Voltar ao Blog
EstratégiaMarketing

5 ações para aumentar as vendas no Dia das Mães no Varejo

Em maio acontece uma das principais datas comemorativas do calendário sazonal. O Dia das Mães no varejo representa uma das maiores oportunidades de lucro para o setor. Afinal, diversos segmentos têm uma alta no movimento durante o período em que as famílias procuram por presentes e itens para festas em homenagens às mamães.

Segundo o índice Cielo de Varejo Ampliado, em 2022, as vendas para o Dia das Mães cresceram 18,1% em comparação a 2021. Com o fim das restrições impostas pela pandemia de covid-19, a expectativa é de mais um ano de aumento nesses números.

Nem todo mundo no varejo vai se preparar adequadamente para a data, mas como sua mãe bem te ensinou, você não é todo mundo! A sazonalidade permite ter um planejamento adiantado para cada data do ano, e se tratando de um dos principais momentos do calendário, é necessário aproveitar tudo isso. 

Definir estratégias e começar a executá-las com antecedência pode garantir o sucesso das vendas de sua loja neste Dia das Mães. Por isso, listamos 5 dicas de ações para aproveitar a data e aumentar as vendas em maio!

1) Lembre o seu cliente que o Dia das Mães se aproxima

O Dia das Mães é uma data muito afetiva, mas ainda assim muitos só se dão conta que ela se aproxima quando o comércio faz o lembrete. Como ela é comemorada no segundo domingo de maio, o dia pode se alterar a cada ano, o que, para muitos, dificulta a lembrança.

É importante que o varejo aproveite essa característica para lembrar o cliente, com antecedência, que o Dia das Mães está chegando. Marcar a proximidade da data é essencial para gerar no consumidor um gatilho de urgência.

Você pode fazer uma prévia da campanha de sua loja para o Dia das Mães, com sinalizações na fachada, folhetos e redes sociais. Assim, o cliente que visita o estabelecimento, ou mesmo aquele que só passa em frente, vai se lembrar que precisa fazer as compras para a data. 

Além de se lembrar que precisa comprar o presente para sua mãe ou itens para uma reunião de domingo especial, o cliente teve o primeiro contato com a data por meio da marca de sua loja. Isso é algo poderoso e pode fazer a diferença na escolha do consumidor!

2) Planeje a comunicação visual para o Dia das Mães no varejo 

Para lembrar o cliente que o Dia das Mães está chegando é preciso provocar estímulos visuais, certo? A comunicação visual é muito importante neste e em outros processos. Planejá-la e criar estratégias para sua utilização é fundamental para o sucesso de sua loja.

Além de atrair clientes, uma boa comunicação visual torna a experiência de compra mais satisfatória. Ela tem o poder de criar sensações positivas no consumidor ao longo da jornada e, a partir do relacionamento com o cliente, gerar valor para a marca.

Por isso, separamos um passo a passo do que não pode faltar no planejamento de comunicação visual para o Dia das Mães no varejo!

  • Crie uma identidade visual própria para a campanha de Dia das Mães da sua loja;
  • Invista no visual merchandising, com cartazes, mobiles, folhetos e artes digitais que reforcem a campanha e as ofertas do Dia das Mães;
  • Divulgue a campanha nas redes sociais, mantendo a identidade visual trabalhada no PDV físico;
  • Elimine erros de precificação e informações sobre produtos em cartazes e etiquetas.

A Pricefy garante soluções para todos os processos de comunicação visual de sua loja. Saiba como podemos te ajudar!

3) Crie um guia de presentes para facilitar a escolha do cliente

Embora os filhos conheçam bem suas mães, muitos têm dificuldades na hora de escolher o presente. Seja por falta de criatividade ou até mesmo pelo tempo curto, muitos ficam inseguros na hora de definir o que comprar.

Pensando na experiência de compra do cliente, esse é um problema que sua loja pode ajudar a resolver. E uma ação especial muito eficiente neste sentido é criar guias de presentes para o Dia das Mães!

Para criar esse guia, um dos caminhos mais interessantes é pensar nos diferentes estilos de vida e gostos que as mães podem ter, como você pode perceber nessa lista:

  • Esportistas;
  • Empresárias;
  • Cozinheiras;
  • Vaidosas;
  • Que adoram viajar;
  • Sofisticadas;
  • Tecnológicas, modernas e conectadas;
  • Donas de casa;
  • Estudantes; 
  • Mães de primeira viagem;
  • Madrastas que assumiram o papel de mãe, entre outros.

Mães e mulheres têm expectativas diversas e os mais diferentes modos de viver. Considerar isso e tentar abranger essas e outras características no guia de presentes vai mostrar que sua loja consegue oferecer um atendimento personalizado.

O guia pode ser divulgado nas redes sociais ou enviado para clientes cadastrados, via e-mail ou WhatsApp. É um grande diferencial para arrasar com o Dia das Mães no varejo!

4) Ofereça promoções exclusivas de Dias das Mães

Depois de atrair os clientes para a loja e qualificar sua experiência de compra, é necessário garantir o potencial de vendas do estabelecimento. O consumidor valoriza cada vez mais aspectos no relacionamento com uma loja, mas uma das suas principais prioridades ainda é o preço.

Seja em uma data comemorativa ou em qualquer outro momento, todo cliente espera muito a boa e velha promoção. E para ter sucesso com o Dia das Mães no varejo é crucial priorizar a criação de ofertas exclusivas para o consumidor!

Invista em kits de presentes, cestas especiais ou promoções de desconto conforme a quantidade de produtos adquiridos (leve 3, pague 2). Essas ações atraem o cliente, que vê benefícios em realizar a compra, e ao fim é vantajoso para o varejista, porque o ticket médio das compras aumenta consideravelmente.

Estude o perfil de compra dos clientes para identificar o comportamento e definir estratégias que possam alcançar um maior sucesso entre eles. Não deixe de oferecer promoções ainda mais exclusivas para clientes mais assíduos. Valorize o clube de vantagens!

5) Encante o consumidor com ações especiais

O Dia das Mães no varejo representa uma grande chance de elevar as vendas, mas inclusive para alcançar esse objetivo é indispensável saber o real significado da data. É um dia com forte apelo afetivo, em que a emoção das pessoas é a grande essência.

Por isso, além de proporcionar um atendimento eficiente e bons preços, é necessário encantar o cliente com ações especiais em sua experiência de compra. Conheça algumas possibilidades!

  • Envie cartões personalizados na entrega das compras;
  • Prepare e-mails especiais para as mães cadastradas na loja;
  • Distribua flores e brindes especiais para as mamães;
  • Prepare um vídeo especial para veicular nas redes sociais.

Seja para o ponto de venda físico ou redes sociais, é importante lembrar que mães e as próprias famílias são muito diversas. As mensagens devem abranger toda essa diversidade e a loja ainda pode aproveitar a data para destacar temas relevantes. 

Considere, por exemplo, incluir nas campanhas as mães solo, ou mesmo os filhos que não conhecem ou já perderam suas mães. O foco não precisa ser exatamente atrair clientes, divulgar produtos, mas conectar, de fato, sua marca com o emocional do público. Essa estratégia gera frutos que vão além do lucro com as vendas!

-

Você já sabe quais são as tendências para o varejo em 2023? O blog te conta tudo que rolou na NRF deste ano e o que podemos esperar de novidades para o setor!

Assine nossa Newsletter

Fique por dentro das novidades de tecnologia para o mercado de Varejo
Assinatura realizada com sucesso!
Oops! Deu algo errado com a sua inscrição.