Veja as tendências para o varejo em 2022

Veja as tendências para o varejo em 2022

Pricefy

8/12/2021

This is some text inside of a div block.
December 9, 2021
This is some text inside of a div block.

A chegada do fim de ano gera diversas reflexões e projeções para o ano seguinte. No mundo corporativo não é diferente: se faz necessário evoluir de tempo em tempo, melhorar os processos e aproveitar novas tecnologias que surgem. E como cada área tem suas particularidades, neste artigo vamos abordar as tendências para o varejo em 2022.

Existem alguns pontos cruciais quando se trata das inovações no varejo: experiência de compra, atendimento, sustentabilidade, gestão integrada e inteligência de dados estão entre os principais. A transformação digital tem um papel central nisso, pois altera as demandas dos consumidores e consequentemente as necessidades da gestão do varejo.

Dentro destes conceitos, algumas práticas serão muito comuns em 2022. Para atender as necessidades dos clientes e obter bons resultados, o varejo precisa entender as especificidades do momento e executar estratégias assertivas. Neste texto, vamos explorar as principais tendências para o varejo em 2022. Boa leitura!

Experiência do cliente é o foco nas tendências para o varejo em 2022

Proporcionar uma boa experiência de compra para o cliente sempre foi fundamental para o varejo. Entretanto, existem algumas tendências importantes para se executar, de fato, algumas estratégias que aproximam o gestor de cumprir esse objetivo. A mudança de comportamento do consumidor é um fator importantíssimo neste momento.

Vivemos tempos em que aplicativos de celular facilitam e aceleram diversas atividades do dia a dia. Isso modifica alguns aspectos, como o hábito de compra dos consumidores, que buscam por experiências cada vez mais ágeis, práticas e facilitadas. Essa realidade se reflete diretamente nas lojas, na organização do PDV e no método de vendas.

É necessário ter um plano de atendimento, desde a entrada do cliente na loja até o momento em que ele faz o pagamento no caixa. Tecnologias que fazem o controle e a automatização de etiquetagem e cartazeamento, por exemplo, garantem uma experiência mais rápida e prática na procura pelos produtos.

Já para o pagamento das compras, uma tendência relevante é o self-checkout. Muitas vezes o atendimento convencional, em caixas comuns, não suporta a carga de clientes. O autoatendimento contribui para reduzir as filas e o tempo de espera. Essa facilidade está totalmente conectada com as novas demandas de um medo cada vez mais acelerado.

O foco no cliente de terceira idade também é uma tendência do varejo para 2022. Idosos representam uma boa parcela do público com poder de compra, mas será que toda loja está preparada para atendê-los? A digitalização do atendimento, bem como as alternativas para melhorar a sinalização da loja e identificação dos produtos são passos importantes para atender melhor as pessoas mais velhas!

A importância de garantir integração entre a loja física e a loja digital

Explorar com eficácia a transformação digital é uma dos grandes desafios para qualquer gestor varejista. Algumas ferramentas já estão sendo utilizadas com sucesso, como o e-commerce, por exemplo. Contudo, em meio à transformação digital, uma importante tendência é promover a integração deste mundo virtual com o ambiente físico!

Oferecer ao cliente a possibilidade de comprar um produto pela internet e retirar na loja física é um enorme diferencial, que também melhora a experiência de compra. Além disso, uma plataforma digital pode ajudar na pesquisa dos produtos e reduzir o tempo de procura por eles na loja, por exemplo.

Essa integração entre as plataformas permite oferecer ao consumidor um atendimento customizado. Tudo caminha para apresentar os produtos e os preços que melhor se encaixam no hábito de compra do cliente. Para a loja, a vantagem é também segmentar os públicos, o que permite fazer campanhas e promoções personalizadas.

Gestão integrada e automatizada está entre as tendências para o varejo em 2022

Planejar e organizar os processos é importantíssimo para aumentar as vendas e ter uma um desempenho de sucesso no varejo. Para isso, executar uma gestão integrada e automatizada destes processos é uma das principais e mais assertivas tendências para o varejo em 2022!

Mas o que é necessariamente a gestão integrada? O principal ponto é investir em softwares que garantam o monitoramento e o controle dos principais processos na gestão do varejo. Financeiro, estoque, marketing, PDV… São aspectos cruciais para o bom funcionamento de uma loja, e que devem progredir em conjunto.

Existem softwares que entregam uma gestão automatizada de cada um desses processos, com geração de relatórios e monitoramento de métricas de desempenho. Eles podem exercer um papel fundamental para potencializar os recursos humanos e alcançar uma boa performance na gestão do varejo.

Também é importante potencializar o trabalho com a inteligência de dados. Informações obtidas na gestão dos processos administrativos do varejo contribuem para otimizar o gerenciamento do varejo. Os dados ajudam a tomar decisões mais precisas e estabelecer estratégias mais eficientes.

Fortalecer a marca com ações de sustentabilidade

Além de questões ligadas à experiência de compra do cliente e métodos para otimizar a gestão, a preocupação com a marca também é fundamental entre as tendências para o varejo. E a sustentabilidade é um dos temas mais importantes na procura por fortalecer a imagem de uma loja!

Preocupações com o meio ambiente e outras questões sensíveis na sociedade estão cada vez mais pulsantes nas redes sociais, e consequentemente na sociedade. Estabelecer um posicionamento alinhado com essas discussões é uma medida positiva para a marca, junto aos consumidores e outros stakeholders.

Entretanto, o posicionamento não pode se resumir às campanhas de marketing. É necessário que essas definições de marca sejam respeitadas por todos os outros setores da empresa, o que significa um compromisso real com causas. Em relação ao meio ambiente, por exemplo, políticas sustentáveis, de reciclagem e consumo consciente contribuem para otimizar toda a gestão do varejo!

-

Quer saber mais sobre as tendências e o que há de mais moderno e eficaz para a gestão do varejo? Siga a Pricefy nas redes sociais e acompanhe os nossos conteúdos!

Conteúdos relacionados