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Marketing

Cartaz de Promoção: como utilizar os grandes formatos

A atenção do consumidor é cada dia mais disputada em diversas formas de comunicação. Os varejistas sabem dessa competição pelo olhar do público e utilizam um recurso muito conhecido: o cartaz de promoção em grande formato.

O material é exposto em pontos estratégicos da loja, com o objetivo de chamar a atenção das pessoas para as ofertas mais atrativas do estabelecimento. Pensando nisso, preparamos o conteúdo a seguir para mostrar como produzir e utilizar os cartazes de promoção na sua loja.

Ficou curioso? Continue a leitura e confira nossas dicas!

É possível que um cartaz de promoção ajude a vender mais?

Sem dúvida, a resposta é: sim! Os cartazes são a concretização de uma longa estratégia elaborada pelos varejistas. Esse percurso se inicia na concepção das campanhas e passa pelas áreas de compras e pricing, quando são obtidas as melhores negociações.

Já o setor de operações prepara as lojas, abastecendo-as com os produtos, enquanto os departamentos de marketing e visual merchandising planejam e providenciam tudo o que é necessário para a divulgação das campanhas dentro ou fora do PDV.

Sendo assim, o cartaz de promoção desempenha um papel fundamental como último soldado na busca da atenção do consumidor. Ele deve ser claro, preciso, correto e, sobretudo, atrair o cliente. Mas como ganhar ainda mais destaque em meio a vários pontos na loja?

Por que atentar aos hot points (zonas quentes) na loja?

Fique atento ao percurso que deseja que seu cliente faça no interior da loja e identifique quais são os pontos estratégicos para a aplicação de uma ilha de produtos ou um mostruário. Planeje a disposição dos itens e como devem ser os cartazes de promoção em relação ao tamanho e à quantidade (deve-se aplicar em mais de um lado do ponto de venda, para que os consumidores vejam de qualquer direção).

De vez em quando, você pode mudar a localização de determinados displays e produtos. A ideia é fazer com que a pessoa procure pelo que costuma comprar e, no caminho, aviste outras mercadorias que ainda não conhece.

Quais são as vantagens dos grandes formatos?

O cartaz de promoção em tamanho tradicional, como o A3, pode ser eficaz para ajudar o consumidor a encontrar determinados produtos e conhecer o preço de cada um deles. Contudo, nem sempre o formato é suficiente para que uma campanha tenha o máximo resultado. Abaixo, vamos explorar os benefícios exclusivos dos cartazes maiores.

Visibilidade para o cliente

Cartazes grandes podem ser vistos e entendidos mesmo de mais longe. Se você tiver um PDV espaçoso, um cartaz maior pode ajudar na orientação do cliente para chegar a determinado produto. Por exemplo: já na entrada, perto do caixa, é possível enxergar no fundo da loja um grande cartaz anunciando determinado desconto ou lançamento.

Dependendo da posição, o cartaz pode ser visto inclusive de fora do estabelecimento, ajudando a atrair clientes novos, que ainda não conhecem seu varejo.

Maior contato com a marca

Muito já discutimos neste blog a respeito da importância da identidade visual e da comunicação de sua marca por meio do material de PDV. Uma forma de fortalecer tal contato é usando grandes formatos.

Observe que os restaurantes do McDonald's localizados fora de shoppings invariavelmente exibem o "M" amarelo, bem grande, na área de fora. Esse tipo de sinalização significa que haverá contato com a marca por parte de todas as pessoas que passam pelo local, mesmo que não comam ali naquele dia.

Cartazes em grandes formatos, se forem pensados de acordo com a identidade visual da empresa, ajudam a despertar nos consumidores a consciência da marca. Com o tempo, eles poderão reconhecê-la mesmo sem vê-la por inteiro, apenas devido às cores ou à tipografia.

Divulgação eficiente da promoção

Nem todas as promoções se resumem a um produto e um preço, como "fraldinha bovina resfriada a R$ 36,79". Em alguns casos, é preciso informar ao consumidor mais detalhes:

  • itens de informática ou eletrodomésticos pedem informações mais detalhadas para orientar a decisão de compra;
  • a promoção do tipo sorteio, na qual os clientes adquirem cédulas e concorrem a um prêmio, precisa ser explicada detalhadamente — o cartaz pode ter que incluir algum texto jurídico, como o registro da promoção na Caixa Econômica Federal;
  • algumas ofertas requerem várias imagens e textos para serem explicadas ao consumidor, como as vantagens de aderir ao cartão fidelidade do varejo.

