Voltar ao Blog
MarketingOperações

Dia do cliente no varejo: 4 dicas para preparar a sua loja

No dia 15 de setembro, celebra-se o Dia do Cliente. Essa data figura entre as mais importantes do calendário sazonal no varejo, pois é dedicada especialmente ao protagonista de todas as ações de uma loja: o consumidor

O contexto atual, em que o varejo está imerso na Era do Cliente, torna essa data ainda mais relevante. É um momento em que os negócios se concentram cada vez mais nos interesses do cliente, visando estabelecer um relacionamento sólido e alcançar o sucesso nessa parceria.

O relacionamento com o consumidor é fundamental para o êxito de uma loja. Estreitar esse vínculo significa aumentar as chances de fidelização, elevar o ticket médio das vendas e garantir resultados positivos de forma consistente.

O Dia do Cliente proporciona a oportunidade de executar diversas estratégias que contribuem para alcançar esses resultados em uma única data. No entanto, é necessário planejar uma série de ações para que isso seja possível.

Neste artigo, apresentaremos 4 dicas para homenagear o cliente e obter excelentes resultados nesse dia especial. Boa leitura!

1) Entenda o perfil do cliente para solucionar seus problemas de forma personalizada

Se você deseja proporcionar um dia perfeito para o seu cliente, é fundamental conhecer seus desejos, preferências e preocupações. Estudar e compreender o perfil do seu consumidor ajudará a segmentar as ações para o Dia do Cliente de maneira mais precisa e eficaz.

O primeiro passo para alcançar isso com eficiência é investir em tecnologia para coletar e processar dados. Com informações sólidas sobre os clientes armazenadas em um sistema, é possível acessar detalhes que aproximam a loja do perfil ideal de consumidor.

Com esses dados em mãos, o estabelecimento possui as ferramentas necessárias para personalizar o atendimento ao cliente. Ofertas exclusivas e promoções personalizadas terão um impacto muito maior quando estiverem alinhadas aos hábitos de compra do cliente.

Essa personalização é especialmente crucial em datas como o Dia do Cliente, pois ele se sentirá valorizado na loja, como se tudo estivesse adaptado às suas preferências.

Essa abordagem personalizada traz vantagens, como a otimização do relacionamento com o consumidor, que será melhor explorada na próxima dica!

2) Capriche na comunicação visual do ponto de venda (PDV)

Para o Dia do Cliente no varejo, existem objetivos principais que estão interligados. A prioridade é aproveitar a data para impressionar os clientes com uma experiência de compra de alta qualidade. Como resultado, as lojas podem aprimorar o relacionamento com o cliente.

Nesse contexto, um fator indispensável é a comunicação visual. Ela desempenha um papel fundamental ao auxiliar os clientes durante o processo de compra, otimizando sua experiência e estabelecendo um relacionamento efetivo com eles.

Para que a relação seja positiva e o consumidor alcance sucesso ao interagir com a loja, a comunicação visual precisa ser infalível. Ela deve ser atrativa e livre de erros, garantindo uma leitura fluida e sem dificuldades para os clientes.

Dessa forma, é importante trabalhar para garantir um cartazeamento e etiquetagem eficientes, que chamem a atenção dos clientes para as ofertas mais atrativas e também forneçam informações precisas sobre produtos e preços!

3) Capacite sua equipe de vendas

A experiência de compra é de extrema importância todos os dias, e em datas especiais como o Dia do Cliente, ela merece atenção ainda mais especial.

Imagine que sua loja planeje ofertas exclusivas e campanhas para atrair a atenção dos clientes em um dia dedicado a eles. No entanto, se o consumidor se deparar com várias falhas ao longo de sua experiência, toda a estratégia preparada pelo estabelecimento para essa data especial terá um efeito negativo.

Portanto, é fundamental trabalhar cuidadosamente a experiência no ponto de venda (PDV) para o Dia do Cliente no varejo. Um dos aspectos mais sensíveis é o atendimento. Todo cliente aprecia ser bem atendido, receber atenção e assistência para tomar as melhores decisões e solucionar seus problemas na loja.

Treinar a equipe de vendas é vital para alcançar o sucesso com o cliente nessa data. Invista na capacitação dos seus atendentes para que eles possam fazer com que o consumidor se sinta verdadeiramente especial. Tirem dúvidas sobre produtos, ofereçam um atendimento cuidadoso e atencioso, e façam com que a equipe de atendimento seja um diferencial para a loja.

4) Garanta a eficiência operacional da sua loja

Antes de resolver todos os problemas do cliente na loja, é necessário olhar para dentro. A comunicação visual, o relacionamento com o consumidor, a experiência de compra e as ofertas atrativas são objetivos a serem cumpridos, mas antes disso, é preciso realizar um trabalho interno árduo.

Para que as ações do Dia do Cliente tragam bons resultados para o varejo, as lojas precisam ter uma eficiência operacional. Tudo precisa funcionar perfeitamente para que o ponto de venda (PDV) cumpra seu papel: fechar vendas e proporcionar uma excelente experiência ao consumidor.

Faça um checklist para garantir que tudo esteja preparado para receber o consumidor em seu dia especial, evitando atritos ou irritações. Além dos pontos já mencionados no texto, existem outros detalhes que não podem ser esquecidos!

  • O estoque está preparado para fornecer os produtos necessários?
  • A loja possui um sistema de self-checkout rápido, versátil e eficiente?
  • Existe um canal de ouvidoria para que o cliente possa realizar reclamações e sugestões?

Esses detalhes fazem toda a diferença e, se bem trabalhados, permitirão que o consumidor aproveite as ofertas especiais da data e construa uma impressão extremamente positiva sobre a sua loja!

A importância do Dia do Cliente no varejo

É natural que todas as ações no varejo tenham como foco principal aumentar as vendas e aproveitar as ofertas. No entanto, momentos como o Dia do Cliente oferecem muitas outras oportunidades.

Datas como essa permitem que as lojas estabeleçam uma conexão genuína com o cliente. O estabelecimento que consegue proporcionar uma experiência única e diferenciada recebe em troca um relacionamento fiel, que gera resultados mais duradouros do que apenas uma compra esporádica.

Com as dicas mencionadas neste artigo, sua loja será capaz de oferecer ao consumidor o melhor Dia do Cliente possível. A partir disso, é só aproveitar os benefícios de construir uma relação mais próxima e significativa com a clientela!

Aproveite e continue em nosso blog para saber como criar um planejamento de campanha promocional no varejo.

Assine nossa Newsletter

Fique por dentro das novidades de tecnologia para o mercado de Varejo
Assinatura realizada com sucesso!
Oops! Deu algo errado com a sua inscrição.