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Quais os impactos da Copa do Mundo para o Varejo? Prepare sua loja para o Hexa!

Nos últimos meses de 2022, o varejo brasileiro registrou seguidas quedas devido ao aumento dos juros e da inflação. Mas na reta final do ano, um evento que mobiliza todo o país pode virar o jogo e fazer o setor marcar um golaço: a Copa do Mundo no Catar.

Segundo um levantamento do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o mês de agosto registrou a terceira queda seguida no setor. As vendas contraíram 0,1%, o que causou um acúmulo de 2,5% de retração contabilizando os meses anteriores.

Por isso, daqui pra frente todo dia é final de Copa do Mundo no varejo!

Neste post, você vai entender os impactos do evento no setor e como preparar sua loja para entrar no clima do Hexa, atrair clientes e alcançar um faturamento campeão.

Por que a Copa pode melhorar os resultados das lojas no final de ano?

A cada quatro anos acontece um evento capaz de unir todo o Brasil em torno de um apenas um objetivo: apoiar a Seleção Brasileira na busca pelo título da Copa do Mundo. A competição é um forte traço cultural de um povo que é tão apaixonado por futebol.

Esse clima também afeta o comportamento de compra do consumidor. Nos meses de Copa do Mundo, setores como o de aparelhos eletrônicos, eletrodomésticos e de vestuário esportivo costumam apresentar crescimento. Mas essa oportunidade pode ser aproveitada por vários outros segmentos!

Em 2014, o aumento das vendas do varejo durante a Copa chegou a ter uma elevação de R$ 1,39 bilhões. Para 2022, a Associação Brasileira do Varejo (ABV) e a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de São Paulo projetam um crescimento de até 12% nas vendas. 

A Copa de 2022 acontece, pela primeira vez, no final do ano. Mais um gol a favor do varejo, afinal, no mesmo período temos outros eventos que aquecem o mercado. Datas como a Black Friday e o Natal podem ser ainda mais potencializadas pelo Mundial no Catar.

Portanto, separamos algumas dicas para que sua loja esteja tão preparada como o time brasileiro comandado por Tite, e dê um show nas vendas ao melhor estilo Neymar!

Prepare o estoque da loja para a Copa do Mundo no varejo

Uma das primeiras dicas quando se trata de uma perspectiva sazonal no varejo é preparar o estoque. Realizar o controle com cautela é fundamental para evitar a ruptura de produtos nas gôndolas e atender a demanda dos clientes. Por isso, listamos algumas dicas!

Faça um inventário do estoque: após selecionar os produtos que serão mais destacados pela loja, é necessário conhecer a disponibilidade deles no estoque. Para isso, o varejista precisa ter um controle sobre tudo que está disponível ou em falta para que tenha tempo de negociar com fornecedores.

Controle o fluxo de produtos: para evitar a falta de mercadorias ou o acúmulo de itens no estoque, é indispensável monitorar as saídas e entradas de produtos. Outras movimentações como trocas e devoluções também precisam ser acompanhadas. 

Negocie com os fornecedores: o controle de estoque deve garantir produtos em quantidade, qualidade e boas condições financeiras para a loja. O fornecimento também precisa cumprir os prazos. Por isso é essencial encontrar os melhores fornecedores.

Se você deseja se aprofundar nessas sugestões e conhecer outras, acesse o nosso post no blog com dicas imperdíveis de gestão do estoque!

Promova ofertas criativas para atrair o cliente na Copa do Mundo

Após garantir ofertas suficientes para a demanda e preparar o visual para a Copa do Mundo no varejo, chegou a hora de focar na atração dos clientes. Oferecer os melhores produtos e chamar a atenção apenas pelo visual não é o suficiente. 

O consumidor deseja, principalmente, aproveitar ofertas que os impacte. A apresentação das promoções é um dos segredos para mostrar que a sua loja pode oferecer isso.

Portanto, utilize gatilhos de urgência e escassez nos cartazes de divulgação das ofertas. Essa estratégia também pode, e deve ser acompanhada de referências à Copa do Mundo, o que aproxima a loja do clima vivido pelos torcedores.

Você pode utilizar frases como: 

  • “Aproveite a promoção enquanto há disponibilidade no estoque”
  • “O Brasil é Hexa: compre e 5 e pague 6” 
  • “Televisão X no valor Y para acompanhar a Copa é só aqui”

Essa estratégia aumenta o desejo do consumidor e até mesmo faz ele optar por uma compra que nem sabia que precisava.

Agora você entenderá, com exemplos de diferentes segmentos, como executar estratégias para a Copa do Mundo no varejo!

Farmácias

A perspectiva de Copa do Mundo no varejo pode parecer, de certa forma, sem sentido para as farmácias. Afinal, os principais produtos vendidos em drogaria não têm muita conexão com o tipo de consumo que tem ligação direta com a competição.

No entanto, é importante que as farmácias, como qualquer outro estabelecimento, também participem da festa. Sem fugir muito dos padrões visuais necessários para uma loja do segmento, você pode adaptar a decoração e a identidade visual da farmácia para conversar com o clima gerado pelo evento.

Home Center

Já no caso dos home centers, é possível executar estratégias mais conectadas com as necessidades geradas pela Copa do Mundo. Afinal, é comum que as casas tenham que reunir mais pessoas para assistir aos jogos e torcer pela Seleção. 

Para isso, elas podem precisar de um novo sofá, uma televisão maior ou um home theater. Dessa forma, os estabelecimentos podem pautar suas campanhas e promoções estimulando os clientes a fazerem compras que permitam receber melhor os amigos em casa. Também é produtivo destacar a necessidade de ter a melhor experiência para ver as partidas.

Supermercados

A Copa do Mundo no varejo também tem tudo para aquecer as vendas dos supermercados. Até porque, se tem jogo da Seleção, tem aquele churrasco especial. Em muitos casos, nos dias de jogos do Brasil, as pessoas são até liberadas de seus expedientes para acompanhar as partidas. Por isso, tem festas até no meio da semana!

Para manter a competitividade, os supermercados precisam otimizar a capacidade de promover ofertas de carnes, bebidas e petiscos. É fundamental caprichar nas promoções e, sobretudo, saber como chamar a atenção para as ofertas.

Agora você já está pronto para alavancar as vendas e aproveitar o crescimento do varejo em época de Copa do Mundo!

E com um movimento maior na loja é importante pensar na qualidade da experiência do cliente. Continue no blog e leia o post que ensina a otimizar a jornada de compra em sua loja com cartazes de oferta!

Agora você já está pronto para alavancar as vendas e aproveitar o crescimento do varejo em época de Copa do Mundo!

E com um movimento maior na loja é essencial pensar na qualidade da experiência do cliente. Continue no blog e leia o post que ensina a otimizar a jornada de compra em sua loja com cartazes de oferta!

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