Grandes formatos permitem que você encaixe o texto e as imagens de que precisa sem prejudicar o entendimento do consumidor.

Estabelecimento mais eficiente das condições da promoção

Uma oferta consistente de apenas um produto a determinado preço é bem simples de ser divulgada. Mas nem sempre é assim. Entre os exemplos que você vai conferir abaixo, temos casos um pouquinho mais complexos, como:

  • 12 vezes sem juros no cartão fidelidade;
  • 1 unidade: pague X; 3 unidades: pague Y;
  • lavadora de roupas Brastemp 11 kg (o texto indica a marca e a capacidade).

Formatos maiores dão a você mais espaço para definir exatamente do que se trata a oferta, aumentando também a transparência com o consumidor. Quando está tudo completo, há menos margem para mal-entendidos.

Tamanhos dos cartazes de promoção

Muitas das referências de medidas que usaremos neste post seguem o padrão internacional ISO 216 – Série A, que define os tamanhos de papel em quase todos os países, como base para os tamanhos dos cartazes. Isso porque ele proporciona um melhor entendimento e corresponde ao padrão das impressoras mais utilizadas.

Formato A3

Cartaz A3 exemplo

Exemplo de cartaz A3

Trata-se do cartaz que tem o dobro do tamanho de uma folha de sulfite (que conhecemos como A4). O formato é bastante utilizado, pois seu tamanho se destaca quando próximo de etiquetas e cartazes menores.

Em função dessa medida intermediária, o material deve ficar relativamente próximo ao olhar do consumidor. Ele pode ser aplicado na orientação vertical ou horizontal, dependendo do local e do padrão de comunicação definido pelo time de marketing ou visual merchandising. 

 

Formatos A1 e A2

Cartaz A1 composto por 8 folhas

Exemplo de cartaz no formato A1, composto por 8 folhas A4

O formato A2 tem o dobro do tamanho A3 e, consequentemente, o A1 é o dobro do A2. Esses cartazes podem ser utilizados em pontos mais altos ou na entrada da loja, pois sua informação ficará em letras e números maiores.

Em alguns casos, os materiais podem ser aplicados nos pontos extras, como ilhas ou pontas de gôndola, porém não devem sobrepor os produtos, para não atrapalhar o cliente.

 Banners

Cartaz de oferta tipo banner

Exemplo de cartaz de oferta impresso do tipo Banner

Trata-se de uma excelente opção para locais onde o consumidor deve ver a mensagem já de longe, como no pátio do estacionamento ou na fachada da loja. Os cartazes são fixados na parte aérea da loja ou no alto das pontas de gôndolas.

Dica: você sabia que é possível imprimir banners de até um metro de comprimento em diversos modelos de impressoras A3 disponíveis no mercado? 

 

É possível produzir cartazes de grandes formatos usando um aplicativo?

É comum as pessoas pensarem que, ao usar um aplicativo para fazer cartaz, é necessário investir em uma impressora. Mas vamos mostrar um exemplo de que é possível imprimir até grandes formatos usando uma impressora A4 — que, provavelmente, você já tem na sua empresa!

O cartaz de promoção é uma forma eficiente de atrair clientes, aumentar as vendas e divulgar lançamentos de produtos. Com as dicas deste artigo, você poderá usar também os grandes formatos com bons resultados.

Cartaz A2 feito a partir de folhas A4

Exemplo de Cartaz A2 feito com folhas A4 e tecnologia Pricefy

A Pricefy desenvolveu uma faca exclusiva (que é como se fosse um molde de recorte) para ser usada na produção de folhas de papel microsserrilhadas, que permitem destacar as bordas de uma folha A4 onde a impressora não consegue imprimir (margem de impressão). Com isso, a junção das folhas fica perfeita. Se sua loja possuir um suporte para afixar o cartaz, esta composição fica com acabamento ainda melhor. 

E aí, gostou de saber um pouco mais sobre o cartaz de promoção? Quer ficar por dentro de outras dicas como as deste artigo? Então, assine nossa newsletter!

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