Voltar ao Blog
MarketingSupermercados

5 ações de Marketing para Supermercados que não podem faltar na sua loja

Vivemos a era em que agradar o cliente é cada vez mais complexo. O consumidor está mais exigente, com novas demandas na experiência de compra. Quando ele vai a um supermercado, para as compras de rotina, deseja um atendimento rápido, prático, e que se possível o encante durante a jornada.

Por esse motivo, trabalhar com estratégias de marketing para supermercados é fundamental para as lojas que procuram se diferenciar na "Era do Cliente". Afinal, o conceito não se trata apenas de atrair e divulgar ofertas, mas de promover uma experiência de compra única e encantadora. 

Além da experiência no ponto de venda, existem outros fatores para o sucesso de um supermercado. É necessário otimizar a relação com o consumidor e as formas que a loja tem de mostrar que ele é especial, e assim fidelizá-lo.

Neste texto, listamos 5 ações de marketing que impactam a experiência de compra e o relacionamento com o cliente para otimizar esses dois fatores. Essas ações conseguem criar diferenciais e aumentar a competitividade do seu supermercado. Boa leitura!

1) Calendário sazonal como estratégia de marketing para supermercados

Se você deseja melhorar os resultados com estratégias de marketing no seu supermercado, é preciso se planejar. E o seu principal aliado nesta tarefa é o calendário sazonal. Com ele é possível projetar as principais datas e preparar campanhas especiais para cada uma delas.

A sazonalidade é uma ótima abordagem para ter um bom desempenho nas vendas em datas comemorativas e momentos importantes do ano. Isso acontece porque o calendário permite que a loja se antecipe e entenda as diferentes demandas que as ocasiões apresentam.

Com cada período destacado e separado no calendário, o supermercado pode preparar diferentes pontos de sua gestão. As épocas comemorativas exigem diferentes ações, seja para estoque, promoções ou sinalização de loja. Com o calendário você está preparado para todas elas!

Acesse o calendário sazonal do varejo 2023!

Entendeu a importância de trabalhar com a sazonalidade? Agora é hora de colocar em prática outras ações de marketing!

2) Invista em um layout de loja agradável para a experiência do cliente

Ter um layout de loja eficiente é uma das melhores formas de fazer funcionar o marketing para o seu supermercado. Afinal, um dos fatores mais importantes da experiência em loja é a forma com que o cliente se locomove no espaço. 

Quanto mais facilidade ele tem para andar pelos corredores e procurar pelos produtos, mais satisfatória será a jornada de compra. 

Além de melhorar a experiência, o layout também é responsável por induzir a circulação do cliente da forma mais vantajosa possível para o estabelecimento.

Portanto, se bem definido, ele é capaz de aumentar o tempo de permanência do cliente no supermercado. Além de permitir que o consumidor deguste toda a loja, inclusive nas áreas mais frias. Com isso, você consegue elevar o ticket médio e aumentar as vendas.

O que é necessário para ter um bom layout de loja?

  •  Fachada atrativa e diferenciada;
  •  Organização para fluxo de clientes;
  •  Corredores e gôndolas bem alinhados e organizados;
  •  Loja bem sinalizada e iluminada.

3) Promova a experiência de compra com o marketing sensorial

O layout de loja é um fator indispensável para melhorar a experiência no PDV, mas é essencial trabalhar outros conceitos. Na Era do Cliente, o consumidor tem exigências extras e o seu supermercado precisa estar preparado para surpreendê-lo. 

O marketing sensorial vai além de promover uma jornada de compra rápida e prática. Com estímulos sensoriais, a sua loja pode criar uma identidade única e fornecer uma experiência inesquecível para o cliente!

A proposta do marketing sensorial é gerar um valor extra sobre as compras. Ao estimular os sentidos humanos é possível tornar o ato da compra mais confortável, prazeroso e divertido.

Exemplos de aplicações do marketing sensorial para supermercados

  •  Paladar: degustação de um produto que seja novidade ou promoção;
  •  Audição: trilha sonora característica para a loja, que acalme e deixe o cliente confortável;
  •  Visão: sinalização que direcione o cliente às ofertas que ele procura e estimule compras por impulso;
  •  Olfato: aromas agradáveis que incentivem o consumo de determinado produto;
  •  Tato: pode tocar e sentir a qualidade de um produto com as próprias mãos.

4) Use as redes sociais para divulgar ofertas e atrair clientes 

Você já entendeu como melhorar a experiência de compra na loja por meio do layout e do marketing sensorial. No entanto, também é importante pensar em ações fora do ponto de venda, sobretudo quando falamos em marketing para supermercados. Ações que promovem ofertas, descontos especiais, produtos e novidades nas gôndolas precisam ser bem divulgadas.

Portanto, o seu supermercado precisa potencializar a comunicação com os clientes nas redes sociais. Nestes canais é possível reforçar a divulgação de promoções e chamar o cliente para degustar a loja. 

Além disso, as redes permitem que o seu supermercado humanize a marca. Trazer especialistas e colaboradores da loja para comunicar ofertas, dicas de receitas e harmonizações é uma forma de oferecer conteúdo útil para os seus seguidores e se aproximar ainda mais desses clientes.

5) Ofereça clubes de fidelidade para os clientes 

É possível usar o marketing para o seu supermercado de diversas formas, como você pôde perceber nas dicas anteriores. Contudo, uma das ações que mais atraem o cliente é a boa e velha promoção. Oferecer bons descontos sempre será uma boa jogada.

Mas, é importante que seu supermercado seja estratégico na hora de oferecer essas condições especiais, afinal, por mais que as pessoas adorem uma promoção, isso não é mais o suficiente. Trabalhar com clubes de benefícios é uma das maneiras mais vantajosas de proporcionar descontos e ofertas aos clientes.

Com clubes de benefícios é possível premiar o seu público fiel, que ganham mais descontos e ofertas exclusivas à medida que compram no supermercado. Dessa forma é criado um ciclo de fidelização dos clientes, que se sentem especiais com esse tipo de ação. 

Se você gostou das dicas, continue em nosso blog e saiba como tornar o seu supermercado mais competitivo.

Assine nossa Newsletter

Fique por dentro das novidades de tecnologia para o mercado de Varejo
Assinatura realizada com sucesso!
Oops! Deu algo errado com a sua inscrição.