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Black Friday no varejo: prepare a comunicação da sua loja para bombar nas vendas

No dia 25 de novembro, acontece a Black Friday no varejo, uma das principais datas do calendário sazonal. Os descontos atrativos alcançam uma grande quantidade de clientes e prometem aumentar as vendas no período. Por isso, inúmeras lojas participam do evento, o que aumenta a concorrência e exige uma preparação adequada. 

Segundo levantamento do instituto Ipsos, 71% dos consumidores brasileiros pretendem ir às compras na Black Friday de 2022. Mas embora na Black Friday todos os olhos estejam voltados para as vendas, é necessário voltar o foco para as estratégias executadas pela loja antes da data. 

Um aspecto que deve ser visto como prioridade é a comunicação, que pode fazer a diferença na competitividade de um estabelecimento. 

Seja qual for o segmento do varejo, a tendência é que muitas lojas estejam em campanha de Black Friday. São muitas opções e diferentes ofertas atrativas a disposição do consumidor. Antes de conquistar a escolha desses clientes, é preciso chamar a atenção deles para a sua loja.

Mas como fazer isso? Com tanta concorrência, não é simples estar em destaque. No entanto, estratégias de visual merchandising ajudam a garantir a eficiência na atração de clientes durante a Black Friday. Neste texto, você verá algumas dicas para preparar a comunicação da sua loja e bombar nas vendas. Boa leitura!

Faça um planejamento de comunicação para a Black Friday no varejo

Antes de entrar em pontos específicos da campanha de comunicação da Black Friday, é necessário pensar no planejamento. Nesta etapa a loja definirá suas prioridades, princípios e objetivos. Tudo isso deve ser feito com antecedência.

No planejamento também é importante garantir que todas as ações tenham um foco: chamar a atenção do cliente. Portanto, antes de comunicar as ofertas, a loja deve trabalhar para viabilizar promoções que sejam vantajosas para o consumidor.

Também é fundamental garantir que sejam oferecidos descontos reais sobre os produtos. Enganar o cliente com ofertas sem impacto real no valor da mercadoria é fatal para a imagem de qualquer negócio.

Outro ponto na etapa de planejamento é começar a campanha de Black Friday com antecedência. Quanto mais tempo o evento estiver em evidência, maiores são as chances de se destacar primeiro aos olhares do público consumidor.

Além disso, o planejamento também deve englobar ações como parcerias com fornecedores e preparação do estoque. Garanta produtos de qualidade, em boas condições de compra para a loja e na quantidade certa.

Veja algumas dicas para preparar a comunicação da sua loja para a Black Friday!

Faça um processo de cartazeamento estratégico

Quando se trata da divulgação das ofertas e campanhas como a Black Friday, as lojas físicas dependem muito do processo de cartazeamento. Esses materiais são necessários para chamar a atenção do cliente, além de informá-los ao longo da experiência de compra. 

Existem alguns itens que não devem ser ignorados na gestão de cartazeamento de uma loja. Exemplo:

Posicionamento dos cartazes: você precisa entender o comportamento de compra do cliente para definir onde é melhor posicioná-los e destacar as ofertas.

Informações corretas: além de chamar a atenção do consumidor, os cartazes precisam apresentar informações precisas e esclarecedoras sobre produtos e promoções.

Identidade visual: tudo isso deve ser organizado em padrões visuais, com cortes e estilos que sejam coerentes com a identidade de marca da loja. 

Além disso, os cartazes precisam ser criados e trocados em um espaço curto de tempo. Os valores e condições das ofertas podem ser alterados, o que exige uma operação dinâmica da loja. Softwares e sistemas de cartazeamento ajudam os estabelecimentos a garantir um processo automatizado, prático e eficiente!

Preços atualizados e sincronizados nas gôndolas e checkouts 

O preço dos produtos é sempre um item de destaque na experiência de compra do cliente. E quando falamos em Black Friday no varejo, eles estão ainda mais em evidência. Afinal, tudo gira em torno dos descontos atrativos.

Imagine a seguinte situação: o cliente olha para a etiqueta na gôndola, gosta do valor ofertado, decide levar o produto, e quando chega no checkout o preço cobrado é diferente do que foi anunciado nas prateleiras.

Essa divergência na precificação dos produtos causa uma péssima impressão no consumidor. Ele pode achar que está sendo enganado ou simplesmente observa uma má organização da loja. Tudo isso prejudica a experiência e a imagem do estabelecimento. 

Sendo assim, garanta uma atualização precisa dos preços, que devem estar sempre sincronizados entre as gôndolas e o checkout. Erros nesse processo podem impedir o aumento das vendas na Black Friday. 

O empecilho pode ser o mesmo citado nos cartazes: a demanda de troca dos preços e outras informações. Contudo, sistemas de precificação inteligente solucionam esse problema.

Trabalhe toda a comunicação visual da loja

Falar em destacar ofertas com cartazes e outros materiais não quer dizer que você precise exagerar. Até porque lojas com visual poluído têm mais chances de afastar o cliente do que atraí-lo e convencê-lo a comprar naquele estabelecimento. 

A comunicação visual da loja precisa ser trabalhada em conjunto. Aspectos como a identidade visual contribuem para promover padrões e uma linearidade aos olhos do consumidor. Essa organização certamente tornará a experiência de compra mais agradável e sem ruídos. 

Além disso, é importante salientar que na Black Friday o comum é que as lojas promovam uma grande variedade de ofertas. Neste caso, é ainda mais importante manter um visual organizado e esteticamente bem trabalhado para não confundir o consumidor. 

Um dos conceitos importantes para a comunicação visual de uma loja é o planograma. A abordagem de exposição dos produtos no PDV é fundamental para proporcionar ao cliente uma jornada de compra ágil e prática! 

Invista na comunicação digital da Black Friday em sua loja

Embora a comunicação nas lojas físicas tenha sido o foco das dicas, também é importante ampliar os horizontes para a Black Friday no varejo. Ou seja, as lojas também precisam investir em comunicação digital para ampliar o alcance. 

As redes sociais, por exemplo, podem ser utilizadas em conjunto com as estratégias definidas para o ponto de venda físico. Campanhas bem trabalhadas nesses canais ajudam a chamar o cliente para consumir e alavancar o movimento nas lojas. 

Você pode utilizar as redes da loja para divulgar as promoções, assim como dar dicas e gerar conteúdo útil para o cliente. Além de aumentar as vendas, essas técnicas contribuem para melhorar o relacionamento com o consumidor e a percepção dos clientes sobre a marca. 

Com essas dicas, sua loja aumenta as chances de garantir bons resultados durante a Black Friday no varejo. Você pode se aprofundar nas nossas sugestões e conhecer outros conceitos de preparação da loja física para o evento com o nosso ebook. Nele, você entenderá a importância da Black Friday no varejo, os cuidados a serem tomados nas lojas físicas durante o evento e  como vender mais. Baixe e aproveite!

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