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Como tornar o seu supermercado mais competitivo e abrir vantagem no mercado?

Você já se perguntou como tornar o seu supermercado mais competitivo? O comportamento do consumidor está em constante transformação, principalmente em relação a forma como ele se relaciona com as marcas. Essa nova dinâmica se transforma em um desafio para o mercado corporativo, no que diz respeito à criação de soluções que atendam às necessidades das pessoas. 

Para o supermercadista, se adequar a essa realidade é fundamental porque, além das lojas físicas, algumas redes estão competindo com grandes grupos de e-commerce. 

Portanto, é essencial que os profissionais do setor estejam atentos à dinâmica do segmento, buscando oferecer soluções que agreguem vantagens perante a concorrência, para ter um supermercado mais competitivo. 

Mas como fazer com que meu negócio consiga preencher as demandas que o mercado exige? Se esse é um dilema que você enfrenta no dia a dia, leia esse artigo até o final. 

Vamos abordar na sequência algumas das principais formas de você atender as demandas do seu segmento com dinamismo e assertividade. Boa leitura!

Análise de mercado e dos principais players do setor

Algumas das principais métricas de análise para deixar seu supermercado mais competitivo são preço, qualidade, disponibilidade e imagem perante os consumidores. 

Para alcançar boa performance nesses quesitos é importante saber monitorar como a concorrência trabalha com esses indicadores, onde os principais players estão errando e como você pode agregar diferencial para que o seu estabelecimento se destaque no setor. 

Portanto, se você quer ter uma marca com alto nível de competitividade, é importante estudar as características dos seus principais concorrentes, avaliar os preços e processos praticados, além do feedback dos clientes. 

Essas informações vão nortear você na tomada de decisões, no que diz respeito aos próximos passos para o desenvolvimento da sua marca.

Investir em ações de sustentabilidade 

Atualmente, os consumidores buscam se conectar com marcas que ofereçam, não só uma boa experiência no contato com seus produtos e serviços, mas que estejam engajadas com assuntos que interessam a toda a coletividade - e a sustentabilidade é um desses temas. 

No Brasil, é desperdiçado aproximadamente 27 milhões de toneladas de alimentos por ano em média, levando em conta toda a cadeia alimentar. 

Porém, de acordo com análise da ONG Banco de Alimentos, com base em dados da Embrapa, 10% de um terço dos alimentos desperdiçados tem como origem os supermercados e os consumidores

Nesse contexto, é importante que as redes varejistas implementem ações para evitar o desperdício de alimentos e viabilizar a destinação correta dos restos alimentares. 

Além disso, vale investir em ações com foco no bem-estar ambiental como o uso de sacolas biodegradáveis, sistemas de energias renováveis, entre outras práticas.

Implementar o autoatendimento ou self-checkout

Com o objetivo de otimizar o atendimento e ter um supermercado mais competitivo dentro do setor varejista, o gestor busca soluções para melhorar a experiência do cliente. 

Uma dessas ferramentas é o self-checkout, mecanismo que consiste em um caixa de autoatendimento, cujo intuito é realizar o controle de vendas e o pagamento das compras dos consumidores. 

A tecnologia funciona sem a intervenção humana, por isso, oferecer totens com essa funcionalidade é uma forma de dar maior celeridade ao processo de compras, proporcionando ao cliente mais comodidade na hora de adquirir os produtos. 

Além disso, a ferramenta proporciona redução de custos, oportunidades para outros profissionais e diminuição das filas nos caixas de atendimento.

Adesão a variadas e práticas formas de pagamentos

Oferecer ao cliente maneiras que facilitem a aquisição dos produtos é um diferencial para deixar um supermercado mais competitivo. 

Nesse contexto, o pagamento via PIX e QR Code caem como uma luva nesse processo, uma vez que estamos falando de métodos rápidos e práticos de pagamentos que caíram no gosto popular. 

Atualmente, muitas pessoas usam esses mecanismos para situações do cotidiano, como pagamento de contas de luz, telefone, entre outras atividades. Portanto, se você quer se manter atualizado com as práticas do consumidor, essa é uma das tendências do momento. 

Aperfeiçoamento dos setores de produtos especiais. 

Se você possui no seu supermercado uma área de produtos diferenciados como adega, queijos importados e cervejas especiais, por que não agregar valor à experiência do cliente nesses espaços? 

Portanto, fica a dica para investir em diferenciais como ter colaboradores especializados em auxiliar o consumidor durante o processo de escolha, apresentando o produto, oferecendo para degustação e indicando a melhor forma de consumo.

Automatização da comunicação de preço, produto e promoção 

Para você, supermercadista, que lança mão dos já conhecidos cartazes feitos a mão, que tal aperfeiçoar sua forma de dialogar com seu público? 

Comece investindo em uma comunicação visual padronizada, evitando erros e divergências de informações entre o que mostra as gôndolas e o momento do checkout. 

Nesse contexto, vale aderir a ferramentas para automatizar os processos no dia a dia como, por exemplo, uma ferramenta para criação e impressão de cartazes. Tecnologias assim demonstram que sua loja está preparada para receber clientes e proporcionar a eles uma diferenciada experiência de compra. 

Essa estratégia fica bem para quem não abre mão de se destacar perante a concorrência, deixando seu supermercado mais competitivo, ampliando assim sua capacidade de desenvolvimento no setor.

Infraestrutura de logística e entrega

Se você trabalha apenas com delivery ou também possui uma loja física, é importante pensar na entrega dos seus produtos. 

O seu cliente, ao fazer uma solicitação de compra, não quer ter dor de cabeça com prazo de chegada do que ele pediu. Cabe a você, gestor do supermercado, pensar em como essa mercadoria chegará de uma forma segura, no prazo combinado e preservando a integridade física do que foi comprado. 

Nesse contexto, vale investir em sistemas que facilitem a saída dos produtos para os clientes, inclusive ampliando o leque, como a possibilidade de retirar a encomenda na loja ou receber em casa, um modelo também conhecido como omnichannel.

Conclusão

Um supermercado mais competitivo passa pelo investimento em tecnologia que contribui, não só para as vendas, mas para aperfeiçoar a rotina dos colaboradores, deixando os processos mais práticos e produtivos. 

A implementação de tecnologia e boas práticas é uma forma de gerar novas oportunidades de atender às principais necessidades dos seus clientes.

Quer saber mais sobre como deixar a interatividade com seus clientes mais interessante? Acesse o artigo “6 passos para melhorar a experiência de compra no varejo”, que está em nosso blog.

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