Voltar ao Blog
TecnologiaInovação

Os benefícios e aplicações práticas da inteligência artificial no varejo

Os benefícios e aplicações práticas da inteligência artificial no varejo

A evolução da tecnologia tem apresentado uma série de ferramentas altamente benéficas para o progresso de diversos setores, com o varejo sendo um dos mais impactados. Uma das inovações mais proeminentes nesse cenário inteligência artificial (IA).

Equipada com algoritmos poderosos capazes de processar e analisar grandes volumes de dados, a IA é uma força motriz na resolução de problemas de variados níveis de complexidade.

No varejo, segundo uma pesquisa realizada pela Global Market Insights, o mercado de IA estava estimado em US$ 6 bilhões em 2022, com projeção de crescimento de 30% entre 2023 e 2032. Esses números destacam a tendência de uma adoção cada vez mais ampla e eficaz da inteligência artificial no varejo.

Neste artigo, você entenderá mais sobre o que é a IA e como essa inovação pode ser aplicada no setor varejista. Além disso, vamos fornecer exemplos de como a inteligência artificial está sendo utilizada na operação interna das lojas e no relacionamento com o cliente.

Boa leitura!

O que é a inteligência artificial e como ela se relaciona com o varejo

A inteligência artificial é uma ferramenta que tem origem na ciência da computação. Sua função é criar sistemas, algoritmos e plataformas que realizem tarefas e cálculos complexos de forma mais rápida do que a inteligência humana levaria para executá-los.

Através do processamento de grandes volumes de dados, a IA é capaz de aprender com a realidade e desenvolver soluções para uma ampla gama de desafios.

Um dos maiores benefícios da inteligência artificial é automatizar tarefas que, se realizadas manualmente, levariam muito mais tempo, exigindo mais recursos humanos e financeiros. 

No varejo, a IA já está transformando processos fundamentais para o funcionamento das empresas. Ela pode otimizar diversos aspectos, como o entendimento do comportamento do cliente e no cliente e no aperfeiçoamento da sua experiência de compra. 

Além disso, a inteligência artificial também auxilia na operação das lojas, facilitando tarefas como a gestão do estoque, construção do perfil do cliente, entre outros. A seguir, você vai entender com mais profundidade como a IA pode ser aplicada no varejo!

Aplicações práticas da inteligência artificial no varejo

Como você já sabe, os dados desempenham um papel central na inteligência artificial. É baseado neles que sistemas e algoritmos conseguem construir soluções valiosas. 

Quando pensamos em inteligência artificial no varejo, sua implementação abrange tanto os dados dos clientes quanto as operações internas das lojas. Ao processar essas informações, uma loja pode desbloquear respostas valiosas para melhorar seus resultados!

A seguir, veja algumas tarefas importantes do varejo que podem ser otimizadas com o uso da IA!

Personalização do relacionamento com o cliente

Ao coletar os dados do cliente, uma loja adquire informações poderosas para entender seu comportamento. A partir daí, é possível fazer adaptações para se aproximar das preferências e demandas do consumidor.

Com os dados processados, a inteligência artificial pode criar soluções que personalizem cada ponto do contato com o cliente. Assim é possível recomendar produtos específicos e criar ofertas exclusivas. 

Por exemplo, se uma cliente tem o hábito de comprar chocolate às sextas, você pode criar uma oferta especial, enviada por e-mail marketing, SMS ou outros canais, oferecendo descontos em doces e as guloseimas que ela mais gosta.

Tudo isso acontece com a eficiência de um cálculo preciso, gerado por algoritmos que se conectam com o histórico de compras do consumidor. Portanto, quando se busca estabelecer um relacionamento mais personalizado com o cliente, a IA desempenha um papel crucial.

Automação no atendimento ao consumidor

A inteligência artificial também está ajudando a revolucionar o atendimento ao consumidor. Podemos entender isso a partir do exemplo da loja conceito da Amazon!

No self-checkout, o cliente, já pré-cadastrado no banco de dados da loja, passa por um reconhecimento facial, e, dessa forma, pode pegar os produtos e sair da loja sem precisar passar pelo caixa. 

Isso acontece graças ao escaneamento das mercadorias, feito assim que esse consumidor sai da loja e, também, com débito automático em sua conta. Assim, a IA também impacta na qualidade da experiência de compra, permitindo uma jornada muito prática e rápida.

Além disso, no atendimento virtual, os chatbots são recursos valiosos baseados na inteligência artificial. Eles agilizam o contato com o consumidor, solucionando dúvidas e problemas com rapidez e eficiência, melhorando assim a satisfação do cliente.

Controle de estoque

O controle de estoque e um dos pontos mais importantes e complexos da operação no varejo. Erros nesse processo podem causar a ruptura de produtos nas gôndolas e outros problemas graves.

A inteligência artificial é capaz de descomplicar totalmente essa gestão. Com os dados de disponibilidade das mercadorias, ela opera um sistema de controle de estoque automatizado, evitando ruptura nas prateleiras ou a perda de produtos por prazo de validade.

Além disso, a IA permite prever a demanda com maior precisão e eficiência, pois isso facilita a decisão de quando adicionar novos itens ao estoque.

Leia mais: 6 dicas imperdíveis para fazer o controle de estoque no supermercado

Por que investir em inteligência artificial no varejo?

O relacionamento com o cliente e o operacional da loja são dois elementos cruciais para a competitividade no varejo. Obter sucesso nessas áreas envolve enfrentar desafios complexos que exigem esforço significativo.

A boa notícia é que a inteligência artificial surge como uma solução para simplificar as tarefas relacionadas à operação do varejo e à gestão do relacionamento com o consumidor.

Ao utilizar dados e informações de maneira inteligente, a IA automatiza as operações, conferindo maior velocidade e precisão aos processos.

No que diz respeito à relação com o cliente, a IA auxilia na criação de perfis precisos dos consumidores, que serve como guia para personalizar o atendimento e melhorar sua experiência de compra na loja.

O tema da inteligência artificial no varejo mostra que a tecnologia impacta o setor de forma impressionante. No entanto, ela é apenas um entre diversos recursos que ajudam a otimizar processos e maximizar o desempenho das lojas. 

Para uma análise mais aprofundada, confira o nosso artigo no blog, que explora como a transformação digital pode melhorar os resultados do varejo!

Assine nossa Newsletter

Fique por dentro das novidades de tecnologia para o mercado de Varejo
Assinatura realizada com sucesso!
Oops! Deu algo errado com a sua inscrição.