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Férias escolares no varejo: estratégias para otimizar a sua loja e impulsionar as vendas

As férias escolares são uma excelente oportunidade para o varejo aumentar suas vendas. Com o tempo livre dos estudantes, crianças e adolescentes buscam por atividades de lazer e entretenimento. Nesse sentido, as lojas têm a chance de impulsionar as vendas de produtos relacionados a essas necessidades.

Explorar a sazonalidade é uma das estratégias mais eficazes para alavancar as vendas no varejo. As datas comemorativas ou momentos especiais do ano, como as férias de julho, possibilitam ações especiais direcionadas a essas características.

No caso das férias escolares no varejo, é crucial compreender o comportamento dos consumidores. Com os filhos em casa, os pais procuram por produtos que proporcionem diversão e momentos de entretenimento para as crianças. É esse público que precisa ser alcançado.

Para isso, é necessário alinhar as estratégias da loja com esse comportamento, além de entender o que o seu estabelecimento pode oferecer de acordo com seu segmento. Neste artigo, você aprenderá algumas ações que podem fazer a diferença e impulsionar as vendas da sua loja durante as férias de julho. Boa leitura!

Faça campanhas de marketing temáticas

Uma das grandes lições do calendário sazonal é compreender como a sua loja pode se comunicar com as datas especiais. É fundamental que o estabelecimento entre no clima, neste caso, das férias de julho, por meio de estratégias de comunicação eficazes.

Na loja física, é essencial iniciar as ações de marketing com a decoração e a comunicação visual adequadas. Por exemplo, se você possui uma farmácia, pode destacar ofertas de repelentes e protetores solares, que são produtos relevantes nesse período.

Essa abordagem cria uma narrativa para as promoções relacionadas aos programas tradicionais de férias, como clubes, viagens à praia e cachoeiras. Sua loja oferece um produto ao cliente, dando-lhe um motivo para comprar, que é a temporada de férias.

Além disso, é importante utilizar essa estratégia nas redes sociais. Em home centers, por exemplo, é possível fazer parcerias com influenciadores para oferecer dicas de decoração e reforma no quarto. Afinal, com crianças e adolescentes passando mais tempo em casa, é necessário ter um ambiente aconchegante para assistir televisão, jogar videogame ou ler.

Com essas ações, sua loja entra no clima das férias e incentiva os clientes a fazerem o mesmo, aproveitando as ofertas especiais dessa temporada!

Crie promoções sazonais e ofereça descontos atrativos

Uma das estratégias mais eficazes do conceito de sazonalidade é a criação de promoções sazonais. Oferecer descontos e condições especiais dentro de um período determinado é uma maneira eficiente de gerar uma sensação de urgência no cliente.

No entanto, o processo para criar boas ofertas começa com a montagem do mix de produtos. Ao considerar as férias escolares no varejo, é importante realizar um estudo para identificar quais são os itens essenciais que sua loja pode oferecer durante esse período.

Por exemplo, em supermercados, é necessário dar uma atenção especial a produtos utilizados para lanches divertidos, piqueniques e alimentos que podem ser levados em viagens.

A montagem de um mix de produtos personalizado para as férias é crucial. Primeiro, porque esses itens terão uma demanda maior durante o período de férias. Além disso, facilita a criação de promoções e descontos exclusivos.

Com o mix de produtos adaptado, fica mais fácil criar ofertas com tempo limitado, cupons e descontos irresistíveis, que incentivem os clientes a aproveitar as vantagens oferecidas pela sua loja durante as férias escolares!

Proporcione experiências interativas e eventos para tornar as férias escolares ainda mais divertidas

Durante as férias, as pessoas buscam momentos de diversão, entretenimento e distração. Pensando nisso, sua loja pode ir além de simplesmente oferecer produtos relacionados a esses objetivos. Por que não transformar o próprio ponto de venda em um espaço de diversão?

Essa estratégia pode funcionar para qualquer segmento e se adapta às diferentes características físicas do PDV. O mais importante é preparar experiências que entretenham os clientes durante o processo de compra.

Por exemplo, os home centers podem criar "espaços de férias" que simulam salas de jogos ou de cinema. Além de proporcionar uma experiência divertida para os filhos dos consumidores (e até mesmo para os pais), essa abordagem expõe os produtos de forma sugestiva aos clientes.

Em supermercados, que geralmente possuem espaços físicos maiores, é possível realizar até mesmo pocket shows para os clientes. Além de divertir aqueles que estão na loja fazendo compras, sua loja vai chamar a atenção das pessoas do lado de fora, atraindo novos consumidores.

A realização de eventos e a criação de experiências interativas criam um ambiente mais agradável e divertido para realizar as compras, proporcionando o engajamento do cliente e prolongando sua permanência no PDV. Aproveite as férias escolares para proporcionar momentos inesquecíveis aos seus clientes!

Invista em vendas online e na integração com canais digitais

Embora nosso foco principal sejam as lojas físicas, não podemos deixar de lado as estratégias digitais ao planejar as férias escolares no varejo. Ações nas redes sociais e em outras plataformas digitais são indispensáveis, mesmo para os varejistas com lojas físicas.

Divulgar a loja e suas promoções nos canais digitais ajuda a impulsionar as vendas online e também a aumentar o tráfego no ponto de venda. Além disso, as redes sociais oferecem oportunidades para fortalecer o relacionamento com os clientes e engajar o público-alvo.

Portanto, é crucial dar atenção a esse aspecto, especialmente considerando a sazonalidade das férias escolares. Utilize a narrativa das férias para oferecer conteúdo relevante e divertido, que fortaleça a marca perante os clientes.

Além disso, invista em canais como o site e aplicativo para oferecer uma experiência de compra conveniente aos consumidores. Nas férias, muitas pessoas preferem ficar em casa e não querem perder tempo indo às lojas físicas. Ao disponibilizar uma plataforma online acessível e funcional, você atende às necessidades dos clientes e aumenta suas chances de vendas.

Integrar suas vendas online e investir em canais digitais é uma estratégia essencial para aproveitar ao máximo as oportunidades das férias escolares no varejo. Prepare-se para atender as demandas dos consumidores e oferecer uma experiência de compra completa, independentemente do canal escolhido.

Fortaleça os programas de fidelidade e recompensas para manter os clientes após as férias escolares

Uma das grandes vantagens das estratégias sazonais é atrair novos clientes. Afinal, as promoções, experiências diferenciadas e formas inovadoras de divulgação contribuem para a aquisição mais efetiva e agressiva de consumidores.

Se a sua loja conseguiu captar novos clientes com sucesso, parabéns! Agora é hora de pensar no próximo passo: a fidelização desses clientes conquistados durante as férias. E uma das melhores maneiras de fazer isso é através da implementação de programas de fidelidade e clubes de vantagens.

Ofereça descontos exclusivos após a primeira compra, brindes especiais e cupons de desconto. Essas ações criam um relacionamento mais duradouro com o consumidor e estabelecem um ciclo positivo de vendas.

A fidelização dos clientes é um elemento-chave para o sucesso contínuo após o período das férias escolares no varejo. Pois, além dos programas de fidelidade, existem outras estratégias pós-venda que podem ajudar a alcançar esse objetivo.

Continue acompanhando nosso blog e leia nosso post sobre as 5 dicas para fidelizar clientes. Descubra como estabelecer um relacionamento sólido e duradouro com seus consumidores após as férias!

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