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Varejo Omnichannel: veja como isso impacta sua loja!

Com a popularização da internet, o varejo teve que passar por uma grande transformação, oferecendo ao cliente diferentes canais para que ele efetue suas compras. Hoje o comércio online está em alta, mas o varejo tradicional, representado pelas lojas físicas e pelas vendas diretas, continua tendo seu espaço. É necessário cada vez mais oferecer uma experiência de compra satisfatória para o cliente em todos os canais possíveis quando ele procura a loja presencialmente ou opta pelo e-commerce.  

É para buscar uma integração entre todos os canais que podem ser escolhidos pelo consumidor em sua jornada de compras que surgiu o conceito de omnichannel. A seguir, vamos tratar dessa nova forma de comércio, entender como funciona o varejo omnichannel e os seus benefícios. Acompanhe!

Entenda o conceito de omnichannel

O hábito de ir às compras se modificou bastante com a mobilidade e a conectividade à internet. Nos tempos atuais, surgiram novos canais de venda, pós venda e comunicação na expectativa de melhorar a experiência de um consumidor que também se tornou mais informado e exigente.

Hoje em dia, os consumidores podem fazer compras em qualquer lugar do mundo e a qualquer momento. Com isso, há menor dependência em relação às lojas físicas e um aumento da adesão ao comércio online de produtos e serviços. Na prática, isso significa que agora os consumidores têm várias maneiras de escolher e comprar seus produtos. 

É nesse contexto que surge a estratégia do omnichannel. Junção de “omni”, que em latim significa tudo com “channel”, de canal, o omnichannel tem por objetivo fazer com que os diferentes canais à disposição do cliente se complementem e estejam integrados para melhorar a sua experiência de compra.

Saiba como o omnichannel funciona no varejo

Com a aplicação da estratégia omnichannel no setor varejista, consegue-se que a experiência do consumidor na loja física seja complementada pela interação digital e vice-versa. Sendo assim, o cliente pode fazer seu primeiro contato com a loja por meio de uma rede social, continuar a ser atendido por chat e encerrar por um canal de voz ou loja física.

Pensando em um exemplo prático, vamos imaginar um cliente em busca de um smartphone novo. Ele começa a pesquisar as opções pela internet, chega até o site de sua loja e encontra o modelo. No momento de fechar a compra, ele percebe que o prazo de entrega não atende, mas existe a opção de retirar o aparelho em uma loja física, com o mesmo valor anunciado online. Assim, ele vai a uma loja e retira seu produto. Todo o processo de compra desse celular ilustra uma experiência omnichannel.

Veja os benefícios do varejo omnichannel

Entre as vantagens que a integração de canais traz para o setor varejista está o aumento de vendas. Como destaca este artigo, o varejo pode alavancar suas vendas porque com o omnichannel ocorre uma “forte experiência integrada de aquisição de produtos, utilizando as vantagens das lojas físicas com a rica coleta de informações das compras online”. 

Além disso, o varejo pode se beneficiar com uma melhoria do relacionamento com a clientela. Isso ocorre não só porque o omnichannel tem como foco aprimorar a jornada de compra do cliente, como também evitar que o consumidor se desgaste ao contactar qualquer canal da empresa. Como visa uma integração, ao procurar um canal da empresa, o cliente encontrará uma comunicação alinhada e o consumidor não precisará repetir as mesmas demandas em diferentes espaços, se eventualmente passar por diferentes atendimentos.

Conheça a Comunicação Omni-Mídia, uma estratégia da Pricefy 

Explorando o conceito de varejo Omnichannel e de olho nos benefícios da integração de canais do varejo, a Pricefy criou uma solução que vai mudar a experiência do cliente na loja. Por meio dela, o varejista tem uma estratégia de comunicação visual mais rápida, sem atrito e, principalmente, padronizada.

É um conjunto de soluções que faz uma comunicação visual eficaz no PDV, com informações de produto, preço e promoção com descrições corretas, fichas técnicas e fotos de qualidade. Além disso, cria campanhas atrativas em todos os canais de comunicação da loja de forma padronizada.

Omni-mídia reflete em omni-channel, que significa: o varejo estar presente em todos os canais, físicos e virtuais.

É a conexão que unifica a comunicação para trazer melhores resultados e oferecer ao cliente a experiência de acompanhar promoções e novidades dentro e fora da loja. 

As soluções de comunicação omni-mídia da Pricefy incluem:

  • Cartazeamento 4.0 : cartazes produzidos de forma automática, padronizada e em escala, que eliminam problemas na divulgação de promoções do PDV
  • Precificação Inteligente no PDV : etiquetas de preço com visual moderno e atraente, criadas de forma dinâmica e eficaz!
  • Auditoria de Preços : validação em três segundos entre produto e etiqueta!
  • Criador de Tabloides e Folhetos: solução cinco vezes mais rápida, com redução de erros de diagramação das mídias impressas
  • Impressão Direta sem Atrito: flexibilidade para impressão de cartazes e etiquetas em qualquer formato!

Como se pode ver, existe uma estratégia capaz de integrar os canais do varejo, de modo que a experiência na loja física seja complementada pela interação digital e vice-versa, com ganhos para quem compra e para quem vende.

Agora você sabe o que significa Varejo Omnichannel e Comunicação Omni-mídia! Quer avançar nessa temática e conhecer mais um conteúdo que mostra como se destacar no varejo? Continue no blog e leia este post.

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