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EstratégiaTecnologia

Saiba como a transformação digital pode melhorar os resultados do varejo

O objetivo de todo gestor de varejo é atingir os melhores resultados em termos de lucro e estabilidade. Contudo, para alcançar esse status, se faz necessário muito cuidado com os inúmeros detalhes que fazem a diferença. A transformação digital no varejo proporciona grandes avanços nesta área e contribui em diversos processos indispensáveis para um negócio bem sucedido!

Gerenciamento do relacionamento com o cliente, controle de estoque, precificação, marketing… Essas, entre outras tantas tarefas, estão no radar de todo gestor no varejo, e cumpri-las com eficiência não é, nem de longe, uma missão fácil. Entretanto, soluções tecnológicas já disponíveis no mercado, auxiliam, não somente os gestores, mas todos os colaboradores, a cumprir essas etapas de forma mais célere e precisa.

Hoje é possível dizer que existe tecnologia para solucionar quase todos os problemas operacionais no varejo. Portanto, os processos administrativos internos, bem como a relação com o consumidor e as etapas de compra e venda são aspectos que podem ser otimizados por meio da inteligência de dados e outras inovações.

A transformação digital foca na melhoria de alguns pilares do comércio, como a economia de dinheiro e tempo, para alcançar lucro e produtividade. Neste post, você vai conhecer, de forma mais completa, as ferramentas disponíveis para otimizar os processos de gestão no varejo e alavancar as vendas de sua loja!

Big Data e o poder dos dados para uma boa gestão

Os dados são pedras preciosas que a tecnologia pode oferecer para a gestão de uma empresa, e o varejo não fica de fora dessa. A informação em grande escala pode ser um enorme diferencial, desde que o gestor disponha das ferramentas certas para armazená-las. Além de quantificar, qualificar os dados pode significar argumentos valiosos para tomar melhores decisões.

A transformação digital no varejo passa, fundamentalmente, por deixar de fazer uma gestão no escuro e puramente intuitiva. O Big Data ajuda a tomar decisões mais assertivas, com argumentos sólidos que aproximam o gestor das melhores escolhas!

O que é big data? 

Big data é um termo em Tecnologia da Informação que trata sobre grandes conjuntos de dados processados e armazenados a cada segundo.

Qual sua importância no varejo? 

O big data pode ser utilizado para obter insights importantes para a gestão do varejo e dão a oportunidade para a tomada decisões. As informações coletadas ajudam a entender melhor o comportamento do cliente, e até mesmo, prever possíveis crises.

Ao analisar um grande volume de dados, é possível passar uma lupa em etapas fundamentais, como a compra e venda de produtos, controle do estoque, dos preços e das promoções realizadas. Portanto, coletar dados de clientes, fornecedores e dos próprios processos administrativos de uma loja é uma estratégia que pode significar um enorme sucesso na gestão do varejo.

A transformação digital no varejo pelo gerenciamento da relação com o cliente

O relacionamento com o cliente é uma das melhores formas de se colocar em prática o Big Data no cotidiano do varejo. Afinal, os sistemas de gerenciamento da relação com o consumidor são soluções tecnológicas que tem como base a coleta de dados dessas pessoas. E o resultado de tudo isso pode ser muito promissor para um negócio!

A partir de um sistema CRM, um supermercado, farmácia ou outro tipo de loja pode criar um cadastro de cada pessoa que passa pela loja. A partir disso, o estabelecimento passa a criar registros dos clientes, que ganham um nome, um rosto e uma personalidade. Com isso, é possível identificar o comportamento de compra de cada consumidor.

Por meio dos dados e do histórico de consumo dos clientes, o varejo pode customizar a relação com os seus consumidores. É possível criar promoções personalizadas, clube de vantagens, além de compreender melhor o público para fazer uma precificação mais eficaz. Portanto, a transformação digital no varejo ajuda o varejista a se aproximar, de fato, do cliente e fidelizar essa relação!

Varejo omnichannel e a ampliação dos canais de venda

Alavancar as vendas é uma prioridade para todo gestor de varejo. Ampliar os canais de comunicação e proporcionar conforto ao consumidor são os caminhos mais indicados. Essas ações parecem óbvias, entretanto, não são de simples funcionamento na prática. Mas, entre os diversos métodos que propiciam a transformação digital no varejo, existe uma que também transforma o comportamento de compra do cliente!

O omnichannel é uma solução que busca resolver esse problema. O conceito passa por interligar o espaço físico do varejo com o virtual, para melhorar a experiência do usuário e aumentar as chances de decisão de compra! Um varejo omnichannel dispõe de tecnologias que permitem, por exemplo, que o consumidor compre um produto pela internet e o retire na loja.

Com essa tecnologia, todos saem ganhando! O cliente, por sua vez, tem o conforto de consultar os preços pela internet e evitar filas. E para o varejo, os ganhos são ainda mais impactantes. Além de aumentar as vendas, o canal digital é mais uma forma de se coletar dados de valor. Portanto, se torna uma relação de retroalimentação, que possibilita um fluxo de vendas duradouro!

As soluções da Pricefy para transformar as campanhas e promoções

Se você chegou até aqui, já entendeu que a transformação digital no varejo engloba diversos processos administrativos que estão no horizonte do gestor e seus colaboradores. As promoções estão entre os maiores desafios para o comércio, afinal, não é fácil comunicar e monitorar essas campanhas.

Entretanto, a Pricefy apresenta soluções tecnológicas para otimizar as ofertas no varejo de ponta a ponta. Desde a precificação, passando pela etiquetagem e cartazeamento, até o monitoramento do progresso das campanhas. Para todas essas etapas, existe uma ferramenta que permite ganhar tempo, reduzir os erros e alcançar a excelência!

Conheça nossas soluções e veja como podemos ajudar os varejistas a alavancarem suas vendas e terem sucesso na gestão de uma loja!

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