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MarketingEstratégia

Comunicação visual no varejo: quais são os erros que impedem a sua promoção de gerar impacto?

Promover ofertas atrativas é fundamental para quem deseja novos clientes e também fidelizar os que já compraram em sua loja. Além disso, elas são a salvação para aqueles momentos em que uma queima de estoque é necessária ou em eventos como a Black Friday, por exemplo. Entretanto, para que uma promoção tenha o impacto desejado é imprescindível aprimorar a comunicação visual no varejo. Afinal, existem alguns erros que podem colocar por água abaixo toda uma estratégia de vendas.

Neste texto, você vai entender a importância da comunicação visual e como ela deve ser trabalhada para evitar falhas e garantir uma promoção bem sucedida. Acompanhe!

O que é a comunicação visual e qual a sua importância?

Comunicação visual é um conjunto de elementos utilizados para transmitir mensagens e chamar a atenção para determinado ponto. Textos e imagens são organizados para causar impacto no leitor, e no contexto corporativo, podem guiar e direcionar as ações de um cliente. 

A comunicação visual no varejo é importante para uma série de aspectos primordiais do funcionamento de uma loja. É possível definir alguns pilares: valorizar a marca, atrair a atenção do shopper, facilitar a experiência de compra do cliente, destacar determinados produtos, e claro, divulgar uma promoção.

As promoções são cruciais para o sucesso de um estabelecimento comercial. Quando o varejista precisa fazer a queima de produtos parados no estoque, ele recorre às ofertas especiais. Além disso, as promoções são indispensáveis para estreitar o relacionamento com o shopper e fidelizar o cliente com descontos atraentes.

Contudo, de nada adianta desenhar uma estratégia perfeita para uma promoção, se a comunicação visual não fizer parte deste processo. Uma oferta só será boa de verdade se houver um trabalho de divulgação à altura. As vantagens daquela oferta precisam estar bem claras, chamar a atenção e causar um considerável impacto visual nos clientes. 

Os principais erros de comunicação visual no varejo

Em tempos de extrema conectividade aos smartphones, seus aplicativos e redes sociais, a disputa pela atenção dos clientes é cada vez maior. As pessoas passam muito tempo distraídas, olhando para a tela do celular, mesmo quando estão na rua.

Em função disso, um dos aspectos mais importante para atrair essa atenção é o estímulo visual. Causar um primeiro impacto cada vez mais rápido e eficiente é importantíssimo para conquistar os olhares de um cliente.

Portanto, a comunicação visual é preponderante para aumentar a competitividade em mercados de extrema concorrência. Se a disputa é pela atenção de potenciais clientes, o desafio é otimizar as técnicas utilizadas para aguçar os sentidos visuais deles, sobretudo no cartazeamento e etiquetagem dos produtos, no contexto do varejo. 

Alguns erros de comunicação visual no varejo podem interferir nos resultados de uma promoção e atrapalhar todo o processo estratégico de suas ofertas. Por isso, separamos, a seguir, as principais falhas que você deve evitar para que suas promoções tenham um bom desempenho!

Baixa atratividade dos cartazes

A principal função de um cartaz é chamar a atenção do cliente. Mas, como fazer isso? É necessário construir peças atrativas e, para isso, você deve saber utilizar as cores certas, além do tamanho adequado das fontes que informam o preço e as principais condições da promoção. Só assim é possível atrair a tão disputada atenção dos consumidores.

Portanto, invista no processo criativo do cartazeamento. Além do seu ponto de venda, o cliente tem, disponível, uma enorme oferta de produtos em lojas concorrentes. Por isso, a baixa atratividade dos cartazes da loja pode ser fatal para os resultados de suas promoções!

Incoerências em relação à identidade visual 

O seu cliente pode não ser um especialista em design ou marketing, porém, mesmo que de forma inconsciente, ele pode perceber incoerências em relação à identidade visual em sua loja. E além de perceber, ter impressões ruins, como a sensação de desorganização e falta de profissionalismo no estabelecimento.

A identidade visual é importantíssima para a percepção que o cliente tem sobre a marca de uma loja. É salutar que o visual merchandising do ponto de venda esteja padronizado, sobretudo nos cartazes que divulgam as principais ofertas do momento. Além de causar melhores impressões, essa padronização ajuda na qualidade da experiência de compra!

Falta de padronização do layout

Para além da identidade visual, uma boa comunicação visual no varejo padroniza, também, o layout dos cartazes e outras peças, como as etiquetas, por exemplo. Imagine que você definiu um estilo de cartaz que obteve sucesso e atraiu a atenção de um cliente. Contudo, em outras partes da loja, existem dois ou mais cartazes da mesma oferta, ou campanha, porém, com layout diferente…

Este é um erro que deve ser evitado! A falta de padronização na comunicação visual também causa uma impressão ruim nos consumidores, além de confundi-los. Quando se define o estilo de um cartaz, se define, também, uma forma de atrair a atenção do shopper pelo apelo visual. 

Erros na diagramação do cartaz

Para definir o padrão ideal dos cartazes de sua loja, um aspecto é indispensável: a boa diagramação das peças. Existe uma lógica de leitura que o ser humano segue para compreender as informações, ao observar um texto, por exemplo. Portanto, é necessário obedecer essa lógica para não prejudicar o entendimento da mensagem.

É extremamente importante ter muito cuidado com a disposição dos elementos em um cartaz, ou seja, da descrição do produto, preços, e outros elementos gráficos que podem compor a peça. Lembre-se que o cliente vai ver o seu cartaz e ler as informações dele de forma muito rápida, em questão de segundos, então facilite esse processo de leitura!

Erros na descrição dos produtos

Além de chamar a atenção do shopper, um cartaz deve informá-lo sobre aquela promoção. Qual é o preço, os descontos, e sobretudo, as características da mercadoria em destaque. Todo esse conjunto de informações é crucial para que o cliente julgue se as condições da oferta valem a pena e decida se irá aproveitar a promoção.

Os erros na descrição dos produtos, e em qualquer dado sobre a promoção, podem significar quebras nos direitos do consumidor. O cliente que se sente enganado não confia mais naquele estabelecimento, o que causa prejuízos à marca. Portanto, esse tipo de falha deve ser totalmente eliminada no processo de cartazeamento!

Como a Pricefy otimiza a comunicação visual no varejo?

Peças como o cartaz, por exemplo, podem parecer simples, mas são cruciais para uma série de processos vitais do negócio. Eles ajudam a conquistar novos clientes, aumentam as vendas, e claro, geram valor para a sua marca.

A Pricefy trabalha para eliminar os erros de comunicação visual no varejo, citados ao longo do texto. As nossas soluções garantem a elaboração de produtos visuais que otimizam a experiência do cliente, a partir da padronização da identidade visual. Conheça nossos produtos e garanta o impacto de sua promoção!

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