorir suas casas e as ruas, o que cria uma atmosfera diferente na cidade. Transmitir esse clima no visual merchandising da loja é uma estratégia para se aproximar mais do consumidor. Dessa forma, seu estabelecimento gera empatia e mostra que também faz parte da folia.

A decoração da loja para o carnaval pede um visual mais colorido e alegre. É a hora certa para deixar de lado aspectos minimalistas e investir em muitas cores e serpentinas. Você também pode definir um tema específico para a decoração de carnaval e promover um visual diferenciado. 

Nada de fazer mais do mesmo ou repetir os enfeites do ano passado! Essa é uma dica válida para qualquer tipo de data ou evento. A criatividade é uma habilidade indispensável para surpreender os clientes.

Contudo, o carnaval não quer dizer que a decoração deve ser aleatória e sem sentido. É essencial manter o equilíbrio, o bom gosto e, principalmente inserir o visual merchandising no contexto da identidade da sua marca. Uma farmácia, por exemplo, não tem a mesma liberdade que outros estabelecimentos, como os supermercados têm para ousar nos enfeites.

É fundamental avaliar a característica do público para prever as reações ao visual merchandising de carnaval da loja. Sua marca tem alguns limites, é crucial respeitá-los e saber até onde ela pode ir para se adequar à data. Em alguns casos, a decoração precisa ser mais sóbria, o que, ainda assim, não impede seu espaço de entrar no clima!

Tenha ofertas atrativas para um grande carnaval no varejo

Um dos recursos mais importantes ao trabalhar com a sazonalidade no varejo é a chance de realizar promoções bem sucedidas. A primeira vantagem é que, com o calendário sazonal, é possível se antecipar e planejar ofertas com antecedência, negociar com fornecedores e preparar o estoque. Com mais tempo disponível, é possível executar estratégias com sucesso e maximizar os resultados.

O carnaval pode ser o momento perfeito para realizar queimas de estoque e alavancar as vendas de produtos parados nas prateleiras desde o Natal. Mas é claro que você não vai vender apenas porque é carnaval e a decoração está no clima, certo? É necessário usar a criatividade para ter promoções atrativas e oferecer descontos imperdíveis!
Não se esqueça de verificar os cartazes promocionais, se estão de acordo com os padrões da campanha, da sua marca, com informações e preços corretos. Qualquer divergência pode colocar sua estratégia por água abaixo.

Também é imprescindível destacar as mercadorias certas nas gôndolas e vitrines. Por isso, analise quais são os produtos de sua loja com mais potencial de venda, ou seja, aqueles que os clientes mais procuram.
Durante o carnaval, as pessoas costumam consumir mais bebidas, uma ótima oportunidade para supermercados, e também para as farmácias, que comercializam analgésicos e demais remédios para aqueles que deram uma exagerada na dose…

Entretanto, alguns estabelecimentos trabalham com mercadorias que não estão diretamente conectadas com o tipo de produto que é mais consumido neste período. Neste caso é necessário caprichar ainda mais nas ofertas da loja para o carnaval.

Explorar o calendário sazonal sob outras abordagens também é uma boa estratégia. Por sinal, essa época marca uma mudança nas temperaturas em algumas regiões, o que gera boas oportunidades para fazer saldões e vender produtos apropriados para a próxima estação!

Mantenha o nível na experiência de compra

Decoração colorida, foliões animados e a loja tomada por um clima de carnaval. Tudo isso pode ser muito positivo para o seu negócio, afinal, pessoas alegres estão mais propensas a consumir. Contudo, é indispensável manter a qualidade da experiência de compra e a organização da loja

No caso da decoração, citamos a importância de avaliar as características do público e suas possíveis reações, além de manter os padrões, dentro do contexto de seu negócio. O mesmo vale para o atendimento aos clientes. A equipe deve estar preparada para não cometer exageros e fazer com que o clima de carnaval jogue contra o estabelecimento. 

É possível que alguns consumidores nem sequer gostem de carnaval, e inclusive vão à sua loja justamente para fugir do clima de festa. Por isso é importante preparar os colaboradores para entender o comportamento de cada um. Atendimento humanizado, eficaz e sem ruídos com o cliente são aspectos inegociáveis para a boa gestão no varejo, mesmo em tempos de folia.

E já que ao longo do texto falamos em decoração e experiência de compra, você precisa conhecer o marketing sensorial. Esse conceito pode ajudar muito a trabalhar esses aspectos da sua loja para o carnaval com equilíbrio. Leia em nosso blog o material que publicamos sobre o marketing sensorial e saiba como explorar os 5 sentidos e proporcionar, em sua loja, uma experiência completamente diferenciada para o consumidor!

O ano começa depois do carnaval? 

Existe um ditado de que o ano só começa depois do carnaval. Não é por acaso que temos essa sensação!

O período pode até mudar, mas quase sempre o feriado coincide com férias escolares, recesso político e aquela sensação de que janeiro e fevereiro são meses um pouco “parados”.

Então, aproveite essa oportunidade, pois, parte daqueles que se preparam para o carnaval, mesmo que seja para comemorar em casa, consequentemente, estão prontos para, enfim, começar o ano.
Essa também pode ser uma estratégia para o varejista se preparar para os próximos meses que virão, pois, se em janeiro e fevereiro as vendas deram uma caída, a partir do carnaval, é hora de recuperar esses números com boas campanhas e estratégias. 

Porque não começar pelo carnaval no varejo? 

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