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EstratégiaMarketing

Calendário sazonal do varejo 2023

Com a chegada do fim do ano, vem a necessidade de preparo para o ano seguinte. É hora de trabalhar o calendário sazonal do varejo 2023 para começar uma nova jornada bem planejada em loja!

A sazonalidade é uma grande aliada da gestão no varejo. Planejar o ano a partir de suas datas mais importantes auxilia com os resultados do estabelecimento. Operação, comercial, pricing, gestão de estoque, marketing… todas essas áreas podem utilizar o calendário para se antecipar aos cenários e garantir o aumento das vendas e faturamento ao longo do ano.

O calendário sazonal permite que o varejista projete as demandas de cada mês. Dessa forma é possível, por exemplo, melhorar a negociação com fornecedores, evitar a ruptura de produtos nas gôndolas e preparar campanhas mais assertivas.

Por isso, separamos as principais datas de cada mês e como sua loja pode se preparar para elas. Boa leitura!

Janeiro

01/01 - Dia da Confraternização Universal

  •  Faça promoções com itens de fim de ano que ficaram no estoque: vinhos, espumantes, carnes;
  •  Ofereça descontos especiais para os clientes mais assíduos do ano anterior;
  •  No início do ano as pessoas costumam estar mais leves, sem tantas preocupações financeiras acumuladas. Portanto, é produtivo destacar produtos especiais na loja, com uma comunicação visual que reforce as compras por impulso

Segunda semana de janeiro

  •  Para muitas pessoas, verão e início do ano significam começar novos hábitos. Um supermercado pode fazer campanhas relacionadas à alimentação mais leve, refrescante e saudável;
  •   Lojas de artigos esportivos e as que comercializam insumos relacionados com os hábitos saudáveis, como as farmácias, também devem explorar o momento para sugerir produtos que incentivem um início de ano mais movimentado nos exercícios e para uma alimentação mais leve.

30/01 - Dia da Saudade

  •  A saudade vem de laços afetivos, um ótimo gancho para criar campanhas focadas no relacionamento com o consumidor;
  •  Faça ofertas de fidelização dos clientes e use a base de leads para promover ações de reaproximação com consumidores que não frequentam sua loja há muito tempo.

Fevereiro

14/02 - Dia de São Valentim (Dia dos Namorados do hemisfério norte)

  •  Explore o marketing para criar campanhas românticas nas redes sociais e também no ponto de venda;
  •  Faça promoções de kit de produtos para namorados, como cestas de presentes e mix com vinhos e chocolates; 
  •  Realize ofertas de pague 1 e leve 2 para elevar o ticket médio.

19/02 - Dia do Esportista

  •  Crie promoções especiais de roupas e outros materiais esportivos e produtos alimentícios saudáveis.

20/02 - Carnaval

  •  Reforce as campanhas para venda de produtos de carnaval;
  •  Crie ofertas de bebidas, carnes e outras mercadorias para festas e reuniões; 
  •  Promova kits especiais para viagem;
  •  Faça promoções para aproveitar o crescimento da demanda por peixes e frutos do mar durante a quaresma.

Março

08/03 - Dia Internacional da Mulher

  •  Compreender que as mulheres têm gostos variados e garantir ofertas diversificadas; 
  •  Analisar a base de dados para entender o perfil de consumo das mulheres que são clientes da loja; 
  •  Realizar ações de marketing nas redes sociais e loja física para o Dia da Mulher e temas relacionados à data.

15/03 - Dia do Consumidor

  •  É o momento de criar promoções exclusivas para os clientes e fazer ações de fidelização com brindes e ofertas exclusivas;
  •  Mostre por meio da identidade visual e da narrativa das promoções que na sua loja o cliente é tratado de forma especial.

Abril

Semana santa 

  •  Fazer promoções de itens típicos da semana santa, como peixes, frutos do mar, vinhos, azeites e colombas pascais;
  •  Intensificar o plano de vendas para a páscoa;
  •  Supermercados que possuem indústria podem desenvolver produtos especiais, como bolos, tortas, colombas e kits com pratos para o almoço em família.

Páscoa

  •  Chocolates e mercadorias para almoços em família precisam ser o principal destaque;
  •  Adaptar o visual da loja física para a páscoa e fazer campanhas especiais nas redes sociais;
  •  Oferecer dicas e receitas com os produtos mais consumidos, como o bacalhau, por exemplo, e sugerir harmonizações com bebidas como vinho ou cervejas especiais.

Maio

01/05 - Dia do Trabalho

  •  Promover campanhas de valorização dos funcionários para reforçar o engajamento deles com o negócio e mostrar aos clientes que os colaboradores são importantes para a loja;
  •  Fazer ofertas de compras em larga escala para empresas que desejam presentear seus funcionários, o que eleva o ticket médio de vendas.

14/05 - Dia das Mães

  •  Pautar a campanha em aspectos emotivos e afetivos, destacando a importância do Dia das Mães para os filhos, famílias e para o estabelecimento;
  •  Reforçar essas campanhas com conteúdos especiais e com potencial de engajamento nas redes sociais, com perguntas, enquetes ou dicas; 
  •  Analisar o perfil das clientes mulheres da loja para definir os principais produtos em destaque nas promoções. Nada de itens de limpeza ou para uso da casa!

