4 mitos sobre marketing de varejo que você sempre acreditou

4 mitos sobre marketing de varejo que você sempre acreditou

Pricefy

12/10/2020

This is some text inside of a div block.
September 3, 2021
This is some text inside of a div block.

O marketing de varejo representa todas as estratégias de uma empresa para vender os produtos. Apesar de parecer um conceito simples, na prática, isso ainda gera muitas dúvidas e, principalmente, mitos.

Será que você acredita ou já acreditou em alguns deles? Confira os aspectos que mais precisa prestar atenção!

O foco do marketing de varejo é apenas vender

Mito. Na verdade, esse é o objetivo final. Porém, as estratégias de marketing de varejo podem trazer muitos benefícios para a empresa. São eles:

  • aumentar a visibilidade da marca;
  • manter uma imagem positiva para o mercado;
  • fidelizar os clientes;
  • superar a concorrência;
  • aumentar a rentabilidade.

Não é preciso considerar os 4 P’s

Mito. Os 4 P’s — que é um dos pilares do marketing — são muito importantes para a estratégia de comunicação. Para entendê-los e aplicá-los é bastante simples, você deverá considerar cada letra P. Veja só:

  • produto: o que é vendido? quais são as vantagens e por que as pessoas compram isso? Essas respostas ajudam a pensar em quantidade e formas de divulgação;
  • preço: quanto custam os produtos? Vale lembrar que a precificação vai muito além de aplicar um preço em cima de uma mercadoria;
  • promoção: diz respeito à forma como a loja vende, ou seja, desde a exposição do produto até a propaganda em si;
  • praça: representa o local em que os produtos são vendidos. No caso das lojas presenciais, a localização, organização e disposição das mercadorias são aspectos importantes para os consumidores.

Tecnologia não tem a ver com marketing de varejo presencial

Mito. Mesmo que a loja não utilize a tecnologia de forma visível para os consumidores, existem várias ferramentas que auxiliam no dia a dia.

Até mesmo a comunicação visual do estabelecimento, quando feito com cartazes de promoção, podem se beneficiar de plataformas específicas. Elas permitem automatizar processos, criar materiais gráficos padronizados e reduzir custos.

Vale mais a pena atrair novos clientes

Mito. Embora seja muito importante atrair novos clientes, é importante não se esquecer de quem já conhece a marca. Geralmente, fidelizar a clientela é mais econômico e gera mais resultados.

Além de voltar a comprar na loja, os consumidores também geram o popular “boca a boca”, ou seja, divulgam a marca para outras pessoas.

Quer conhecer mais sobre as estratégias do marketing de varejo? Então, veja os outros conteúdos que a Pricefy tem para o seu negócio!

Conteúdos relacionados