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Saiba tudo que rolou na NRF 2023 e conheça as tendências do varejo para este ano

Entre os dias 15 e 17 de janeiro, aconteceu o maior congresso do varejo mundial. A NRF Retail’s Big Show 2023 reuniu os maiores expositores do mercado para debater sobre as tendências do ano no setor varejista. Em função da pandemia, desde 2020 o evento não era realizado com lotação completa. A NRF 2023, por sua vez, contou com palestras cheias e uma efervescência ainda maior sobre as tendências que podem se consolidar no varejo este ano. 

A NRF acontece nos Estados Unidos, logo tem um foco maior no varejo americano. No entanto, a participação internacional dá ao congresso uma característica mais globalizada. Mais de 2 mil brasileiros estiveram presentes, o que mostra que muitas dessas tendências também podem ser trazidas para o nosso país. 

Neste texto, você vai saber quais foram os temas centrais da NRF 2023 e conhecer as principais tendências do varejo para este ano apresentadas na conferência!

Loja física no centro das estratégias para o varejo é foco na NRF 2023

Estratégias omnichannel, pensar nas lojas como modelos de negócio, equipes de venda como embaixadores da marca e aprofundar o conhecimento do cliente foram os assuntos de maior destaque nas palestras.

A loja física foi o ponto de conexão entre esses temas discutidos com maior ênfase na NRF 2023. Uma das conclusões do evento foi que, após a pandemia, o cliente sentia falta da experiência no PDV físico, apesar da intensificação das compras digitais. 

Na palestra ministrada por Alberto Sarrentino, da Varese Retail, Giorgio Pradi, da Sunglasshut e Roberto Funari, da Alpargatas, foi apresentada uma nova abordagem sobre o papel da loja física neste contexto. 

Nessa perspectiva, a loja deixa de ser apenas um ponto de venda, e se torna uma concentração de serviços, logística e principalmente experiência.  

Mas como fazer isso?

A resposta está nas principais tendências apresentadas e discutidas na NRF que listamos a seguir!

1) Otimização da experiência do cliente 

A volta do cliente às lojas físicas e o que fazer para melhorar sua experiência nelas foram dos assuntos mais tratados nos estandes da NRF 2023. 

O congresso mostrou que a experiência vai muito além do quão fácil e rápido é escolher os produtos, levá-los até o checkout e pagá-los. É muito importante garantir que todos esses pontos de contato com o consumidor sejam eficientes, mas a tendência é ir além disso.

A Adidas apresentou uma estratégia totalmente focada no relacionamento com o consumidor. A marca propõe uma jornada integrada com os dados do cliente, o que permite alcançar um alto nível de personalização na experiência.

Ao longo da compra, o cliente da Adidas tem acesso a programas de fidelidade e promoções totalmente customizadas. Assim a empresa mostra ao cliente que sabe o que ele quer e precisa. 

Os debates ainda destacaram a importância de se otimizar o relacionamento com o consumidor para fidelizá-lo. Afinal, o Custo de Aquisição de Clientes (CAC) é muito menor quando o foco é maior em manter os atuais do que captar novos. E para isso é necessário conhecer bem esse cliente para valorizá-lo a partir de sua experiência na loja.

2) Experiências personalizadas e impressionantes

O case da Adidas mostra como é uma experiência personalizada no varejo. Esse tema também foi tratado como uma tendência na NRF 2023 e merece um capítulo à parte.

A transformação digital e a conectividade mudaram o comportamento do consumidor. Com um smartphone na mão, as pessoas têm um uso mais ágil e prático de serviços que antes precisam sair de casa para acessar.

Entretenimento, alimentação, transporte, tudo foi facilitado pelos aplicativos. Mas não é apenas a praticidade que chama a atenção nessas aplicações. Elas oferecem uma total personalização do serviço, que faz a diferença para o usuário.

Ao abrir um aplicativo de transporte, por exemplo, as pessoas já recebem sugestões baseadas nos seus destinos mais frequentes. O mesmo vale para outros segmentos. Tudo isso facilita a experiência do consumidor e cria uma sensação de que aquele serviço é feito especialmente para ele

Na NRF, essa personalização foi consagrada como uma tendência para este ano. O cliente deseja, cada vez mais, experiências que sejam impressionantes e que possam, inclusive, o entreter. Para as lojas, não basta vender, é preciso gerar emoções positivas no consumidor.

3) Omnichannel: integração do físico com o digital

Apesar da pandemia ter aumentado o consumo online, a NRF 2023 deixou claro que as lojas físicas não perderam sua força. 

Os consumidores desejam comprar mais pela internet. No entanto, isso não substituiu as lojas físicas. O olhar do varejo deve estar focado em uma integração gradativamente maior, onde os dois ambientes se complementam.

Por isso, a evolução do varejo omnichannel é mais uma tendência para 2023. Já é muito comum que as lojas ofereçam aos clientes a oportunidade de comprar pela internet e retirar na loja. O cliente de hoje valoriza muito essa disponibilidade. Mas a NRF apresentou novas demandas e a necessidade de avançar.

Além de ser um ponto de venda e de retirada dos produtos comprados online, as lojas físicas podem e devem ser muito mais. Até porque muitos clientes ainda optam por comprar no espaço físico, por diversos motivos. E a loja precisa estar bem preparada para isso. 

Na Era do Omnichannel o PDV físico precisa cumprir outras funções. Ele deve funcionar como um showroom para compras onlines, oferecer experiências sensoriais e “pegar emprestado” virtudes do consumo online, como a praticidade e a velocidade.

4) A influência da inteligência artificial 

Existe uma tecnologia que está presente em todas as tendências citadas anteriormente neste texto: a inteligência artificial. Por isso ela também foi outro grande destaque da NRF 2023!

É muito difícil que qualquer tecnologia utilizada para otimizar a experiência do cliente funcione sem a IA. Por isso, seu poder no varejo é revolucionário e a tendência é que ela esteja cada vez mais presente no setor.

Embora a inteligência artificial seja invisível para clientes, lideranças e colaboradores, seu impacto é muito grande no varejo. Ela contribui em diferentes processos, sejam os operacionais ou os que influenciam no contato com o cliente. 

Com a IA, a procura e escolha pelos produtos alcança outro patamar. Ela permite que uma loja personalize essa etapa e torne a jornada do consumidor mais completa. Tudo isso é feito com o processamento de dados que a inteligência artificial faz com maestria.

A inteligência de dados também otimiza a operação de uma loja. Com a IA, o varejo ganha mais precisão na hora de fazer o controle do estoque, reposição de produtos nas gôndolas, além do atendimento e da comunicação com o cliente.

A NRF 2023 deixou uma mensagem clara: a loja física segue tendo a mesma preponderância no varejo, entretanto suas funções se modificaram. Embora não seja substituída pelo digital, ela precisa se digitalizar e estar integrada com o online para não se tornar obsoleta.

Tudo isso tem um foco especial e indispensável no cliente. O varejo vive uma era em que o consumidor precisa estar no centro de todas as suas decisões, para que sua experiência na loja seja satisfatória o suficiente.

Para compreender este conceito de forma definitiva, leia, no nosso blog, o post que detalha o que é a experiência do cliente!

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