Junho

Festa Junina - Ao longo de todo o mês / 24/06 - Dia de São João 

  •  Garantir a disponibilidade no estoque dos itens essenciais para as festas de São João;
  •  Destacar os produtos típicos da época em espaços estratégicos na loja;
  •  Realizar diversas promoções desses produtos e reforçá-las com campanhas de marketing nas redes sociais e anúncios pagos;
  •  Estabelecer uma comunicação visual especial para a data no ponto de venda e decorar a loja em clima de arraiá.

05/06 - Dia Mundial do Meio Ambiente

  •  Realizar campanhas de conscientização para o público interno e clientes da loja;
  •  Mostrar as boas práticas da empresa em sustentabilidade e cuidado com o meio-ambiente.

12/06 - Dia dos Namorados

  •  Selecionar os produtos que podem ser vendidos para presentes ou jantares românticos; 
  •  Fazer promoções de pague 1 e leve 2 e pacotes de produtos ideais para comemorar a dois;
  •  Investir em uma decoração romântica em determinados espaços da loja, direcionando o cliente às promoções relacionadas a data.

Início do Inverno - Por volta do dia 21/06

Destacar as ofertas de produtos sazonais do inverno, como vinhos, queijos, fondue e caldos;

Julho

20/07 - Dia do Amigo

  •  Fazer ofertas criativas para presentes como pacotes de produtos e promoções de pague 1 e leve 2;
  •  Chamar a atenção para essas ofertas com uma comunicação visual assertiva na loja.

26/07 - Dia dos Avós

  •  Usar a base de dados para entender as preferências e comportamento de compras dos clientes mais velhos e criar promoções com base em suas preferências; 
  • Incentivar a compra de itens para presentear, como pães e tortas especiais, ou até mesmo um bom vinho. Afinal, cada vovô ou vovó tem um gosto;
  • Fazer campanhas emotivas e marcantes nas redes sociais e na comunicação de loja.

Agosto

13/08 - Dia dos Pais

  •  Segmentar o plano de vendas conforme o perfil de consumo dos homens que estão na base de clientes;
  •  Criar promoções exclusivas pautadas na diversidade desse perfil;
  •  Promover, ao longo do mês, um trabalho de marketing em tom emotivo para atrair pais e filhos que desejam presentear;
  •  Desenvolver Kits e cestas de presentes para cada perfil de pai - o vaidoso, o churrasqueiro, cervejeiro ou o apaixonado por doces.

Setembro

07/09 - Independência do Brasil

  •  Publicar conteúdos nas redes sociais que reforcem a importância da data para o público.

15/09 - Dia do Cliente

  •  Repetir as estratégias do Dia do Consumidor (15/03), com foco em promoções exclusivas, descontos e brindes;
  •  Reforçar essa estratégia com campanhas na loja e redes sociais que salientem a importância do cliente;
  •  Reativar clientes inativos com promoções exclusivas. 

Início da primavera - Por volta do dia 20/09

  •  Adaptar a identidade visual da loja em um tom que se comunique com a estação, sem descaracterizar a marca;
  •  Preparar um saldão de estoque dos itens de inverno.

Outubro

12/10 - Dia das Crianças

  •  Compreender a partir da realidade de cada segmento qual é o tipo de produto que pode fazer sucesso com o público infantil;
  •  Fazer ações de aproximação com esse público no ponto de venda, criando espaços infantis com brinquedos e outras atrações.
  •  Destacar os produtos que tenham mais saída no período no campo de visão das crianças. 

31/10 - Halloween

  •  Decorar a loja com artigos próprios para a data e permitir adaptações no uniforme dos colaboradores, de forma que não impacte a identidade visual;
  •  Aproveitar a narrativa da data para criar ofertas criativas para atrair clientes.

Novembro

29/11 - Black Friday

  •  Criar promoções dos mais diversos itens e setores;
  •  Acompanhar as tendências dos momentos para desenvolver ofertas atualizadas e atrativas na Black Friday;
  •  Reforçar todas as promoções com campanhas de marketing nas redes sociais e no ponto de venda;
  •  Garantir uma boa sinalização com cartazes e etiquetas que destaquem as ofertas;

Dezembro

25/12 - Natal

  •  Preparar a equipe de atendimento para operação da loja durante os dias mais movimentados do comércio;
  •  Garantir um plano de comunicação extenso e eficiente para superar a concorrência no Natal;
  •  Sugerir e divulgar sugestões criativas de presentes para ter um posicionamento diferenciado na data; 
  •  Comunicar de forma eficiente todas as promoções no ponto de venda e nos canais digitais;
  • Destacar os produtos especiais, sugerir receitas e harmonizações para confraternizações entre amigos e família. 

31/12 - Réveillon

  •  Buscar engajamento com os clientes nas redes sociais, agradecendo pela relação ao longo do ano e desejando boas festas;
  •  Consolidar esse relacionamento com ofertas de recompensa para os consumidores mais assíduos.

O calendário sazonal do varejo para 2023 tem como principal objetivo nortear o varejista na elaboração de suas campanhas ao longo do ano e desenvolvê-las com antecedência, para não ficar atrás da concorrência. Todas as sugestões precisam ser consideradas conforme a realidade de cada estabelecimento e a estratégia utilizada. 

A gestão bem sucedida do varejo passa por diversos detalhes que a sazonalidade ajuda a pautar. Comunicação e sinalização na loja, controle de estoque e relacionamento com o cliente estão entre os principais aspectos.

Utilize esse calendário como um guia em 2023 para aumentar as vendas e ter o melhor ano da história de sua loja!

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