Iluminação em lojas: 5 dicas incríveis para o seu PDV
Gestão de Negócios

Iluminação em lojas: 5 dicas incríveis para o seu PDV

Pricefy

20/6/2018

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April 12, 2021
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Manter um espaço comercial bem iluminado é imprescindível para proporcionar aos clientes um espaço agradável e estimulante ao consumo, com produtos em áreas claras e bem destacados, além de um caixa receptivo. A iluminação em lojas influencia e direciona o público no momento de fechar um negócio, proporcionando uma experiência de compra positiva.

Agora pense no seu PDV (Ponto de Venda): a iluminação do local possibilita que o operador do caixa e o cliente não precisem despender minutos buscando por uma posição em que não vejam seus próprios reflexos na tela? Com que frequência seus clientes buscam trocar produtos porque, ao chegar em casa, notam que as cores ou os detalhes da peça estavam diferentes do que escolheu no momento da compra?

Esse tipo de situação ocorre com frequência em estabelecimentos nos quais não há uma boa claridade. Principalmente porque cada setor de uma loja requer um projeto de iluminação específico, com lâmpadas específicas e estratégias de disposição que solidifiquem a proposta do ambiente.

Um trocador em uma loja de roupas, por exemplo, jamais poderá ter o mesmo tipo de iluminação que um caixa. Quer saber por quê? Continue acompanhando e descubra dicas incríveis para que o seu PDV proporcione a melhor iluminação possível. Vamos lá!

1. Faça o planejamento da iluminação

Para iniciar a otimização da iluminação da sua loja, é imprescindível elaborar um esquema de iluminação que combine com a sua identidade de marca, lembrando sempre de ter como principal objetivo: criar um ambiente que agrade os clientes. Para isso, é fundamental escolher os tipos de lâmpadas ideais, utilizando a luz para dar destaque aos produtos.

Uma iluminação adequada e bem planejada faz parte do próprio branding da sua empresa pode ser uma ótima maneira de alcançar um fator para diferenciar-se de seus concorrentes. Além disso, a luminosidade interfere diretamente nas cores do ambiente, alterando a percepção dos clientes.

2. Escolha bem os tipos de lâmpadas

Existem quatro tipos de lâmpadas que geralmente são utilizadas em um estabelecimento comercial. As quentes, que podem ser halógenas, refletoras ou dicroicas, e as frias, ou fluorescentes.

As lâmpadas refletoras ou dicroicas, por serem quentes, devem ser empregadas em espaços nos quais as pessoas não passem muito tempo. Essas não são lâmpadas econômicas e podem danificar as peças ou umas às outras caso sejam posicionadas muito próximas.

As lâmpadas halógenas possuem como principal vantagem a reprodução fiel da luz do dia e não distorcem cores. São lâmpadas mais caras, mas com durabilidade muito maior do que os outros tipos comuns de lâmpadas incandescentes.

As lâmpadas fluorescentes (frias) são as mais econômicas, possuem temperaturas baixas e não exigem complementação, pois iluminam o ambiente por completo. Além disso, graças à boa intensidade da luz, minimizam (ou até mesmo resolvem) problemas de reflexo em vidros de vitrines.

Porém, na estratégia de iluminação, fatores como sombras e contrastes são importantes em determinados casos e, por isso, nem sempre a melhor opção é manter o ambiente integralmente iluminado.

3. Aprenda sobre os efeitos de iluminação

Além da escolha das lâmpadas, os efeitos de iluminação são parte essencial da estratégia de iluminação do seu PVD. Conheça os principais efeitos:

Luz dirigida

Utilizada para dar destaque a pontos ou produtos em uma loja, o efeito de luz dirigida pode ser combinado com técnicas de sombra para tornar o local mais aconchegante e estiloso. Para criá-lo, são utilizadas principalmente as lâmpadas dicroicas ou refletoras.

Luz difusa

No efeito de luz difusa, o objeto é iluminado, porém, sem que a luz seja direcionada. Nesse estilo, são utilizados materiais e cores que promovam uma boa reflexão no ambiente para que o espaço fique agradável e sem ofuscamentos. Nesse tipo de efeito, as lâmpadas não devem ficar aparentes, portanto, são usadas em luminárias ocultas nas instalações.

Outra dica é utilizar as luminárias com foco de luz direcionado para outra área, mas sempre com cautela para não incomodar os consumidores que andam pela loja. Lembre-se que o foco de iluminação em ambientes de tons mais escuros pode resultar em superfícies muito escuras, comprometendo a visão dos clientes.

4. Saiba dar destaque aos produtos

Para direcionar o foco da iluminação e criar o destaque adequado para os produtos certos, é imprescindível priorizar o equilíbrio da iluminação do ambiente. Vale lembrar que os produtos mais iluminados ficam mais visíveis, atraindo a atenção dos consumidores. Você ainda pode utilizar o contraste entre produtos iluminados e os não iluminados, para criar um ambiente único para o seu negócio.

Luzes mais claras auxiliam a transmitir uma sensação de agilidade, assim como uma iluminação uniforme pode contribuir para locais de produtividade, como os caixas e principalmente os provadores.

Em datas comemorativas, aposte em decorações temáticas. O mesmo vale para tendências sazonais. Se a sua loja comercializa roupas, por exemplo, use as cores e decorações típicas de cada estação para harmonizar com a iluminação (tons terrosos para o outono, vivas para o verão, frias para o inverno e assim por diante).

5. Crie uma iluminação especial para a vitrine

A vitrine da loja é um dos primeiros contatos dos clientes com a sua empresa, e é por esse motivo que é fundamental elaborar uma iluminação especial para os produtos expostos na vitrine.

Abuse da criatividade para criar uma vitrine chamativa, que conquiste a atenção dos consumidores, utilizando lâmpadas coloridas para dar um destaque diferenciado. Uma boa escolha depende dos objetivos da iluminação da sua loja.

Uma ótima dica para lojas de rua é: crie uma iluminação interna que seja maior do que a do ambiente externo para transformar a vitrine em um espelho. A regra é bem simples: quanto mais bem iluminada e aconchegante for a impressão que sua loja passar, mais tentados a entrar e consumir os clientes ficarão.

Esses são os principais motivos para dar uma atenção especial para a iluminação da sua loja. O planejamento das luzes é tão importante que existem empresas especializadas no assunto, focadas nos resultados da aplicação da iluminação artificial em ambientes interiores e exteriores.

Agora que você sabe tudo sobre iluminação em lojas, que tal dar uma lida no nosso e-book com tudo que você precisa saber sobre layout de lojas? Não deixe de conferir!

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