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MarketingFarmácias

Guia definitivo para o sucesso de promoções nas farmácias

As farmácias, assim como qualquer setor do varejo, possuem suas particularidades e características especiais. O principal objetivo de um gestor varejista não foge muito do que é comum a todos: buscar a lucratividade. Entretanto, os desafios para cumprir essa meta podem ser diferentes, o que também influencia nos planejamentos. Atingir o sucesso das promoções nas farmácias, por exemplo, exige uma estratégia específica!

O lucro está diretamente conectado com a capacidade que um estabelecimento tem de se comunicar com os seus clientes. Essa relação deve seguir alguns pilares como: ser chamativa, parecer vantajosa para o consumidor e convencê-lo a comprar. Cada detalhe conta muito para posicionar bem uma marca em relação à concorrência.

Todos esses objetivos fazem parte do plano de ação de uma promoção, que além de tudo, busca, também, fidelizar um cliente a partir das vantagens oferecidas. São inúmeras as estratégias que procuram estreitar a relação com o consumidor e a partir disso influenciar em seu comportamento de compra.

Neste post, você vai compreender a importância das promoções nas farmácias e terá acesso a dicas incríveis para definir estratégias que serão aplicadas nas campanhas e ofertas. A partir delas, o gestor varejista ou profissional que compõe a equipe de marketing saberá o que funciona para as especificidades desta área do comércio!

O impacto das promoções nas farmácias

Pode-se definir as promoções como, essencialmente, uma forma que uma loja tem de se relacionar com o seu público. O poder de comunicação é fundamental para que uma oferta tenha bom desempenho, portanto, os conceitos de marketing e publicidade são essenciais. O erro de muitos é ignorar esses fatores e entender que apenas as condições de preço podem garantir o sucesso de uma promoção.

Ofertas especiais não podem significar prejuízos para uma loja. Portanto, o pricing tem grande responsabilidade sobre essa estratégia. Ao mesmo tempo, precisam causar no cliente a sensação de que ele está recebendo vantagens. Contudo, para atrair a atenção do consumidor, comunicar essas vantagens com eficiência é fundamental!

As promoções nas farmácias, além de seguirem as especificidades do setor, precisam ser planejadas, monitoradas e seguir uma estratégia robusta para que todos os objetivos e necessidades sejam contemplados. Caso esses objetivos sejam cumpridos, os benefícios para o varejista são inúmeros!

Em nosso blog, publicamos um post que desvenda os 4 mitos sobre marketing de varejo. Se você quer desconstruir crenças improdutivas para otimizar a gestão a partir dos conceitos de marketing, vale muito a leitura!

Os benefícios das promoções nas farmácias e como colocá-las em prática

Além de fidelizar clientes, as promoções ajudam a adquirir novos consumidores. Porém, para impactar quem nunca comprou em determinada farmácia, é preciso apostar em estratégias diferentes, com mídias externas ou instalação de tendas na parte de fora da loja, por exemplo.

No blog, temos um guia sobre como fazer a exposição e sinalização de farmácias. Nele você pode aprender muito e entender a importância de comunicar bem uma promoção de qualidade!

Ações como essas ajudam a aguçar a curiosidade das pessoas, porém, para que a jornada seja cumprida por completo, é preciso otimizar todo o processo de comunicação. Portanto, é essencial apostar em cartazes expressivos e com informações bem organizadas para que o consumidor opte pela compra!

Otimizando as vendas com ofertas especiais

O sucesso dessas estratégias contribui na evolução do processo de vendas. As promoções nas farmácias ajudam a alavancar a comercialização de produtos mais difíceis de se vender, ou colocar em evidência itens que podem significar um índice de lucro diferenciado para a loja.

Ofertas especiais também podem ser estratégias perfeitas para momentos em que é necessário fazer uma queima de estoque. Para cada objetivo existem estratégias diferentes, e além de comunicar bem nas mídias físicas e digitais, é preciso destacar as vantagens ao etiquetar as promoções nas gôndolas!

Se você ainda precisa entender melhor sobre a importância do marketing para usufruir de todas essas vantagens, leia este post do blog em que listamos 4 maneiras de tornar sua comunicação mais atrativa e aumentar suas vendas!

Promoções ajudam a fortalecer marcas

De modo geral, as promoções são uma forma de trabalhar a imagem de uma farmácia. Aproveitar o calendário sazonal, criar eventos especiais para promover ofertas e, de fato oferecer vantagens ao cliente são estratégias que colocam um estabelecimento em evidência.

Você quer saber quais são as melhores datas para fazer promoções especiais? Baixe o Guia do calendário promocional no varejo, um e-book que ajuda a definir o planejamento perfeito para o seu negócio!

Entretanto, as promoções devem seguir um processo que busque o aprofundamento da relação com o cliente. Oferecer a melhor experiência possível para o consumidor não deve ser um hábito que termina ao fim das ofertas. Essa aproximação deve ser uma política contínua para gerar um fluxo de recomendações que solidifique a imagem da farmácia e promova as vendas!

Conclusão 

As farmácias podem vender mais e estabelecer uma imagem mais forte e impactante quando se relacionam com seus clientes de uma maneira mais inteligente. Por isso, as promoções nas farmácias são tão importantes: além de aumentarem as vendas, elas ajudam e estreitar a relação com os consumidores e fidelizar o público!

Saiba como a Pricefy pode otimizar a precificação e a comunicação de ofertas das farmácias e nos acompanhe no Instagram e LinkedIn para mais dicas como as que demos neste post!

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