Merchandising no ponto de venda: como ampliá-lo com as redes sociais?
Marketing de Varejo

Merchandising no ponto de venda: como ampliá-lo com as redes sociais?

Pricefy

18/6/2018

This is some text inside of a div block.
April 30, 2021
This is some text inside of a div block.

O que as empresas mais buscam hoje em dia é a conquista da preferência do consumidor na hora de realizar uma compra. Por meio do merchandising no ponto de venda, as chances de garantir uma aquisição são ampliadas e reforçam a lembrança de marca para o público-alvo.

Quando se trata desse tipo de ação, as empresas conseguem desenvolver infinitas estratégias valiosas para atrair o consumidor. No entanto, para que essas campanhas produzam os resultados esperados, é preciso caprichar no planejamento.

Que tal aprimorar as suas estratégias e ampliar o seu merchandising utilizando as redes sociais? Continue a leitura deste post e veja como isso é possível!

O que é o merchandising no ponto de venda?

Uma venda só acontece quando alguém se interessa pelo produto disponibilizado, não é mesmo? Sendo assim, as empresas começaram a elaborar estratégias para fazer com que as pessoas sentissem o desejo de adquirir algum item de sua marca.

Assim, surgiu o merchandising no ponto de vendas, uma estratégia de marketing que oferece a possibilidade de destacar o seu produto em meio a diferentes ações de atração realizadas nos comércios.

A estratégia faz com que os consumidores notem a sua marca dentro de um supermercado, por exemplo, despertando o desejo em adquirir os produtos em destaque.

Dessa forma, os números de venda têm grandes chances de produzir resultados mais satisfatórios, além de que o público-alvo passa a considerar os seus produtos antes de se decidirem por alguma compra.

O merchandising no ponto de venda consegue se diferenciar de outras estratégias de marketing, principalmente quando se trata do digital, uma vez que ele oferece uma experiência que a internet não é capaz de proporcionar aos usuários: explorar os cinco sentidos (visão, audição, tato, paladar e olfato).

Como ampliar os efeitos do merchandising usando as redes sociais?

Embora a internet ainda não seja capaz de oferecer experiências utilizando os cinco sentidos, como explicamos a pouco, ela pode se tornar uma auxiliar importante para a conquista de novos objetivos, combinando estratégias no meio online e offline. Veja como fazer isso:

Crie buzz para as redes sociais

Além de serem essenciais para melhorar a comunicação entre as empresas e seus clientes, as redes sociais permitem a criação de estratégias que desenvolvem no consumidor o desejo de buscar mais informações e, consequentemente, adquirir um produto.

Ou seja, a partir das publicações em suas páginas na web as empresas conseguem atrair a atenção dos usuários, levá-los até o ponto de venda e garantir a venda por meio de estratégias de merchandising.

Estude as tendências do mercado e incentivá-las no merchandising

Buscar com frequência quais são os caminhos que o público está seguindo ou quais tópicos recebem mais atenção dos seus consumidores, é um dever de todas as empresas.

No entanto, nem todos os estabelecimentos realizam esse estudo de tendências e, muito menos, colocam em prática em seu merchandising os temas que estão ganhando força. Alguns exemplos de tendências que podem ser utilizados como merchandising no ponto de venda e ampliados para as redes sociais são:

  • sustentabilidade — trabalhar em prol de um mundo sustentável está se tornando uma necessidade. As empresas que promovem ações ambientais em seus pontos de venda e propagam isso nas redes sociais conseguem um engajamento surpreendente;
  • QR codes — essa ferramenta funciona como um leitor de código digital onde o consumidor escaneia o conteúdo e visualiza uma mensagem, imagem ou material promocional da marca;

Incentive o compartilhamento de conteúdos e fotos

Encorajar os seus consumidores a fotografar o merchandising da marca no ponto de venda e compartilhar esses registros nas redes sociais é uma estratégia inteligente para aumentar, consideravelmente, o alcance da sua empresa.

Contudo, convencer o público a interagir, oferecendo uma experiência proveitosa a ponto de despertar a vontade de compartilhar em suas redes sociais, é uma tarefa que demanda planejamento.

Desenvolver um merchandising tão criativo pode parecer difícil, no entanto, se a sua empresa conhece o perfil do público-alvo essa tarefa fica bem mais fácil. Conhecer as preferências do consumidor é um requisito principal na hora de desenvolver uma ação que agrade o cliente.

Stands para tirarem fotos, frases motivacionais e emojis personalizados podem fazer parte da estratégia, incentivando os consumidores a publicar as suas experiências nas redes sociais.

Ofereça recompensas

Você já pensou na possibilidade de publicar códigos especiais online para que seus seguidores consigam apresentar no ponto de venda e receber descontos ou brindes exclusivos? Se essa ideia ainda não passou pela sua cabeça, está na hora de planejar uma estratégia assim.

Para fazer isso, basta desenvolver promoções exclusivas para o público que acompanha a sua empresa pela internet e faça com que os usuários se dirijam ao ponto de venda do merchandising para receber recompensas por isso. Dessa forma, a marca vai conseguir aumentar o engajamento online e, claro, as vendas físicas.

Divulgue novas tendências

Quer mostrar para o seu público-alvo que a sua empresa entende do ramo de atuação e está atualizada com as novidades da área?

Compartilhe as próximas tendências para as estações em suas redes sociais e apresente em forma de merchandising algumas dicas de como se preparar, tutoriais e informações relevantes sobre os produtos.

Também é possível organizá-lo com novos produtos e disponibilizar nas redes sociais publicações especiais, voltadas para os clientes que adquiriram as mercadorias com sugestões de como usar o produto, por exemplo.

O merchandising no ponto de venda sempre se mostrou uma estratégia de marketing muito positiva para as empresas. A possibilidade de ampliar a sua abrangência e utilizar as redes sociais como aliadas melhorou os resultados que já eram bastante positivos.

As redes sociais são grandes aliadas das marcas para expandirem o seu alcance com o público conectado. Com a ajuda dessas ferramentas, suas estratégias se tornam muito mais eficientes, proporcionando ao consumidor uma experiência incrível e diferenciada diante da concorrência.

O que você achou do conteúdo do nosso texto? Gostou de aprender a respeito do merchandising no ponto de venda? Então, compartilhe esta publicação com os amigos em suas redes sociais e divida essas informações valiosas com eles!

Conteúdos relacionados