Voltar ao Blog
EstratégiaMarketing

Fevereiro tem de folia! Veja 6 dicas para melhorar a experiência do cliente no carnaval

O Carnaval de 2023 está agendado para os dias 22 e 23 de fevereiro, um dos feriados mais aguardados pelo brasileiro. As festas movimentam não só as ruas, como também o comércio. É por isso que sua loja deve se preparar para oferecer a melhor experiência do cliente para o Carnaval no varejo!

Fevereiro é mês de folia, o que gera oportunidades valiosas no setor varejista. É a chance de alavancar as vendas e começar bem o ano, afinal, o Carnaval é a primeira data de impacto no calendário sazonal do varejo. 

Contudo, é necessário se preparar para a chegada dessa data. Sobretudo na "Era do Cliente", onde a experiência é um diferencial decisivo para que uma loja atraia o consumidor, assim como promover ofertas com qualidade.

Para te ajudar a preparar a sua loja, listamos 6 dicas que vão garantir uma boa experiência para o seu cliente e assim aumentar as vendas durante o Carnaval!

1) Faça um bom planejamento para o carnaval no varejo

Enquanto o país inteiro aguarda os dias de feriado do Carnaval, o varejo deve executar um bom planejamento. São muitas lojas que estão de olho nas oportunidades da data e, por isso, quem deseja melhorar os resultados com o carnaval no varejo precisa caprichar.

Alavancar as vendas e aumentar o faturamento não são objetivos fáceis de se cumprir. Portanto, em uma data impactante como o Carnaval, as lojas devem planejar cada detalhe e ter eficiência em todas as etapas que compõem esse planejamento.

Um dos pontos mais importantes é a integração do trabalho. Todas as equipes, seja de comercial, marketing, trade, CRM, pricing, operação de loja e outros setores, precisam agir em torno de um mesmo objetivo e compartilhar informações. 

Com o Carnaval, as lojas terão a oportunidade de fazer promoções especiais e ações que visam conquistar novos clientes e fidelizar consumidores. 

No entanto, para isso é necessário chegar à data com tudo preparado: estoque, parcerias com fornecedores, precificação dos produtos e a organização das promoções e campanhas.

2) Trabalhe com criatividade para promover ofertas atrativas

Após planejar as ações para o carnaval no varejo, é hora de executar as ideias. Quando abordamos um plano de vendas focado em uma data específica, é muito importante entender como explorar a data em questão, no caso, o Carnaval.

As pessoas não vão comprar na sua loja somente porque estão em clima de folia. O diferencial do seu estabelecimento para os concorrentes são as ofertas, e aqui não falamos exatamente do preço das mercadorias.

Os comércios podem até trabalhar com valores parecidos. Contudo, se você deseja sair na frente, a forma com que se divulga suas campanhas faz a diferença. As ofertas precisam ser atrativas, divertidas, e o Carnaval é a inspiração perfeita para o momento.

Sendo assim, aproveite a folia para utilizar nos cartazes expressões divertidas como: "Carnaval de ofertas” ou “promoções para curtir a folia”. Dessa forma, a loja se comunica com o clima de festa e passa uma imagem descontraída para os clientes. 

Esse tipo de estratégia torna a comunicação com o consumidor mais leve e informal, o que pode convencê-lo a comprar e ter uma percepção mais positiva sobre a marca.

3) Organize os produtos nas gôndolas de forma estratégica

Além de atrair os consumidores, o planejamento de uma loja para o Carnaval no varejo também precisa ter um foco na experiência do cliente. Afinal, após convencê-lo a entrar no seu estabelecimento, é essencial oferecer uma jornada de compra satisfatória.

E para alcançar um bom padrão de qualidade na experiência do cliente, uma das principais ações é organizar bem os produtos nas gôndolas!

Na Era do Cliente, é crucial melhorar cada vez mais a experiência do cliente. Sobretudo no Carnaval, onde as pessoas desejam curtir um momento mais leve e alegre, sua loja precisa trabalhar para evitar atritos na jornada de compra.

Um planograma bem feito ajuda o consumidor a encontrar os itens que deseja. Ao categorizar os produtos, a loja contribui para que a jornada de compra do cliente seja mais fácil e rápida.

Além disso, o planograma também precisa ser organizado de forma estratégica. Isso pode ser colocado em prática ao destacar nas gôndolas produtos de maior destaque e as ofertas que a loja deseja reforçar nesta data.

4) Fortaleça o relacionamento da loja com os fornecedores

A relação com os fornecedores gera boas oportunidades de parcerias. Acordos podem ser feitos para negociar espaços na loja e expor, de maneira especial, os produtos que seus fornecedores desejam.

Fazer isso em datas como o Carnaval, em que é possível reforçar as estratégias de atração do consumidor, gera uma visibilidade muito grande para a marca que o fornecedor representa. 

Fortalecer esse relacionamento garante vantagens para a sua loja. Uma delas é assegurar um fornecimento de qualidade, que garanta produtos de boa qualidade e na quantidade certa. 

Com isso, sua loja e os seus clientes, só têm a ganhar. Saiba mais sobre essas vantagens neste texto, publicado aqui no blog, sobre a importância de fazer gestão de fornecedores no varejo.

5) Invista no visual merchandising do ponto de venda

Como você pôde entender no início do texto, a forma com que se divulga as ofertas faz toda diferença para atrair clientes. E além de frases divertidas, existe outra estratégia que potencializa boas ofertas: o visual merchandising

As pessoas são movidas por seus sentidos, e um dos mais fortes é o visual. Portanto, esse tipo de comunicação exerce um impacto muito grande no comportamento do cliente. 

Seja na decoração da loja, ou na identidade visual das ofertas, é válido aproveitar os estímulos visuais do Carnaval. Com isso, sua loja reforça a ideia de estreitar os laços com o cliente, transmitindo um clima leve, alegre e condizente com a data. 

Cartazes, etiquetas e outras peças de comunicação da loja precisam ganhar uma adaptação carnavalesca. Contudo, fazer tudo isso sem abdicar dos padrões originais da identidade visual da loja é primordial.

Dentro desse equilíbrio, está permitido usar artigos carnavalescos e enfeitar sua loja de confetes e serpentinas!

6) Automatize a comunicação de produto, preço e promoção!

Na dica anterior, você conheceu a importância da comunicação visual para campanhas especiais, como a de Carnaval no varejo. São os cartazes que vão informar o preço e destacar as vantagens das ofertas da loja. 

Mas, para que esse processo de comunicação funcione, é preciso trabalhar com eficiência na produção de cartazes e precificação dos produtos nas etiquetas. 

A alta demanda de peças, além da necessidade de criar materiais atrativos e com informações corretas, estão entre os maiores desafios dos varejistas. É por isso que a Pricefy existe: garantimos a automação da comunicação de produto, preço e promoção.

Trabalhamos com soluções de produção e impressão automatizada de cartazes e etiquetas. Com elas, o varejista não terá dificuldades com a demanda de criação e atualização das peças em larga escala.

Conheça mais sobre as nossas soluções e assegure a melhor experiência do cliente durante o carnaval!

Assine nossa Newsletter

Fique por dentro das novidades de tecnologia para o mercado de Varejo
Assinatura realizada com sucesso!
Oops! Deu algo errado com a sua inscrição.